por Frade - RJ/Barra - 28-set-2019
Tudo foi bom se termina bem.
Birudo no último treino do mês no dojo da Barra.
por Sampaio - RJ/Niteroi - 23-set-2019
O Aluno Sampaio do Dojo Niterói passou duas semanas na sede administrativa do Niten.
Dias de aprendizado e reflexão próximo ao Sensei e Sempais do Niten
Abaixo palavras desses dias de aprendizado:
Relato Estágio na ADMAntes mesmo de começar já ocorria a ansiedade e insegurança quanto a algo, algo o qual foi exatamente o mesmo mencionado pelo Senpai Wenzel quando o encontrei na segunda pela manhã, sobre qual seria o foco de meu estágio. Era hora de sair do virtual e ter mais contato com o real!
Pela noite, acompanhando o Senpai Ruy ao levar os equipamentos para o Dojo de Ana Rosa, pude ser apresentado ao Sensei como o novo estagiário, e pude trocar algumas palavras com ele ao encontra-lo na entrada do vestiário. Mais tarde naquela semana, ao me encontrar novamente com ele na própria Adm, qual não foi a surpresa dele ao descobrir que eu também era um aluno! Ao ser apresentado a ele como estagiário, disse ter pensado que finalmente haviam encontrado um bom estagiário, pois sentia uma energia diferente. E qual não foi a “decepção” dele ao descobrir que era um aluno, pois disse que agora entendia o porque dessa energia.
Ao longo da semana com os Senpais da Adm e da Kendo Online pude ir observando como o caminho da estratégia é levado para o seu dia a dia, vivido não apenas dentro do Dojo. Dentre todas as atividades que fui realizando, desde limpar banheiros, cuidar do jardim (e que jardim!) a enviar e-mails, pude sentir, mais do que apenas observar, a importância do fazer com intenção, do fazer e se sentir bem fazendo o que é preciso ser feito! Como dentro do Niten a eficiência, o fazer e fazer bem feito é importante! E como essa é uma mentalidade incorporada à essência de cada um dos Senpais com quem tive a oportunidade de aprender durante minha estadia.
Vivenciar em primeira mão a importância de cada elemento naquela estrutura, a confiança que os Senpais depositaram em mim de cuidar não apenas das tarefas que me eram atribuídas, mas também de que eu seria capaz de enxergar o que precisasse ser feito, isso para que eles pudessem executar com o máximo de eficiência as próprias tarefas já designadas a eles! E como isso me motivava! Saber que, se eu fizesse e fizesse bem feito, que meus Senpais poderiam ter ainda mais liberdade para realizar o que precisavam realizar, o como é importante saber servir bem, pensar nos outros.
E que ótimo timing do período de meu estágio com o dos momentos de ouro, os quais serviram para aprofundar ainda mais minha reflexão sobre o que eu vivenciava em primeira mão diariamente, ou será que o contrário? Que o que eu vivenciava em primeira mão ali me deu a oportunidade de refletir ainda mais profundamente sobre as palavras do Sensei?
E ao voltar agora para o Rio, ao encontrar minha família, qual não foi a reação deles se não perguntar “O que você fez lá? Você parece diferente, só não sabemos dizer ao certo o porquê.”. Foi um período breve, porém de grande aprendizado para mim, e por isso posso apenas dizer:
Domo arigatou gozaimashita, Sensei!
Domo arigatou gozaimashita, Senpais!
Sayounara, Sampaio
Tags: Estagio,