TESTE Café Ir para o Conteúdo
imgcentral

Teste Café

Pensamentos e comentários do Sensei


05-jul-2018

GASHUKU SHIAI - 4 aprendizados


"Santo André, Breno Desu, yoroshiku onegai shimassu.
 
Participei do gashuku shiai no coper cotia, foram muitos os aprendizados , dentre eles destaco 4.
 
O primeiro é que apesar de caminharmos juntos em algum momento de nossas vidas, o caminho do guerreiro em sua essência é solitário.
 
Digo isso pois foi meu primeiro gashuku sozinho, fiquei apreensivo de início, senti muita falta da minha família e dos samurais de Santo André, porém lembrei de nosso propósito enquanto guerreiros, e do proposito do kangueiko em sí, e vi que mesmo sem os samurais do dojo de santo andré por perto, sem a família por perto, carrego em cada grito do meu kiai a bagagem de tudo que aprendi, de tudo que deixei de ser, de tudo que sou hoje, tudo que aprendi, e tudo que posso dar de melhor.





 
 
O segundo
grande aprendizado que tive foi, como o sensei disse, "sem resiliência não se chega a lugar nenhum".
 
Suportar a dor, o cansaço, o frio, foram determinantes para aprimorar mais meu espírito guerreiro.
Principalmente pois logo após o kangueiko, fui colocado a prova, minha mãe passou por um mal súbito, se não fosse a resiliência do kangueiko, não teria conseguido passar pelas noites sem dormir e pelo abalo emocional. Hoje ela está em casa e estável, o pior já passou, e sei que hoje, suporto e aguento muito mais do que antes, para estar ali de prontidão quando minha família ou o dojo necessitar.






 
 
O terceiro aprendizado foi viver intensamente o que é o Niten
 
Durante o kangueiko vivi alguns momentos do que é realmente o Niten.
Mesmo estando com o sentimento inicial de solidão na metade do primeiro dia, ao fim, não me senti sozinho, muito pelo contrário, senti o calor de uma família de guerreiros, todos com seus motivos e questões pessoais, mas todos ali buscando a o corte perfeito, e ao mesmo tempo,ali auxiliando uns aos outros a alcançar seus objetivos, a cada men, a cada kiai.
 
Senti isso na pele principalmente durante o kirikaishi (men e do), o que me encheu de energia foi ver todos ali dando seu melhor, incentivando uns aos outros, a cada passada, a cada golpe, mesmo quando não havia mais força, ainda havia kiai, havia alguém ali a sua frente gritando, te chamando, não deixando desistir, te dando energia para seguir em frente.







 
 
O quarto,Gratidão...
 
Ao fim do gashuku, tive a honra de receber o 5º kyu, sei que ainda tenho muito a melhorar, me esforço cada dia para ser melhor do que ontem, e suporto a cada dia um pouco mais do que ontem para ser um filho, um marido, um samurai melhor.
 
Arigato Gosaimashita por tudo que os senpais de Santo André Roger, Franco, Dallaqua, Anjoletto  e o senpai Weber fez para que este momento chegasse.
 
Não sei o quanto consigo colocar em palavras o tamanho da minha gratidão por poder viver intensamente por dois dias ao seu lado sensei, aprender, evoluir, ser forjado na brasa, certamente desci da montanha com um olhar diferente.
 
Arigato gosaimashita."
Breno - Santo André


 








topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br