Konnichiwa Sensei, Este foi meu primeiro duelo com o Radha, um duelo entre amigos, uma amizade de mais de 20 anos, fortalecida há 8 anos, quando ingressamos no Niten, em 30 de Janeiro de 2010. Lembro que, na época, ao me deparar com o site do Niten, imediatamente pensei em convidar o Radha para irmos conhecer. Fomos conhecer o Niten na unidade da Faria Lima e, neste mesmo dia, já iniciamos o Caminho do Samurai. Amizade verdadeira, é aquela que resiste a dificuldades. Nesses oito anos, passamos por muitos desafios em nossas vidas pessoais e nossa amizade resistiu e tornou-se mais forte, provando que não só existe quando as coisas estão bem, mas principalmente quando um ou outro se encontra em grandes dificuldades. (...) Continua (post completo) |
Minha história com o Instituto Niten começa em meados de 2005, onde fiz minha primeira aula experimental no antigo dojo na Barra da Tijuca, no Colégio Anglo-Americano. Desde lá, o Kenjutsu e fazer parte do Niten se tornou um sonho. Entretanto, ainda estava no colégio e por diversos motivos a época, como exemplo a violência do nosso estado e o horário da aula, meus pais não me permitiram ingressar ao Instituto. (...) Continua (post completo) |
Ao ouvir o discurso do Sensei no domingo, senti através das palavras do Sensei que o espírito estava atento sempre fazendo as preparações necessárias antes das batalhas O que dizer deste Mundial.....foi excepcional. Inicialmente eu não sabia o que esperar exatamente, só sabia que ia ser GRANDE em mais de um sentido. Esse foi o primeiro torneio que eu participei em São Paulo e minhas únicas referências eram Gashukus em SP e os torneios regionais, mas não há como comparar o Torneio Mundial-sam com um torneio regional. Como em todo torneio aquela pressão que te faz sentir um frio na barriga. Mas na hora do combate isso ficou de lado, o nervosismo já não é comigo mesmo e sim com o adversário, o único pensamento na minha cabeça era: o que eu vou fazer contra esse cara. (...) Continua (post completo) |
Shitsurei Shimassu, Onegai shimassu Sensei! Faço questão de reforçar; vivi uma Tsunami de sentimentos nesses dois dias que se passaram o 1º Mundial de Kenjutsu. Já estava surpreso diante das “prévias” que visualizei, mas ao vivenciar fiquei sem palavras.O Niten mais uma vez pois a prova a palavra dificuldade, provando que momentos difíceis é o melhor tempero para a vitória. Deu tempo, fez sol, concluímos nossas missões e fizemos A FESTA. Foram duelos inesquecíveis, pelas palavras do Senpai Wenzel pude descrever o sentimento que transborda dessa imensidão de duelos. Estávamos fazendo os nossos combates, e incorporando os combates dos demais, analisando cada movimento, compartilhando cada respiração, tensão e atenção.Samurais vindos de todas as partes do mundo. Trouxeram seus ingredientes. Foi um banquete para os olhos onde pudemos apreciar e nos satisfazer. (...) Continua (post completo) |
Konbanwa Youroshiku Onegaishimasu Sensei, Shitsureishimasu,
Fiquei devendo ao Sensei o significado por trás da árvore que dei de Orei.
Ano passado fiz meu primeiro shugyo e levei ao Sensei 1000 tsurus como Orei. Fiz pensando no desejo de Paz a todos do Niten, paz que conseguimos ao treinar, ao avançar no caminho e enfrentar os desafios do dia a dia. Foram 1000 tsurus para o desejo de realizar e multi coloridos porque somos nós, alunos, de múltiplas cores, múltiplas origens e mesmo assim únicos cada um.
Logo depois, eu pensei na ideia da árvore com folhagens de tsurus, e embora num primeiro momento fosse algo artístico, melhor apresentado, de um ano para cá ela foi fazendo sentido cada vez mais.
A árvore é uma ideia que foi plantada, uma semente que foi se desenvolvendo e que para sair da terra ela começou humildemente a crescer, e claro, teve que enfrentar fatores externos para se desenvolver forte e firme para se manter ao chão até ela se encher de vida através de suas flores. Mas essas flores não vierem da árvore e sim pousaram na árvore. E a cada tsuru que posou nesta árvore, mais cheia, volumosa e com vida ela ficou.
Os alunos do Niten são os tsurus da ideia, as flores que tornam a árvore uma árvore e, com base no discurso do Sensei, são as pessoas que tornaram o sonho em realidade.
Sensei pode conferir, os tsurus não são perfeitos, não são iguais, alguns estão aglomerados, outros alinhados, e isso é porque não somos perfeitos unicamente, mas juntos formamos algo tão belo que pode ser considerado perfeito.
E os frutos: o fruto dessa árvore é quando o tsuru voa dela e nesse momento a ideia vai com ele, crescendo mais outras árvores em novos lugares.
Domo Arigatou Gozaimashita ao Sensei e à Sensei por serem guerreiros de tornar o sonho em realidade e servir de exemplo a todos nós que compomos este sonho.
Shitsureishimasu,
Sayounara Arigatou Gozaimashita,
Cavalheiro - Unidade Porto Alegre-RS
Shitsurei Shimasu,
Konnichiwa Sensei,
Que dias maravilhosos!
Hoje parece que o Sol estava mais brilhante, que as pessoas eram mais bonitas, que a vida é muito melhor! A minha noção de tempo se alterou, foi tão intenso, que tenho a sensação de que a festa durou um mês. Os gritos da torcida ecoam na minha cabeça, a imagem da mesinha foi gravada no meu coração.
O ambiente que Senpai Wenzel criou foi perfeito para dar a atmosfera de comemoração, a egrégora se formou a partir das cores das bandeiras e eu vi brasileiros, argentinos, mexicanos, portugueses, chilenos e americanos conversando como se fossem velhos companheiros, verdadeiros Irmãos de Espada!
Arigatou Gozaimashita Sensei, por abrir esse caminho aonde muitos passam e muitos passarão! Tive a oportunidade de conversar com Mika Sensei e como ela me emociona e inspira!
Ter a oportunidade de ajudar na montagem e documentar me deu outra perspectiva da festa, tive contato com pessoas diferentes e reconectar os elos. Soube um pouco da história de cada um deles e vi o impacto do Sensei e do Niten na vida de todas elas, todas são muito gratas pela existência do Sensei e de seu trabalho. Sensei tem a força de mudar destinos!
A vitória do Senpai Gilberto me deu a alegria de saber que treinamos com os melhores Senpais do mundo! As meninas da Argentina me motivaram para treinar mais também! E foi a torcida mais animada!
Domo Arigatou Gozaimashita por me permitir ajudar e participar um pouco nessa festa inesquecível.
Vida longa ao Niten!
Arigatou Gozaimashita,
Shitsurei Shimasu,
Toshi - Unidade Sumaré-SP
Rio de Janeiro!!!
Formentini - VitóriaArigatou gozaimashita ao Senpai Wenzel e a todos os colegas por esse treino incrível! Aguardo ansiosamente o próximo `treinão`!
Sayounara! (Continua)
Hespanha - Rio de JaneiroNada melhor que uma boa cerveja para se recuperar do treino!! (Continua)