TESTE Café Ir para o Conteúdo
imgcentral

Teste Café

Pensamentos e comentários do Sensei


11-set-2017

Representar o Niten em outro País

Sempai Fugulin inaugurou esse mês o 3º DOJO Norte Americano do Instituto Niten em Kissimme.
Conta sobre sua decisão de deixar o conforto do país de origem em busca de novos desafios nos EUA com a Família e agora o Niten. 



Todos nesse mundo têm uma coisa em comum: todos nós nascemos e morremos, e o que faz a diferença, é como vivemos e o caminho que percorremos enquanto estamos por aqui.
Eu tenho 3 pontos que direcionam minha vida e minhas escolhas: minha saúde, minha família e meu trabalho.  Com isso, direciono opções, para saber quais os caminhos que vou percorrer e, sempre existem inúmeras alternativas para escolhermos e trilharmos, porém, em algum momento nesse emaranhado de opções, existe o que chamo de “pedágios”, onde não importa sua escolha, esse caminho cruzará com outro, de forma mandatória.
 
Minhas escolhas feitas, 16 anos atrás, me levaram ao salão de uma igreja no Itaim, onde 11 pessoas estavam treinando uma arte marcial diferenciada.  Os kiais, o estalo das shinais, o que foi falado, a energia, enfim, tudo me fez sentir como se estivesse em casa, sendo que essa foi a primeira vez que fui ao local, esse foi meu primeiro dia no Niten.
Depois disso, foram anos de treinos, suor, aprendizado, dor, alegria, dedicação, enfim, de muitas coisas, mas principalmente de descobrimento. Tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas, e principalmente, de me conhecer melhor porem, em determinado momento da minha vida, meu caminho teve de seguir por uma rota que me fez ficar afastado por algum tempo.
O Kobudo e o Bushido, ou seja, o caminho das artes marciais e a aplicação de virtudes em nossas vidas (de uma forma simplista é claro) tem um impacto diferente em cada um, e por vezes, não compreendida. No meu caso, essa minha peregrinação me vez vários pontos que ainda preciso trabalhar, ou mesmo que preciso reaprender, e não tenho opção melhor a não ser aceitar isso. 
 
Com esse fato, tomei uma atitude e deixei pra trás uma vida com casa própria, estabilidade de trabalho e segurança, para, junto com minha família, entrar em uma zona de desconforto, pois é assim que se evolui a meu ver. Estou aos meus 47 anos de idade em outro País, falando outra língua, vivendo uma cultura diferente, casa alugada e iniciando meus trabalhos desde o zero.
 
Nessa folha em branco que minha vida se tornou, comecei a rabiscar algumas coisas, e entre elas, vi minhas necessidades e oportunidades se encontrarem. Nunca deixei de estar de alguma forma próximo ao Niten... Lembram-se do pedágio que falei? Pois é, reencontrei o que acredito ser necessário para continuar o meu caminho, ensinando tudo o que aprendi para outros, representando o Niten em outro País.
Tudo isso converge com minha necessidade de contribuir, de dividir e de aprender ensinando. Não me refiro somente às técnicas de combate, mas a tudo que rege o Instituto Cultural Niten. Lendo meu próprio texto, me parece algo que muitos têm medo de fazer, mas veja, se aceitarmos a incerteza, o medo se transforma em aventura, se aceitarmos a vida viver sem gerar expectativas sobre ela, todas as coisas que aparecem para nós não são problemas, mas oportunidades. 
 
Agradeço imensamente ao Sensei pela confiança e responsabilidade depositada em mim, e a todo o pessoal da “família” Niten, estando a mais de 8.000 km de distancia, pela competência em nos apoiar e ajudar a escrever esse novo capítulo na minha vida, e na de outras pessoas que busquem o Niten aqui.






Sempais Kenzo e Fugulin em primeiro Treino no Dojo de Kissimme -  Flórida





Sempai Fugulin com Sensei em Matéria da Revista Made in Japan - 2012



topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br