“ No final do ano de 2013, o Hayabusa se reuniu e listou várias metas para este ano de 2014, sendo uma delas a doação de roupas, com isso, durante os meses de junho e julho, o Hayabusa organizou uma Campanha do Agasalho para ser doada a Cruz Vermelha de São Paulo, com isso conseguimos arrecadar cerca de 22 sacos de roupas. Primeiramente, queria agradecer aos alunos e Kir Jovens que tiraram um tempo preciso do seu dia-a-dia para separar, organizar e doar as roupas, pois isso mostra que estão colocando em prática o quarto voto do Hagakure, “O Livro do Samurai” de Yamamoto Tsunetomo, que fala em “tirar o sofrimento de todos os seres vivos”, e também, mostrando nesses pequenos atos o que significa uma das nossas 7 virtudes: a compaixão, assim, conseguimos tirar o frio de pessoas que realmente precisam. (...) Continua (post completo) |
No sábado, dia 28/06 tivemos o Arraial Niten com o jogo do Brasil! Sofremos juntos pela seleção canarinho e como é divertido comemorar a vitória com a família Niten. Samurais gritando gol, imaginem a força desse kiai, é muito emocionante.
A festa animada contou com churrasco, músicas de quadrilha, comidas deliciosas e claro, cerveja! Não poderia ter sido melhor! E a nossa grande vencedora do Bingo foi a Nuria! Omedetou!
Conversar e dar risada com companheiros de guerra fez com que o dia fosse memorável. Temos certeza de que todos saíram com um pouco mais de conhecimento sobre o Caminho e com elos mais fortalecidos.
Arigatou gozaimashita pela presença de todos,
Hayabusa
Após um belo treino na unidade Sumaré no domingo (08/jun), o Hayabusa (grupo de jovens do Niten) se reuniu no Burdog para unir forças na organização dos próximo eventos e conhecermos os novos integrantes também. Nossos jovens guerreiros enfrentaram a preguiça do domingo, a greve do metrô e foram recompensados com um delicioso hamburguer recheado de boas conversas, risadas e troca de experiências. Estamos nos organizando para a Festa Junina e a Campanha do Agasalho para Cruz Vermelha, temos bastante trabalho pela frente!
Foi muito bom esse reencontro, entre os mais experientes e os que chegaram ao Niten recentemente, todos estavam com uma energia excelente, essas trocas são muito enriquecedoras. Essa é a força Hayabusa, despontando para o alto! Sempre!
Ganbatte, mina-san!
Arigatou pelo esforço de cada um para concretizar momentos tão especiais,
Toshi (Ana Rosa)
No dia 26/Abril alguns de nossos Hayabusas se juntaram para uma "Sessão da tarde" onde assistiram o filme Corações Sujos . Um detalhe curioso são pequenas pontas do Kishikawa-sensei no filme (pai de nosso Sensei) que participou como coadjuvante. Abaixo deixamos as fotos do dia, e relato de uma de nossas alunas : "No dia 26/04, reunimos o Hayabusa para assistir o filme 'Corações Sujos'. O filme retrata uma parte polêmica da história da imigração japonesa no Brasil. Um grupo de radicais japoneses não aceitam a derrota na 2a. Guerra Mundial, e a partir disso, com a criação da Shindo Renmei desenvolvem uma série de ações para perpetuar a informação da falsa vitória, e promovem ações violentas para aqueles considerados 'makegumi' -corações sujos- os que aceitavam a derrota. (...) Cena do Filme: Kishikawa Sensei Continua (post completo) |
Os alunos de São Paulo e os jovens Hayabusas se reuniram e desceram em caravana para Santos com o Sensei.
Sempai Gilberto e Sempai Fugita
No dia 26/01, o Kir Jovem e Hayabusa fizeram um visita ao Aquário São Paulo. Foi uma excelente oportunidade para aproveitar o belíssimo domingo ensolarado. (...) Continua (post completo) |
Clique para ler a matéria que saiu hoje no JORNAL NIPPAK
Crianças da Obra Kolping recebendo os brinquedos
O Grupo de Jovens do Instituto Niten desenvolve ação social.
No último dia 26, o Hayabusa-Kai, Grupo de Jovens do Instituto Niten, desenvolveu uma atividade social junto à Pastoral da Criança na Igreja São Miguel Arcanjo, na Mooca (zona Leste de São Paulo). A iniciativa, que contou com a participação de oito praticantes da arte da espada samurai, envolveu cerca de 30 crianças com idades entre 5 e 11 anos.
Segundo Beatriz da Mata Kodama, foi a primeira ação do Niten naquela paróquia. “Através das crianças, nosso objetivo é contribuir com as famílias e as comunidades onde vivemos”, explica Beatriz,lembrando que os jovens do Hayabusa-Kai já desenvolveram trabalho idêntico na Casa Hope, que oferece apoio a crianças e adolescentes portadores de câncer.
Para o coordenador Victor Fugita, trata-se de uma oportunidade para colocarmos em prática o quarto voto do Hagakure, o Livro do Samurai, de Yamamoto Tsunetomo e que foi traduzido para o português pelo sensei Jorge Kishikawa, fundador do Instituto Niten. “O quarto voto seria exercer a compaixão por todos os seres”, explica Fugita, lembrando que os três primeiros são: “Nunca ser superado no Caminho do Samurai; Ser sempre útil ao mestre e praticar a devoção aos pais”.
O Grupo de Jovens do Niten conta atualmente com cerca de 40 alunos em suas unidades espalhadas por todo território brasileiro e até na Argentina, Chile, México, Uruguai e agora também em Portugal.
Matéria públicada no site do Jornal Nippak no dia 28/Nov/2013
Para ver maiss fotos no gallery clique aqui.