TESTE Café Ir para o Conteúdo
imgcentral

Teste Café

Pensamentos e comentários do Sensei


07-jan-2019

Sr. Olímpio - Velho conhecido Sensei - KENDO


Parabéns a vocês e filhos pelo belo trabalho que desenvolvem relativamente ao Instituto Niten no Distrito Federal. 

Foi muito agradável assistir ao evento de apresentação e confraternização das atividades no DF ontem, 24/11/2018. Há muitos anos que eu não tomava contato in loco com o kendo.
Como lhes disse, treinei kendo (além de judô e caratê) na minha adolescência e início da vida adulta, no final dos Anos Setenta e início da Década de Oitenta. Nossos principais professores eram os senseis Kiushu Oguino e Saburo Takano, mestres valiosos do físico e da mente.
Participei, na delegação de Brasília/DF, de dois campeonatos de kendo em São Paulo capital nos Anos Setenta, onde Jorge Kishikawa já despontava como um dos melhores e mais inspiradores praticantes. Havia ainda Roberto Kishikawa, Kenji Gondo, o mestre Toyta e vários outros. Esses campeonatos eram grandes acontecimentos, difusores da cultura, integradores e enriquecedores. O kendo foi muito importante na minha vida, mas, chegou um momento em que, devido à sobrecarga de compromissos escolares e profissionais, distância física do local de treinamento etc, tive que me afastar. Mas muitos bons ensinamentos trago comigo. 

As artes marciais ajudaram a reforçar minha disciplina, concentração e determinação e me trouxeram novos e preciosos amigos. Ademais, posso atribuir a essa prática melhor vigor físico e maior força mental. Devo à sua realização parte do meus bons resultados nos estudos e na vida profissional e pessoal. Acho que transmiti parcela disso aos meus filhos.

Há alguns anos, ao ler uma revista num consultório, deparei-me com uma reportagem sobre Jorge Kishikawa, então já médico, especialista em medicina esportiva. Fiquei muito feliz com os seus destinos e por ter consolidado, expandido e elevado o patamar das artes marciais de origem nipônicas no Brasil, angariando ainda positiva repercussão no exterior. E assim prossegue.

São ótimas as lembranças, agora reavivadas.
Desejo-lhes, assim como ao sensei Jorge e ao Instituto Niten continuado sucesso nas suas atividades e na vida pessoal e familiar. Vocês fazem um trabalho muito importante, colaborativo, digno. A boa colheita é fruto do bom e dedicado plantio.

Com um grande abraço
Olímpio José Ferreira


P.S.: Envio algumas fotos, antigas, amadoras, em anexo.














topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br