Treino em Volta Redonda.
logo na primeira hora do treino a luz simplesmente acabou...chuva de verão !
Nada demais, afinal o importante é se adaptar à situação.
"A forma não pode ser rígida, devendo ser adaptada conforme a situação. Uma vez com a espada nas mãos, o único objetivo deve ser cortar o inimigo de qualquer maneira."
Ukô-Mukô, a forma da não forma, Livro dos Cinco Anéis, Musashi Sensei.
Nosso objetivo era conseguir fazer o treino até o final e em segurança.
Conseguimos.
Recorremos a uma iluminação improvisada!
Mais escuro do que o comum, mas suficiente para treinarmos a arte da guerra!
Afinal, "só a imobilidade é reprovável".
João Vicente Vieira Santos - Porto AlegreHai, doomo arigato gosaimashita, lembrei de um treino na unidade zona sul em que durante um temporal, ficamos as escuras
e com agua pelas canelas!! Não esquecerei esta noite jamais!!
sayonara arigato gosaimashita! (Continua)
Luiz Fernando - Coronel FabricianoAdaptar-se. Lembro-me de duas situações em tempos de chuva que a iluminação acabou. Lembrei de meu treinamento as cegas e fizemos um treino de percepção e depois aplicação nas técnicas. Foi muito bom e até hoje os alunos torcem pra luz acabar rsrsrs. Para (Continua)
Lucia Elisa Janchuk - Lomas de Zamorahay sensei asi es solola inmovilidad es reprobaable, siempre adelante aunque a veses es util parar y reflecionar ,donde estubo el eror ,para mejorar la proxima ,
arigato !!! (Continua)
O Kenjutsu consiste nas técnicas de combate com as espadas já fora da bainha. Por mais que o Samurai fosse habilidoso no combate com a espada desembainhada, de nada adiantava se fosse surpreendido em uma situação inesperada. O Iaijutsu é a arte de sacar a espada e lidar com as diversas situações que podem aparecer.
Essa semana, os niteroienses puderam experimentar um pouco do Iaijutsu.
Apesar de não haver treinos regulares dessa modalidade na Unidade Niterói ainda, basta atravessar a poça. Nossos vizinhos cariocas da gema estão treinando para não serem surpreendidos.
Aluna experimentando o Iaijutsu
Fernanda Ramos - NiteróiGostei muito da pequena experiência no Iaijutsu. Eu torço para que um dia a unidade de Niterói também tenha aulas desta modalidade. (Continua)