Dojo Empresarial Ir para o Conteúdo
imgcentral

Treinamento


Dojo empresarial é a implantação de treinos regulares, semanais, na empresa, seja para nível de diretoria, gerencial ou de funcionários.

A inspiração vem de Dojos instalados em companhias Japonesas onde presidente e funcionários praticavam após o expediente. Em alguns casos instalados nas coberturas das empresas, essa prática chegou a ser mais frequente na década de 70 e 80, quando os executivos japoneses, que lideraram a reconstrução do país desde a década de 60, e receberam instrução de Kendo (caminho da espada) na juventude após a guerra, procuravam dar continuidade ao seu treinamento e à sua fonte de inspiração e energia para enfrentar os desafios profissionais e também obter equilíbrio e saúde física e mental.

Em 2007 foi instalado o primeiro Dojo Empresarial pelo Método KIR no Brasil, no Frigorífico Frigor Hans, em Jundiaí em sua unidade modelo, com treinos semanais para a diretoria geral, de marketing e de equipamentos.
Com a rotina do treinamento facilitada na própria empresa, os integrantes alcançam maior entrosamento e foco na solução dos desafios diários da empresa.

Em 2008 é instalado em Volta Redonda, na CSN, Companhia Siderúrgica Nacional, o segundo Dojo Empresarial, desta vez voltado para formação técnica e de valores para o grupo especial da guarda patrimonial da companhia e com treinos duas vezes por semana.
Desde 2010 membros do setor administrativo também participam dos treinos.


O Dojo Empresarial tem maior vocação para a prática do KENJUTSU e IAIJUTSU e exige forte comprometimento dos alunos com a atividade e chega a nível de atividade física intensa quando continuado com dedicação. Por esses motivos a prática deve estar acompanhada pelo interesse pessoal do participantes.

Para atividades coletivas de grupos de trabalho, de menor grau de dificuldade, atividade física leve a moderada e com objetivo mais leve de integração, bem estar e qualidade de vida veja Dojo Kir Laboral.








CSN e
FRIGOR HANS

são empresas que já implantaram DOJOs EMPRESARIAIS em suas instalações.


ESPECIFICAÇÕES


LOCALIZAÇÃO
O Dojo Empresarial pode ser instalado em qualquer cidade do Brasil, Argentina ou Chile nas proximidades de uma unidade do Instituto Niten que tenha instrutor disponível para ministrar treinos semanais.
veja as unidades

ESPAÇO FÍSICO
Para a prática é necessário ambiente coberto, com piso para prática descalço e pé direito alto (3 metros ou acima).

MATERIAIS
Para cada projeto dimensionamos a necessidade de materiais de treino e uniformes para a prática do número proposto de alunos.

DIDÁTICA
O Dojo Empresarial tem a finalidade última de funcionar como uma unidade regular do Instituto Niten, recebendo o mesmo material didático criado pelo Sensei e inserindo os alunos na comunidade do Niten com a vantagem da praticidade de ter os treinos no mesmo endereço de trabalho.

MODALIDADE
As modalidades treinadas podem ser o Kenjutsu com combate, e/ou o Iaijutsu.
Para atividades mais leves, veja o KIR Laboral com Jojutsu.

BUSHIDÔ
Marcante em todas as unidades do Instituto Niten, é o ambiente onde o BUSHIDO é vivenciado com entusiasmo pelos praticantes.


topo