Dia do Samurai São Paulo (...) Continua (post completo) |
O Instituto Niten em Belo Horizonte dá um novo passo!
No dia 02/04/2013 aconteceu, no bairro Castelo, perto da Pampulha, o treino que inaugurou um novo dojô com atividades do Niten. Os treinos na Unidade Pampulha agora estão oficialmente abertos e acontecerão todas às terças-feiras, das 19:30 às 21:30 sob a coordenação dos Senpais Sanzio e Ivan.
Agradeçemos a todos que nos prestigiaram neste dia, em especial ao Mestre Tarso Novaes, seus familiares e alunos que nos receberam no Castelo Judô Clube de braços abertos. Arigatou Gozaimashitá também a todos os alunos do Niten participantes, com novas forças, faremos crescer mais um galho desta grande sakura que é o Niten!
TREINOS UNIDADE PAMPULHA
veja na home do Niten MINAS clique aqui
Gambatê Niten BH! E a espada que dá a vida para sempre triunfará!
Tarso Novaes - Belo HorizonteÉ com muita satisfação e alegria que recebemos em nosso humilde espaço de treinamentos e meditação, o Instituto Cultural Niten. A seriedade dos trabalhos do Instituto foram determinantes em nossa decisão, em tê-los conosco nessa jornada do ensinar. Nossa (Continua)
Luiz Otávio de Lima Rodrigues - Brasília - DFOmedetou a todos de BH!! Que esse novo ramo de nossa sakura cresça e floreça, levando o Niten para novos companheiros de espada! (Continua)
Wenzel - São PauloOmedetou Niten BH
As caras e o ambiente dão indicação de que os treinos no Castelo Judô Clube serão cheios de energia e espírito de BUDÔ ! (Continua)
A Unidade de Belo Horizonte teve presença no Gashuku de São Paulo em março. Os samurais mineiros voltam para casa com uma riqueza insubstituível, graças aos ensinamentos de nosso mestre, Sensei Jorge Kishikawa. As palavras do aluno Villela mostram um pouco deste sentimento:
"Shitsurei shimassu. Konnichiwá Sensei e Senpais!
Após este fim de semana de Gashuku, pude vivenciar o significado da palavra Senki! Ao adentrar no templo fui tomado por uma sensação de paz, mas havia preparado meu espirito para a luta, para a guerra e principalmente contra as calorias. Uma vitória que gostaria de compartilhar pois consegui reduzir 4,5 quilos de gordura desde dezembro do ano passado e não vai parar por aí!
A programação deste gashuku foi focada no Kenjutsu-combate e a experiência de poder lutar com muitos colegas (com as mais diversas graduações, habilidades e armas) é indescritível e gratificante, com destaque da oportunidade de combater a naginata.
Em vários momentos do treino (momentos estes em que quase fui tomado pela dor de inúmeros suburis com a máo esquerda) o Sensei enfatizou o primeiro voto: não ser vencido no caminho do samurai. Não me esquecerei pois estas palavras tiveram efeito analgésico.
A palestra do arcebispo Odoshi sobre o espírito reverente, me deu amparo teórico para as ações que buscarei em relação ao Niten e a minha vida. Sassete itadakimassu acompanhará todas as minhas atitudes de hoje em diante! Arigato gozaimashitá ao arcebispo por compartilhar tamanha sabedoria.
No término do treino da noite de sábado pude finalmente conhecer o hino do Niten. Entoá-lo como "elos da mesma corrente", abraçado aos colegas foi tão emocionante quanto a execução do hino nacional. Parabéns ao compositor pois soube realmente expressar o que acredito ser a essência do Niten.
Domingo de manhã o treinamento foi essencialmente técnico com várias correções e detalhes quanto a arbitragem e a interpretação do golpes. Para mim algo novo e enriquecedor, pois pude ter contato com a teoria que rege os combates.
No momento de entrega dos certificados fui agraciado com o sexto kyu de kenjutsu e foi uma honra receber o certificado das mãos do próprio Sensei, o que tornou este gashuku mais do que especial para mim.
Agradeço a você Sensei, por tudo o que tenho vivido através do instituto e por formar pessoas incríveis em habilidades e caráter, em especial meus senpais Fonseca, Drawin e Adeval, pois pude enxergá-los como a extensão de seus atos e esforços para manter a tradição samurai íntegra e viva.
É uma honra poder fazer parte da mesma sakura. KIAI NITEN! BANZAI NITEN! Domo arigato gozaimashitá!
Villela - Unidade de Belo Horizonte"
Matéria Publicada no Jornal Correio de Uberlândia:
"...Há 22 anos no Brasil, o sempai (professor) Numa Toyoharu, nascido em Osaka (Japão), pratica kenjutsu desde os 12 anos e, hoje, dá aulas da arte marcial na cidade. “No kenjutsu não existe competição. Este não é o sentido desta arte, mas sim mostrar os valores de coragem e da honra, que determinam seus movimentos em cada combate”, disse Toyoharu..."
No dia 16/02/2013 pudemos compartilhar bons momentos junto aos companheiros do caminho. Comemoramos nosso Shinnenkai (comemoração de início de ano) com sucesso! Esta data marcante havia sido adiada mas neste final de semana o Niten BH mostrou toda sua força!
Após o treino sábado pela manhã, que teve aquela energia especial dos eventos do Niten, almoçamos todos juntos e depois fomos para a nossa batalha no paintball. Lá os times foram divididos, os equipamentos foram postos e começamos uma guerra de tinta que nos proporcionou muita diversão e alegria, sempre tendo em mente os katas do Bushido. Todos os participantes puderam sair com um sorriso no rosto por mais esta vitória! Arigatou Gozaimashita a todos!
Resultados do 7º Torneio Mineiro de Kobudo:
Neste último sábado, após o treino de Iaijutsu, no início do treino de Kenjutsu, a Unidade do Instituto Niten de Belo Horizonte prestou uma homenagem pelo falecimento do Mestre Shihan Gosho Motoharu Sensei. A homenagem se deu em forma de apresentação, 7 dias após o falecimento do inestimável Mestre. Gosho Sensei foi em vida o representante maior do Niten Ichi Ryu, estilo de combate criado por Myamoto Musashi Sensei, considerado o maior samurai de todos os tempos, imbatível em 60 duelos de vida ou morte. Esta força ancestral seguiu até os dias atuais graças ao trabalho de Gosho Sensei, que por mais de 4 gerações manteve puras e intactas as técnicas ensinadas por Musashi Sensei. Continua (post completo) |
Ao final do mês de Outubro, o Coordedor Fonseca, de Belo Horizonte fez uma viagem para se aprimorar na arte samurai e também descançar um pouco do cotidiano.
A viagem foi enriquecedora em vários aspectos. Por um lado, o descanço merecido do trabalho que teve ao aproveitar do turismo que as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro tem a oferecer. Por outro, a presença nos treinos de ambas as cidades e a participação no 11 Torneio Brasileiro por Equipes de Kobudo.
Coordenador Fonseca no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
..."pude estar em lugares que nunca estive e no treino do Rio pude lutar com todos, lutar com pessoas diferentes é sempre incrível..."
Participação em Torneio Brasileiro por Equipes
"...treinar um treino pesado com Sensei durante a semana e participar do torneio após uma boa noite de sono e algo que nós, que moramos longe, raramente podemos aproveitar..."
Mercado municipal de São Paulo
O final do mês em Belo Horizonte foi de muito treino! No dia 28 de Julho tivemos o KANGEIKO, um treinamento especial de inverno que nos fez fechar este fim de mês de forma muito especial!
Este treino aconteceu na praça do Papa, nos Mangabeiras, onde os guerreiros samurais se uniram antes do raiar do sol para iniciar um dia muito frutífero de luta, treino e convivência. Foi, ao mesmo tempo, um momento de silêncio e de concentração, seriedade e bom humor. Sentimos que nossos corpos se fortaleceram e respiram um novo ar ao enfrentar o frio e um ambiente distinto do dojo. As peculiaridades que trazem um KANGEIKO, nos fazem enxergar que, para crescer, precisamos sair um pouco da rotina e do conforto e ir à luta. O caminho de um samurai não é fácil, mas é muito gratificante, os alunos puderam aprender que com o esforço de agora, o futuro nos promete os melhores e mais doces frutos.
Gambatê Kudasai Unidade de Belo Horizonte por crescer junta e Arigatou Gozaimashita ao Sensei que sempre nos inspira a continuar. Sempre seguiremos em frente! HAJIME!