Referências Clássicas Ir para o Conteúdo
imgcentral

Referências Clássicas

Método KIR


Além do convívio com os últimos mestres samurais vivos no Japão e a tradição passada de geração em geração, o KIR Empresarial também se baseia nas referências clássicas como "O Livro dos 5 Anéis" e a "Arte da Guerra":

O Livro dos
5 Anéis


O Livro dos 5 Anéis, clássico sobre estratégia escrito por Miyamoto Musashi Sensei em 1645 tornou-se uma referência para o mundo empresarial.
O GO RIN NO SHO, no título original, descreve a essência da estratégia aprendida por Miyamoto Musashi em 50 anos de buscas e nos mais de 60 duelos travados e vencidos.

Por sua universalidade seu texto é até os dias de hoje aplicado em situações que exijem estratégia, planejamento e tática.

Recomendado para os alunos de pós-graduação do curso de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, faz parte de currículos de Administração em escolas como Harvard.
No Japão é considerado um texto obrigatório para todo empresário. Foi chamado no final do século XX, de “o grande manual de estratégia do milênio”.


“Os homens devem moldar o seu Caminho. A partir do momento em que você vir o Caminho em tudo que fizer, você se tornará o Caminho”
Miyamoto Musashi (1584-1654)
O Livro dos Cinco Anéis
Fundador do Estilo Hyoho Niten Ichi Ryu


Arte da Guerra
Sun Tzu


A arte da Guerra, tratado militar mais antigo, escrito há quase dois mil e quinhentos anos, traz as idéias do General Sun Tzu, filósofofo-estrategista vitorioso em batalhas e guerras.

Segunda a sabedoria dos antigos existem cinco fatores que permitem que se preveja qual dos oponentes sairá vencedor:

● aquele que sabe quando deve ou não lutar;
● aquele que sabe como adotar a arte militar apropriada de acordo com a superioridade ou inferioridade de suas forças frente ao inimigo;
● aquele que sabe como manter seus superiores e subordinados unidos de acordo com suas propostas;
● aquele que está bem preparado e enfrenta um inimigo desprevenido;
● aquele que é um general sábio e capaz, em cujas decisões o soberano não interfere.

Além destas uma certeza para todos que conhecem a arte da Guerra na prática e confirmada por Sun Tzu é o fato de que a primeira batalha que devemos travar é contra nós mesmos!

Aprendemos com os treinamentos práticos com a espada e a vivência do combate, a aplicar com sentimento e emoção as noções contidas nesta obra.

Conhecendo os princípios estratégicos pela ótica de quem está em batalha é possível de forma intuitiva e rápida tomar decisões acertadas em qualquer ambiente, incluindo o ambiente corporativo.

História

Invencível em mais de 60 duelos, a fama de Miyamoto Musashi atravessou o tempo e a distância. Foi filósofo, pintor e escultor. Segundo suas palavras, quando se alcança o domínio no Caminho da Espada, é possível ver o caminho em tudo. Este é o objetivo final da prática no Instituto Niten.


topo