2015 começa movimentado em Juiz de Fora. Tivemos a honra de receber três alunos do Niten da Unidade de Belo Horizonte, o que proporcionou uma incrível experiência a todos os alunos. Além do coleguismo e atenção, a oportunidade permitiu o compartilhamento de ensinamentos e a troca de experiência.
"Toda vez que treino fora, experimento ainda mais o que é um treino sem expectativas, não saber quem estará no dojo, com quem vou lutar ou como será o treino dá um sensação maior de leveza e o aprendizado flui melhor.
No Iaijutsu dei meus melhores kiais e o máximo de energia para assim servir de exemplo para os alunos de Juiz de Fora, experimentei um treino diferente do que estou acostumada e fiquei muito feliz com tudo que aprendi. No kenjutsu, poder lutar com o Senpai Ivan depois de tanto tempo e também com os alunos José Alfredo e Adriana, foram lutas bem diferentes e cheias de energia.
Ao fim do treinos fizemos uma confraternização rápida comendo pastel perto da unidade, e assim pude conhecer melhor os irmãos de espada que treinam em Juiz de Fora, espero poder voltar logo para ter novas experiências.
Arigatou gozaimashita
Nathálya"
"Junto com meus colegas de treino Tonon e Nathalya, visitei o dojo de Juiz Fora no dia 19 desse mês.
Quando chegamos ao dojo, fomos recebidos de maneira calorosa pelas alunos, que se mostraram muito solicitos e dispostos a aprender. A energia transbordava durante o treino, mesmo estando muito quente. Os treinos de Iaijutsu e Kenjutsu empolgaram a todos, e fomos muito animados para uma confraternização.
A unidade Juiz de Fora possui uma energia muito forte e contagiante, foi uma grande oportunidade conhecer esses colegas, os samurais das montanhas de Juiz de Fora e poder novamente treinar ao lado do Ivan, que se mostra sempre cheio de energia e praticando os katas do bushido.
Agradeço a oportunidade dessa experiência.
Sayonará Arigato Gozaimashitá!"
Bernardo, unidade Savassi-Belo Horizonte
No primeiro treino da Unidade Juiz de Fora no ano da cabra selvagem foi marcado por boa energia e execução dos katas e etiquetas do Hatsugueiko. Além da limpeza do nosso novo dojô, na Casa D'itália, treinamos fortemente e nos concentramos nas metas para o próximo ano.
O osoji (limpeza) foi realizado com atenção e concentração, almejando bons treinos no novo ano.
A limpeza da mente também foi realizada no Zazen, abrindo espaço para a força do espírito no treino que foi finalizado com muita alegria.
Que 2015 seja cheio de desafios e vitórias a todos os samurais de Juiz de Fora!
HELY VILELA BARROS NETO - Montes Claros de GoiásMuito Lindo !!!
Só de ver já passa uma energia diferente, sempre quis ver de perto, e até praticar. (Continua)
Camila Carneiro - Rio de janeiroGambate, mina san! realmente video inspirador, vamos a luta! travando nossas batalhas diárias sempre com as 7 virtudes em mente! (Continua)
De Palma - RIo de JaneiroSegunda feira, 26.Jan.2015, treinei Iai e Jo, estou com a energia do treino ainda.
São 23:35 estou terminando o dia e me preparando para o próximo.
Assisti ao video agora, fiquei com mais vontade de treinar, mas a próxima segunda feira esta loooonge! (Continua)
Lisete Florenzano - BotucatuLindo vídeo, parabéns aos produtores!
Inspirador do começo ao fim, poesia pura com imagens lindas e com a emoção do que é o Niten.
e Vamos à Luta! (Continua)
Humberto Leandro Melo da Silva - SantosKonnichiwá, Sensei e todos os companheiros de armas!
Shitsurei shimassu!
Um vídeo inspirador, pois agrega o espírito que buscamos e conquistamos no Niten. Vamos trilhar nossos caminhos em 2015 com afinco. Sigamos em frente... Vamos à luta!
Shitsurei sh (Continua)
A energia estava tão alta que diversos interessados pararam para observar o treino e fazer perguntas. Ao final da noite, todos estavam contentes e com as baterias recarregadas, demonstrando que os objetivos do treino foram alcançados.
Villela - Belo HorizonteShitsurei shimassu! Omedetou gozaimassu ao Senpai Fonseca pela iniciativa e a todos os samurais que participaram desse treino. Peço desculpas por não comparecer mas não faltaram oportunidades. Acredito que há muito conteúdo a ser apresentado para Belo Hor (Continua)
O torneio por equipes foi uma experiência enriquecedora para todos que estão no caminho e puderam participar deste evento. O acolhimento e receptividade aos colegas de todo o Brasil se igualava ao empenho de todos, que seguindo às ordens dadas se comprometeram a duelar não somente nas categorias indicadas mas também duelar contra o atraso, a procrastinação e a desatenção...VENCEMOS! O torneio foi um evento bem sucedido em todos os aspectos, um exército de corajosos samurais que duelavam na técnica e se engrandeciam na amizade e no convívio.
No último sábado, dia 30 de Agosto de 2014, o Instituto Niten em Belo Horizonte comemorou seus 13 anos de existência. Nesta oportunidade os Samurais mineiros iniciaram o dia com muita alegria através de um treinamento enérgico e conciso. Na Unidade Savassi, logo pela manhã, pudemos treinar com uma energia especial todas as modalidades oferecidas pelo Niten através dos ensinamentos do Sensei Jorge Kishikawa.
Começamos o dia com o treino de Iaijutsu, seguidos do Jojutsu e Kenjutsu e em cada uma das modalidades pudemos sentir o avanço do grupo no caminho samurai através também da energia desta data especial para a Unidade. As turmas estavam cheias e pudemos combater e aprender muito uns com os outros para nunca sermos derrotados no caminho samurai.
Nossa comemoração de aniversário continuou ainda com mais energia e com aquele gostinho mais refinado que somente os eventos do Niten podem proporcionar. Após almoçarmos juntos, avançamos para a Serra Rola Moça, nas proximidades de BH.
Já na serra, tivemos um treino especial ao ar livre e lá, sentimos um pouco das experiências, befícios e dificuldades que os antigos samurais tiveram ao combater em todos os tipos de terreno. Superando estas adversidades que não existem no dojo todos puderam crescer e fortalecer seus espíritos de forma surpreendente, ao renovar as energias finalizamos o dia com um satisfeito sorriso e a certeza de uma vitória.
Aqui se segue o relato do aluno Silva, que mostra este sentimento:
Foi o momento de treinar toda a versatilidade que como samurais devemos buscar.
Desta vez contávamos com elementos que não existiam no dojo como o sol direto, pedras e arbustos além do solo que deslizava.
Por ser um dos pontos mais altos da serra muitas vezes, durante os katas de Jo, eu só via o meu oponente e o horizonte atrás dele. Nesses momentos meu espírito era preenchido com algo semelhante a " Eu preciso derrotá-lo e continuar seguindo meu caminho até o horizonte".
Arigato Gozaimashita !
Muito obrigado por toda energia que têm gasto comigo em meu treinamento e crescimento.
"os sempais compartilharam com todos um pouco de suas histórias no Niten..."
Silva ao centro da fileira de baixo
Após esta experiência, os samurais mineiros ganharam mais força para continuarem firmes no caminho e, olhando o horizonte à sua frente, continuar honrando as virtudes samurais, nosso Sensei e os votos do Hagakure se tornando pessoas melhores e com mais compaixão com os outros. Este dia provou que devemos continuar a avançar neste horizonte, e que belo horizonte é o caminho samurai!
Domo Arigatou Gozaimashita!
horizonte do caminho samurai...
Silvana Lopes - BrasiliaOmedetou Gozaimassu Senpai Adeval e a todos de BH, que vocês estejam todos em muitos e muitos aniversário da unidade. Firmes nos treinos e no Caminho. Gambatê BH! (Continua)
Ivan - Juiz de ForaOmedetou gozaimassu a todos os colegas de BH pelo lindo treino que proporcionou estas belíssimas imagens! Que muitos e muitos treinos estejam no caminho desta unidade tão especial. Gambatê BH! (Continua)
Ivan - Juiz de ForaOmedetou Vasconcellos por uma experiência que será de muita válida no seu caminho! Arigato a todos os colegas de Brasília por recebê-lo com tanta atenção e carinho! (Continua)
RESULTADOS
Jojutsu | Jitte |
1º - Bernardo | 1º - Fonseca |
2º - Victor | 2º - Ivan |
3º - Eva | 3º - Victor |
Iaijutsu 0-7º Kyu | Iaijutsu 6º Kyu |
1º - Villela | 1º - Nathálya |
2º - Rausch | 2º - Villela |
| 3º - Fábio |
Iaijutsu 5º Kyu e acima |
|
1º - Nathálya |
|
2º - Fonseca |
|
3º - Sanzio |
Kenjutsu 0-7º Kyu | Kenjutsu 6º Kyu |
1º - Eva | 1º - Victor |
2º - Mapa | 2º - Fábio |
3º - Diniz | 3º - Villela |
Kenjutsu 5º Kyu e acima | Kobudo |
1º - Sanzio | 1º - Fonseca |
2º - Fonseca | 2º - Sanzio |
3º - Bernardo | 3º - Tonon |
|
Nesta primeira semana de julho, a unidade Juiz de Fora avança mais um passo em sua caminhada registrando em sua estória o primeiro TRK - Torneio Regional de Kobudô, da cidade. Com menos de um ano de existência, o evento tem suma importância para o bom desenvolvimento e crescimento dos alunos do Niten, além de premiar todo seu esforço e dedicação. Com uma atmosfera de alegria e acompanhados de familiares e amigos, o evento foi extremamente recompensador para todos e atestou a melhoria técnica e o crescimento pessoal de todos os samurais juiz-foranos.
"A preparação mental começou semanas antes, mas nem isso evitou o nervosismo no dia. Encontramo-nos quase uma hora antes na frente do dojo, todos ajudando o Ivan-senpai a carregar os equipamentos e esperando a hora do dojo abrir. Dada a hora, todos entramos, familiares, amigos que se posicionaram na arquibancada enquanto nós corríamos de um lado para o outro arrumando o dojo, alguns colocando o banner, outros delimitando a quadra, mas todos ajudando e colaborando para fazer deste torneio o melhor passo inicial!" - VASCONCELLOS
"Depois de muito "ruminar" a respeito, pensando e pesando, aceitei o desafio. Os olhares, os julgamentos, erros e "não suficiências". Encarei. ME encarei. Lutar comigo foi, e está sendo, o mais difícil. Não fui pensando em ganhar algo ou medalha, embora tenha conquistado uma, o que me surpreendeu. Mas o que realmente importa foi ter avançado um pouquinho mais no (longo) Caminho. Arigato Gozaimashitá!" - ADRIANA
"No dia 07 de Julho ocorreu não apenas o primeiro TRK de nossa unidade aqui em Juiz de fora, como também o primeiro em que eu participei, oude ver te perto e sentir na pele toda a pressão da vida ou morte, mas, creio que além da experiência ganhada durante o torneio as coisas mais importantes que eu ganhei foi primeiro, em perceber como que todos dentro do Niten somos uma grande família, dentro da quadra cada um com o instinto de ganhar mas no final de tudo ainda somos irmãos(...). E a segunda coisa que eu aprendi diz respeito ao nosso treinamento e como ele nos molda, existe uma frase do livro Kara no Kyoukai dita pela personagem Touko Aozaki que se traduz mais ou menos assim :"Humanos foram feitos para viver em uma caixa, e eles só sobrevivem dentro desta caixa.". Mas depois da minha experiência posso dizer com toda certeza que nosso treinamento nos condiciona para o completo oposto, para conseguirmos viver fora de nossa caixa, fora de nossa zona de conforto, e devo toda essa experiência e esse conhecimento ao Sensei, meus Senpais e todos dessa grande família chamada Niten, Arigato Gozaimashita." - COTTA.
Alessandro Rabello Barbosa - Porto AlegreOmedeto gozaimassú "Mozart" Ivan e colegas de Juiz de Fora pelo evento!!!
Alessandro - Porto Alegre (Continua)
Mariano - Juiz de ForaFoi realmente incrível participar do primeiro TRK de Juiz de Fora. A sensação de competição é indescritível. Poder por a prova tudo aquilo que o senpai Ivan nos tem passado durante meses é algo totalmente diferente do que treinar em dias comuns de treino. (Continua)
No treino de quarta feira, 04/06/2014, os samurais de Belo Horizonte puderam cruzar espadas com um visitante baiano. Visitando a capital mineira, Guilherme, um dos coordenadores da Unidade Salvador, pôde dividir experiências com os colegas da unidade Savassi.