Dojo, o local onde se pratica as artes do caminho.
Muito mais do que um mero lugar, o dojo é a segunda casa do praticante. É solo sagrado, regado pelo suor daqueles que buscam a iluminação. Nele se sua para não morrer em batalha. Por isso mesmo, quando se entra, é feita reverência em sinal de grande respeito.
Em Volta Redonda, nossa casa, nosso dojo, o lugar onde buscamos a iluminação através da “espada que dá a vida”, é o Espaço A.
Espaço A
Onde buscamos a iluminação através da “espada que dá a vida"
Douglas Teixeira - volta RedondaComecei a fazer kenjutsu tem uns dois meses, e descobri algo que realmente queria. Muito mais que um esporte, uma forma de perder barriga, sair do sedentarismo, eu queria aprender a cultura do Japão. Fico muito feliz nesse tempo que estou treinando e nem o cansaço me tira o prazer de aprender a arte da espada, e a arte de servir, ser útil.
Agradeço aos Sempais que estão sempre muito atentos aos nossos anseios, e sabem intensificar nossa curiosidade, mostrando novos katás, novas armas, novas formas de ver a vida.
Curto muito o momento final, onde aprendemos um pouco mais sobre como viviam e pensavam esses guerreiros de espírito indomável e fidelidade absoluta.
Espero chegar a esse nível um dia, mas com a certeza que é o que eu quero!
Quem escolhe o caminho não pode reclamar!
Arigato gozaimasu