Dojo empresarial é a implantação de treinos regulares, semanais, na empresa, seja para nível de diretoria, gerencial ou de funcionários.
A inspiração vem de Dojos instalados em companhias Japonesas onde presidente e funcionários praticavam após o expediente. Em alguns casos instalados nas coberturas das empresas, essa prática chegou a ser mais frequente na década de 70 e 80, quando os executivos japoneses, que lideraram a reconstrução do país desde a década de 60, e receberam instrução de Kendo (caminho da espada) na juventude após a guerra, procuravam dar continuidade ao seu treinamento e à sua fonte de inspiração e energia para enfrentar os desafios profissionais e também obter equilíbrio e saúde física e mental.
Em 2007 foi instalado o primeiro Dojo Empresarial pelo Método KIR no Brasil, no Frigorífico Frigor Hans, em Jundiaí em sua unidade modelo, com treinos semanais para a diretoria geral, de marketing e de equipamentos.
Com a rotina do treinamento facilitada na própria empresa, os integrantes alcançam maior entrosamento e foco na solução dos desafios diários da empresa.
Em 2008 é instalado em Volta Redonda, na CSN, Companhia Siderúrgica Nacional, o segundo Dojo Empresarial, desta vez voltado para formação técnica e de valores para o grupo especial da guarda patrimonial da companhia e com treinos duas vezes por semana.
Desde 2010 membros do setor administrativo também participam dos treinos.
O Dojo Empresarial tem maior vocação para a prática do KENJUTSU e IAIJUTSU e exige forte comprometimento dos alunos com a atividade e chega a nível de atividade física intensa quando continuado com dedicação. Por esses motivos a prática deve estar acompanhada pelo interesse pessoal do participantes.
Para atividades coletivas de grupos de trabalho, de menor grau de dificuldade, atividade física leve a moderada e com objetivo mais leve de integração, bem estar e qualidade de vida veja Dojo Kir Laboral.