Katte kabuto no wo shimeyo
(deve-se amarrar o cordão do elmo samurai após a vitória)
Muitos, após uma vitória, costumam relaxar, não estão prontos para um segundo ataque
e é nesse momento de relaxamento que poderão ser derrotados.
Não devemos relaxar depois de conquistar algo, devemos continuar atentos e preparados para manter o que foi conquistado.
Vamos apertar o NÓ!
Sensei nos ensina que o guerreiro devia dominar 18 artes para ser considerado samurai. Quando reunia a técnica suprema em todas elas recebia o título de "Bugei Juhappan" ou aquele que domina as artes do"Kobudo".
Nesta semana tivemos um intensivo de "naginata", a alabarda samurai, com o coordenador Costa. Fizemos kihons e katas tão antigos quanto a arma.
Mais um passo em busca do "Bugei Juhappan".
omar - Rio de janeiro -Hai Sempai Vaz!
Estarei enquanto Atento, mais atento ainda, pois somente atento não basta para estar vendo alguma coisa! É preciso sentir as vibrações, como um Tubarão ou uma pessoa deficiente visual,essa percepção não se conquista rápido! Temos que est (Continua)
Acordar cedo, arrumar o equipamento, fazer a coleta de lixo, correr, Kata, lutar, mokussô, refletir, tomar água de coco. Palavras que resumem o que foi o início do nosso feriado em Niterói. Sob o sol e em meio a uma bela vista, os guerreiros de Niterói suaram bastante e despertaram a atenção dos banhistas que passavam pela praia de Icaraí. Lutar na areia, uma sensação bem diferente. Conseguimos entender um pouco mais o que foi o duelo de Musashi sensei com Sasaki Kojiro. (...) Mais fotos na galeria Continua (post completo) |
Fernanda Ramos - NiteróiLutamos contra o calor, o sol nos olhos e a instabilidade da areia - que exige mais dos músculos. Em locais abertos podemos nos colocar à prova e começar a pensar sem as limitações das quatro paredes do dojo. (Continua)
Nesta semana ouvimos sobre vencer os fracassos. Muitas vezes
podemos ficar abatidos ou até deprimidos quando algo, ou um
projeto não dá certo. É nessa hora que devemos aprender a
reverter os sentimentos. Sentir sim a tristeza, para rapidamente
depois mudar o ânimo e dar a volta por cima!
Uma batalha pode ser perdida, mas a guerra continua!
Nesta semana, com muito prazer, recebemos a visita do monitor da unidade de Botafogo, Impieri.
Ele estava em treinamento intensivo com o Coordenador Costa, visitando todas as unidades fluminenses. Felizmente, no roteiro de treinos estava a nossa unidade de Volta Redonda na segunda-feira.
No treino daquele dia os alunos puderam verificar o real sentido de determinação e força de vontade. Quando treina, Impieri recorre a toda sua experiência acumulada ao longo de sete décadas, se destacando pela enorme energia de seus golpes e kiai.
Uma lição viva para aqueles que desejam sempre se superar no caminho. Para ele, recuar não é uma opção.
Um dos treinamentos que fazemos consiste no Shiai, que é a luta arbitrada.
Nele, colocamos à prova nossa energia, coragem e estratégia.
Um pequeno momento de hesitação é fatal... Ippon!
No dia 10 de Julho nos reunimos para assistirmos ao documentário "JIRO DREAMS OF SUSHI" e na sequência fazer um workshop de sushi com o nosso colega Vieira. Domingo passado foi muito proveitoso e divertido, assistimos um filme que na minha consideração foi excepcional!, realmente parece que estamos muito distante no que se refere a tudo que fazemos, conceituo isso em todas as áreas da nossa vida e principalmente no "Caminho", o quanto temos que nos dedicar e sempre, sempre..., melhorar e melhorar... até que por fim possamos realmente olhar e ver os frutos desta dedicação, o vídeo que assisti mudou algumas atitudes no meu trabalho e na minha vida pessoal, já estou sentindo fluir uma boa energia e observar que podemos sempre fazer mais e melhor. Neste mundo tão instantâneo é fácil observar que Valores, Tradição e Respeito são coisas que vão se perdendo aos poucos, a proximidade humana apesar da Tecnologia vai sendo cada vez mais distante, é dificíl nos almoços de Domingo todos sentarem à mesa para almoçar e a quem diga os mais antigos, pedir à Benção aos Pais. Foi o que vi neste domingo ali todos éramos apenas Um, senti saudades da família e de todos os amigos que não vejo a muito tempo, sim saudades! O prazer de estar ali tomando um saquê e ouvindo os ensinamentos do Senpai Wenzel (sempre) afirmando o Caminho e os ensinamentos do Sensei!foi contagiante, todos ali degustando uma delícia de Sushi e Sashimi me fez sentir parte dos Valores que ainda não se perderam e que devemos praticar. Arigatô Gozaimassu ao Senpai Vieira pelo curso, pelo evento muito bem organizado! Omedetou Gozaimassu, aula de" Chef", não esquecendo do lembrete do Pedro que deve haver "Consistência" e novamente "Consistência"!. Como disse anteriormente foi um Domingo excepcional! Arigatô Gozaimassu! Sayounará Arigatô Gozaimashitá, Edson - Unidade Tijuca (...) Brinde e conversa no final, com Meriguetti, o anfitrião. Continua (post completo) |
Omar Pereira Marques - NiteróiMajime!
Senpai Wenzel!
Quando há sentimento, tudo se torna mais natural e o que fizermos errado, se corrige naturalmente sem constrangimentos!
Arigato Gozaimashitá! pelos momentos de Ouro!
Sayounará!
Omar Pereira Marques - Rj - Niterói (Continua)
Stefam Monteiro Chaves - Rio de JaneiroKombowa
Senpai Wenzel
Mais uma vez observamos os kanjis presentes materializados nas ações do evento.
Não preciso discorrer sobre a dedicação em que o aluno Vieira junto com sua esposa abdicaram de um domingo de descanso para ficar horas explicando e (Continua)
Escudeiro dia 1 Segunda-feira, 11 de Novembro de 2013 Primeiro dia – “A grandeza dos pequenos detalhes” Como combinado Senpai Costa e eu nos encontramos na Rodoviária por volta das 11:00 hs e rumamos para Volta Redonda. Preparação da quadra, treino com os “Samurais do Aço”, na CSN, e logo após um shiai de cerca de meia hora com o Senpai, fomos treinar na Unidade Volta Redonda, onde encontramos o Coordenador Kalawatis e seus alunos. (...) Escudeiro dia 2 Terça-feira, 12 de novembro de 2013 Segundo dia – “A orientação pode vir de todos os lados, quando sabemos recebê-la” Hoje à tarde Senpai Costa e eu nos encontramos no Depósito. Chama a atenção o cuidado e a preocupação na arrumação e manutenção do material de treinamento. Talvez não tenhamos idéia do trabalho que é feito para que o equipamento chegue em ordem nas Unidades. Uma boa reflexão. (...) Escudeiro dia 3 Quarta-feira, 13 de novembro de 2013 Terceiro dia: “Disciplinando a fúria, mas com foco na técnica” O dia de hoje prometia ser intenso. “A prova de fogo”. Com a participação honrosa do primeiro Escudeiro, Bettecourt (com sua visível transformação após o Programa) e também a do Coordenador Kalawatis, não menos honrosa, teríamos um dia diferente. E foi. Muito intenso! (...) Continua (post completo) |
Bettencourt - Rio de JaneiroOmedetou Senpai Impieri pelo cumprimento da missão.
Estar com vocês na quarta e ler seus relatos remeteu sentimentos e renovou minhas forças.
Vale ressaltar que o que para nós é um treino intensivo, para o Senpai Costa é rotina.
Domo Arigatou gozaimash (Continua)