Sempai Gilberto e Sempai Fugita
No dia 26/01, o Kir Jovem e Hayabusa fizeram um visita ao Aquário São Paulo. Foi uma excelente oportunidade para aproveitar o belíssimo domingo ensolarado. (...) Continua (post completo) |
O Hatsugeiko é o primeiro treino do ano.
Nesse treino enchemos o dojo com muito kiai e boa energia.
Esse ano tivemos uma Celebração no salão do Templo Nikyoji, o monge Tadokoro nos deu uma mensagem especial de início de Ano.
Depois celebrando o ano de 2014 tomamos o sake, mirando os objetivos e agradecendo os resultados de 2013.
Arigato Gozaimashita a todos por mais um ano juntos no dojo!
Clique para ler a matéria que saiu hoje no JORNAL NIPPAK
Crianças da Obra Kolping recebendo os brinquedos
Sensei, Kombanwa!
Shitsurei shimassu, perdoe-me a impertinência do meu comentário:
"MUDAR O MUNDO,
ATRAVÉS DA ESPADA QUE DÁ A VIDA,
EM ABUNDÂNCIA ...!!!
Inspirar a transformação de cada um de nós, ensinando a enfrentar nossos próprios fantasmas e inimigos.
Propagar o bem entre todos aqueles que ainda não tiveram suas forças e inteligências despertadas."
Este propósito do Sensei é realmente arrebatador! Um sentido de vida que faz sentido!
Tenho consciência que somente a energia da espada empunhada pelo Sensei tem conseguido cortar minhas mazelas como: indiferença, vaidades e um comodismo sem fim. Sei, também, que não tenho retribuído a altura tudo que efetivamente usufruí - nestes últimos anos - para o meu autoconhecimento.
Testemunhando tamanha demanda de atenção e expectativas geradas por todos nós que estamos em su a volta, esforçarei para não me tornar um peso paralizante, e sim uma fração de combustível propulsor para a enorme empreitada do Sensei.
Que os deuses da espada o acompanhem nas novas conquistas que estão por vir!
Doomo Arigatoogozaimashita!
Ueda
Unidade São Paulo (desde 2000)
Neste último domingo (15-dez) tivemos o 2o torneio de confraternização do Sumaré, um último embate para fechar o ano com o espírito guerreiro que treinamos ao longo de 2013. (...)
Arigatou gozaimashita ao Sensei que a 20 anos nos guia no caminho. Arigatou gozaimashita ao Wenzel senpai que nos auxilia e acompanha na coordenação durante todo o ano. Arigatou gozaimashita a todos os alunos e colegas que estiveram neste ano conosco e tornaram todo este resultado possível. Unidade Sumaré Marques |
Omar Pereira Marques - NiteróiMajime!
Omedetou Gozaimassu!
Para Todos de Sumaré!
Unidade Tijuca - Rio de Janeiro
Omar (Continua)
Konichiwa, Sensei!
Venho através deste e-mail trazer um relato das mudanças ocorridas em minha vida graças ao Instituto Niten.
Conheci o Niten através da internet, quando fiz uma pesquisa sobre Kendo e Iaido. Eu já havia lido alguns livros, mas isso não era o bastante - eu queria conhecer e seguir em minha vida o verdadeiro Bushido. Descobri que no Niten eu poderia praticar Kenjutsu e decidi participar de uma aula experimental.
Isso foi há cerca de três meses. Desde então, mudanças profundas têm ocorrido em minha vida. Em meu trabalho como professor de música e inglês, mudei a abordagem com relação aos alunos e a maneira de preparar as aulas. Meu corpo, após quase vinte anos sem atividade física começou a trabalhar novamente, e a própria consciência corporal está sendo desperta. E, é claro, a concentração e resistência aumentam a cada dia.
Fora os benefícios físicos óbvios, o Bushido desperta uma série de valores esquecidos na nossa sociedade "moderna". Não me refiro apenas às virtudes como coragem, honra, sabedoria, compaixão (esta principalmente em falta nos dias de hoje), como também a forma de encarar as situações difíceis e vencê-las, o pensamento estratégico aplicado ao dia-a-dia, e uma das coisas mais importantes: a simplicidade no modo de viver.
O que mais poderia ser dito a respeito do Niten? Sou uma pessoa muito afortunada por poder aprender o caminho do guerreiro e treinar Kenjutsu. Bushido não é apenas um estudo de artes marciais. Bushido é um modo de vida, que faz de nós pessoas melhores, para tornarmos o mundo num lugar melhor.
Domo arigato gozaimashita.
Sughayyer Elias, Rodrigo. Unidade Ana Rosa.
Logo após o primeiro treino na unidade Brooklin, no sábado da mesma semana, fizemos uma apresentação de Kenjutsu e Iaijutsu na Feira Cultural do Colégio Anhembi Morumbi. Representando a cultura japonesa e a tradição Samurai na Feira, marcamos presença literalmente "no grito"! O aluno Sá escreveu sobre este dia: (...) Continua (post completo) |
O Grupo de Jovens do Instituto Niten desenvolve ação social.
No último dia 26, o Hayabusa-Kai, Grupo de Jovens do Instituto Niten, desenvolveu uma atividade social junto à Pastoral da Criança na Igreja São Miguel Arcanjo, na Mooca (zona Leste de São Paulo). A iniciativa, que contou com a participação de oito praticantes da arte da espada samurai, envolveu cerca de 30 crianças com idades entre 5 e 11 anos.
Segundo Beatriz da Mata Kodama, foi a primeira ação do Niten naquela paróquia. “Através das crianças, nosso objetivo é contribuir com as famílias e as comunidades onde vivemos”, explica Beatriz,lembrando que os jovens do Hayabusa-Kai já desenvolveram trabalho idêntico na Casa Hope, que oferece apoio a crianças e adolescentes portadores de câncer.
Para o coordenador Victor Fugita, trata-se de uma oportunidade para colocarmos em prática o quarto voto do Hagakure, o Livro do Samurai, de Yamamoto Tsunetomo e que foi traduzido para o português pelo sensei Jorge Kishikawa, fundador do Instituto Niten. “O quarto voto seria exercer a compaixão por todos os seres”, explica Fugita, lembrando que os três primeiros são: “Nunca ser superado no Caminho do Samurai; Ser sempre útil ao mestre e praticar a devoção aos pais”.
O Grupo de Jovens do Niten conta atualmente com cerca de 40 alunos em suas unidades espalhadas por todo território brasileiro e até na Argentina, Chile, México, Uruguai e agora também em Portugal.
Matéria públicada no site do Jornal Nippak no dia 28/Nov/2013
Para ver maiss fotos no gallery clique aqui.