Os alunos da unidade de Volta Redonda compareceram ao treino de confraternização de final de ano na unidade Tijuca no Rio de Janeiro. Treino pesado para fechar o ano com chave de ouro!
Na festa de final de ano a unidade Rio de Janeiro do Instituto Niten arrecadou brinquedos para doação que foram passados à obra assistencial organizada pela PUC universidade católica na Rocinha. |
A grande limpeza.
Final de ano, final de ciclo. Momento de reflexão e de tirar alguns dias para eliminar as impurezas, sujeira e bagunça acumulada durante todos esses 365 dias. Preparar a casa, armários e mente para receber as graças de um novo ano que está por vir.
E você, já começou o seu Oosouji?
Oosouji - Gravura de Kitagawa Utamaro
Delegação do Rio de Janeiro e Sensei ao centro no Gashuku de Final de ano, dezembro 2013, São Paulo, Serra da Cantareira.
Pierobon, Flávio - Rio de JaneiroShitsurei Shimassu Mina-San,
Apesar de não ter sido meu primeiro Gashuku, foi meu primeiro Gashuku de final de ano e o considero um evento especial, pois pude aproveitar da companhia dos irmãos da espada imerso em uma energia de ambiente tão revigorant (Continua)
Uenojo Juliana - Rio de JaneiroHá um ano atrás - no primeiro final de semana de dezembro - estava no Templo assistindo ao treino, buscando ainda a coragem (ou o que quer que fosse necessário) para começar a treinar.
No dojo, o espaço que separa o banco de onde se assiste e a quadra on (Continua)
Alessandra - Rio de JaneiroOhayou Gozaimassu Yuroshiku Onegai shimassu
Agradeço a Deus por participar de mais um evento do Niten. Pela grande oportunidade de representarmos a Unidade Rio com toda energia e coragem, não somente nossa, mas de todos os guerreiros que treinaram (Continua)
Impieri Francesco - Rio de JaneiroPor si só participar de um Gashuku de final de ano na Serra já e gratificante, mas tem um maior significado feito logo após vencidos todos os desafios de um Shugyo. Com a adrenalina em alta e com o pensamento e o raciocínio rápido, ligado e acelerado. To (Continua)
Makoto - Nova Iguaçu Foi o meu primeiro Gashuku de final de ano..
Sempre ouvi falar muito bem e infelizmente em anos anteriores não pude ir...
Mas, este ano consegui...
E posso dizer que realmente foi ótimo!!
Treino, lazer e aprendizados...
Só mesmo no Niten...
Ano (Continua)
Foram dois dias de muito aprendizado e vivência nesse Gashuku.
Na volta, não podemos deixar esse conhecimento se esvair,
Temos que refletir.
Rocha - NiteróiInteressante como o simples exercício de escrever o relato desses dois dias faz brotar sensações antes imperceptíveis, principalmente porque dois dias passam muito rápido! (Continua)
Neste Sábado 7/dez
Apresentação do Niten em Belford Roxo no Animart
Treino em Volta Redonda.
logo na primeira hora do treino a luz simplesmente acabou...chuva de verão !
Nada demais, afinal o importante é se adaptar à situação.
"A forma não pode ser rígida, devendo ser adaptada conforme a situação. Uma vez com a espada nas mãos, o único objetivo deve ser cortar o inimigo de qualquer maneira."
Ukô-Mukô, a forma da não forma, Livro dos Cinco Anéis, Musashi Sensei.
Nosso objetivo era conseguir fazer o treino até o final e em segurança.
Conseguimos.
Recorremos a uma iluminação improvisada!
Mais escuro do que o comum, mas suficiente para treinarmos a arte da guerra!
Afinal, "só a imobilidade é reprovável".
João Vicente Vieira Santos - Porto AlegreHai, doomo arigato gosaimashita, lembrei de um treino na unidade zona sul em que durante um temporal, ficamos as escuras
e com agua pelas canelas!! Não esquecerei esta noite jamais!!
sayonara arigato gosaimashita! (Continua)
Luiz Fernando - Coronel FabricianoAdaptar-se. Lembro-me de duas situações em tempos de chuva que a iluminação acabou. Lembrei de meu treinamento as cegas e fizemos um treino de percepção e depois aplicação nas técnicas. Foi muito bom e até hoje os alunos torcem pra luz acabar rsrsrs. Para (Continua)
Lucia Elisa Janchuk - Lomas de Zamorahay sensei asi es solola inmovilidad es reprobaable, siempre adelante aunque a veses es util parar y reflecionar ,donde estubo el eror ,para mejorar la proxima ,
arigato !!! (Continua)
O Kenjutsu consiste nas técnicas de combate com as espadas já fora da bainha. Por mais que o Samurai fosse habilidoso no combate com a espada desembainhada, de nada adiantava se fosse surpreendido em uma situação inesperada. O Iaijutsu é a arte de sacar a espada e lidar com as diversas situações que podem aparecer.
Essa semana, os niteroienses puderam experimentar um pouco do Iaijutsu.
Apesar de não haver treinos regulares dessa modalidade na Unidade Niterói ainda, basta atravessar a poça. Nossos vizinhos cariocas da gema estão treinando para não serem surpreendidos.
Aluna experimentando o Iaijutsu
Fernanda Ramos - NiteróiGostei muito da pequena experiência no Iaijutsu. Eu torço para que um dia a unidade de Niterói também tenha aulas desta modalidade. (Continua)
Katte kabuto no wo shimeyo
(deve-se amarrar o cordão do elmo samurai após a vitória)
Muitos, após uma vitória, costumam relaxar, não estão prontos para um segundo ataque
e é nesse momento de relaxamento que poderão ser derrotados.
Não devemos relaxar depois de conquistar algo, devemos continuar atentos e preparados para manter o que foi conquistado.
Vamos apertar o NÓ!