"Neste ano, vi muitas pessoas passarem por esta casa para fazer um shugyo. Como este ano também estou de shugyo, acho que entendo o que as pessoas sentem nos vários estágios de cansaço, alegria, tristeza, satisfação... Ver e fazer um shugyo com o Thaíde foi excepcional. Nunca vi, em dois dias, alguém fazer o que ele fez. Uma pessoa sem experiência nenhuma com espada, em dois dias despertou o espírito guerreiro. Como uma revolução, Thaíde chegou com algumas expectativas, que logo de início foram quebradas. Ninguém pensava que ele chegaria onde chegou, mas conforme passavam-se as 36 horas de shugyo, ele foi “despertando”. Viamos em seu semblante o cansaço, mas também uma expressão de satisfação por ter encontrado um caminho que lhe faria bem para o espírito.
Foi uma lição de perseverança. Ele não desistiu. Foi receptivo aos ensinamentos de todos e abraçou a cultura samurai. Fico feliz em ter conhecido uma pessoa determinada e disposta como o Thaíde."
Fugita - unidade Ana rosa Hokkaido
Parte 1
Mais relatos dos companheiros de Shugyo do Thaide nos comentários
"Em momentos como esse, onde o isolamento, o egoísmo e a violência imperam e são uma constante na mídia, eventos como este são importantes para resgatar o que, no mundo, está sendo perdido: a nobre virtude herdada dos samurais, a Compaixão.
E isto deve começar desde cedo, enquanto jovem, principalmente para aqueles que têm descendência oriental, onde a ênfase na educação de seus filhos está em passar no vestibular, ser bem sucedido ou ser melhor que os outros.
Ao meu ver, esta busca desenfreada por competição e títulos nos distancia do mais nobre sentimento, a compaixão, e é por isto mesmo que o nosso grupo de jovens do Niten, o Hayabusa, tem levado, ao longo dos anos, a esperança para aqueles que mais precisam. Esses meus jovens já levaram o calor humano e a esperança a entidades como o Ikoi no Sono, Cruz Vermelha, Casa Hope e outras que aqui não caberia enumerar. São atividades como essas que mostram aos jovens que a vida não se limita ao vazio de ter um diploma e ser melhor que os outros.
Não é promovendo a competição, mas sim a compaixão é que nos tornaremos completos"
"Levar a Espada que dá a vida à todos" e "retirar o sofrimento de todos os seres vivos" são duas coisas que o Sensei nos ensina.
Sempre com essas palavras no kokoro (coração) o Hayabusa foi fazer uma vista na Casa do Coração - ACTC- em São Paulo. A Casa promove um belo trabalho ajudando famílias que vem de todo o Brasil buscando tratamento cardíaco para suas crianças.
Além de assistirem apresentações de Jojutsu e Iaijutsu, as crianças tiveram a oportunidade de pegar o Shinai (espada de bambu) e sentir o que é ser um Samurai! Foi um dia emocionante, como sentimos nas palavras da Coordenadora Pedagógica da Casa do Coração, Raquel Duarte:
"A ACTC-Casa do Coração agradece imensamente a apresentação de artes da Espada Samurai, realizada por integrantes do Instituto Niten . Foi uma tarde muito agradável e cheia de emoção para as nossas crianças e jovens que puderam pela primeira vez apreciar essa luta. Voltem sempre!"
Venha você também ser parte do Hayabusa! Converse com o Coordenador da sua unidade ou mande um e-mail para
hayabusa@niten.org.br
Arigatou gozaimashitá.
Paiva
Kenjutsu para todas as idades! (...) “É um oportunidade única treinar e trilhar o mesmo Caminho (Do) da espada ao lado de seu filho, cresce o diálogo e o companheirismo “. Pierin “Gostei muito de brincar na praia e na piscina, também o treino, que foi puxado. Voltei querendo treinar mais.” Massaru (...) Continua (post completo) |
O Aluno Flávio de Tatuapé veio estagiar na Administração do Niten por uma semana. Abaixo palavras desses dias de aprendizado: Shitshurei shimassu, Estive na ADM por um periodo de uma semana, lá aprendi como funciona o instituto fora do treino. Posso dizer que observei no dia a dia como samurais cortam seus problemas e lidam com as pessoas. O Sensei me corrigiu em três aspectos e nesses mesmos tento melhorar, que seriam o kiai, postura e zelo pelo próximo. Este tempo gratificante na ADM percebi que amadureci em alguns aspectos e outros nem tanto, é preciso continuar na luta para tentar alcançar a perfeição. Agradeço a todos os senpais e o sensei pelo tempo, dedicação e energia que sem os mesmos não seria capaz de terminar minha missão. Sayounara, Arigatou Gozaimashita Flávio (Tatuapé) (...) Continua (post completo) |
Começando os treinos com entusiasmo No dia 14 de fevereiro reiniciamos os treinos matinais de domingo no Dojo Sumaré, com todas as modalidades. (...) Continua (post completo) |
Ohayou gozaimassu mina-san!
No dia 21 de dezembro, o Hayabusa realizou a entrega da campanha solidária de final de ano na ACTC- Casa do Coração.
O local dá assistência para crianças e adolescentes com problemas cardíacos e apoio às suas famílias também.
Tivemos a oportunidade de conhecer o local, sob explicação detalhada que a srta. Débora nos ofereceu.
As crianças, além da assistência médica, contam com atividades multi-disciplinares com educadores, direcionados para cada faixa etária. As mães podem participar nas oficinas de bordados e comercializar seus produtos para auxiliar na renda familiar, elas contam com a tutoria de monitoras especializadas no assunto também.
Felizmente nenhuma criança se encontrava lá, pois tinham recebido autorização médica para passar o Natal com suas famílias. Recebemos o convite para retornarmos e interagirmos com as crianças num momento mais apropriado.
Gostariamos de agradecer a colaboração de todos, graças ao seu apoio esse evento tornou-se um grande auxílio à essa instituição.
Mais uma vez, o exercício do 4º. voto se mostrou muito valioso!
Domo arigatou gozaimashita!
Toshi
Takeo - Santo AndréOhaiogosaimassu
Muito obrigado pela oportunidade de praticar o 4° voto.
(Continua)
2016 já começou com muita garra!
Presenciamos a passagem de faixa do senpai Cavalcante para o novo presidente do Hayabusa, o senpai Paiva!
Sensei reforçou que o Hayabusa é o grupo dos jovens de espíritos cujo objetivo principal são as boas ações do 4º voto que recitamos todos os treinos: tirar o sofrimento de todos os seres vivos.
Todos são bem-vindos para participar dessas ações que o grupo promove, onegai shimassu.
Paiva em seu primeiro discurso relembrou a palavra do ano, dita pelo Sensei: Entusiasmo.
Aproveitar esse ano do Macaco e praticar esse estado de espírito junto com o Hayabusa, onegai shimassu!
Gambarimasshô, Hayabusa!
Toshi
Naomi- Unid. Sumaré - Omedetou gozaimasu Paiva. (Continua)
Gashuku de Katori Shinto Ryu em Sorocaba com o Sensei Jorge Kishikawa, representante do estilo nas Américas. (...) Continua (post completo) |
De 10 de novembro a 15 de dezembro, o Sesc Santana exibe a mostra Jidaigeki, com filmes do diretor japonês Akira Korosawa. As exibições são gratuitas e acontecem sempre às 20h. Gênero que retrata o Japão feudal, oJidaigeki tem como personagens principais os Samurais. Entre os filmes da programação estão "Rashomon", "Os Sete Samurais" e "Yojimbo - O Guarda Costas". Com mais de 30 filmes na carreira, Akira Korosawa (1910- 1998) foi um dos cineastas mais importantes do Japão. Ganhou diversos prêmios, entre eles uma Palma de Ouro em Cannes, com "Kagemusha, a Sombra de um Samurai", em 1980, e um Oscar pelo conjunto da obra, em 1990. Confira a programação da mostra: (...) Continua (post completo) |
(...) Continua (post completo) |
Euler - Porto AlegreSalve. Esse curso: Hyodo Musashi, chamou, minha humilde, atenção. Farei todos os esforços para, com sorte, ouvir o Sensei. Recentemente: venci um drama pessoal. Estava pensando de mudar de cidade e de emprego. Deu tudo certo no final. A vida, aos poucos, (Continua)