TESTE Café Ir para o Conteúdo
imgcentral

Teste Café

Pensamentos e comentários do Sensei


25-ago-2014

Sensei no Nordeste1 - Jogado aos Leoes

Certa vez, mestre Kaminoada me contou que teve a sorte e a oportunidade de aprender muito porque em muitas vezes acompanhou o mestre Shimizu Takaji em suas viagens pelo Japão e no exterior. Eram dias e até semanas acompanhando o mestre para demonstrações, workshops e aulas. Japão. Estados Unidos. Europa...
Para quem não sabe, mestre Shimizu foi o único detentor das técnicas do Shindo Muso Ryu Jojutsu nos anos 70, que se não fosse por ele, não haveria o Shindo Muso Ryu Jojutsu.
Teve vezes em que , no meio da viagem, o mestre adoeceu e ¨sobrou¨tudo para mestre Kaminoda.
Outras em que, em eventos importantes, aprendeu técnicas avançadas para a sua graduação.
Em suma, foi ¨jogado aos leões¨.
E , diz ele que foi gracas a estas oportunidades que conseguiu aprender mais que os seu colegas do dojo.
Hideo fez Shugyo de 4 dias me acompanhando em Fortaleza e Salvador na semana passada.
Apesar de ser 7° kyu em Jojutsu, me auxiliou coordenando mais de 10 iniciantes. Para quem não conhece , o bastão (jo) é uma modalidade de difícil manuseio para
o iniciante ( e mais ainda para quem leciona ). E tudo correndo contra o tempo.
Carregar minhas malas, resolver checkin e checkout, ficar sem almoçar, sem dormir e ate tirar fotos da jornada possibilitaram recuperar o seu potencial de forma exponencial.
Hoje, com certeza , é um guerreiro melhor que o de ontem:


¨Primeiramente Arigato gozaimassu ao Sensei e a todos de Fortaleza e Salvador, que realizaram um Gashuko incrível neste fim de semana. Viajar com Sensei, foi viver intensamente o Bushido, e não há palavras para transcrever porque o Bushido não se fala, se faz, e foi isso que fiz neste fim de semana.

Durante a viagem entendi melhor o sentimento de compaixão, Sensei sempre preocupado com todos, principalmente com os novos, e ai vi o nosso Segundo voto, sempre ser útil ao mestre, porque se tivermos compaixão com eles, eles estarão bem, se sentirão acolhidos pelo Niten, e Sensei não irá ter preocupações, estaremos ajudando o Sensei tendo compaixão pelos novos.

Queria dizer que fui muito bem recebido tanto em Fortaleza quanto em Salvador, todos me receberam muito bem, me senti em casa e com vontade de voltar lá com mais tempo para conhecer melhor os colegas e a cidades, e claro as praias. Em fortaleza fomos a praia do Beach Park e experimentei pela primeira vez o Baião de 2 e o Feijão verde, deliciosos, e em Salvador conheci o Pelourinho e experimentei a muqueca de frutos do mar, muito boa também. Como está escrito no ShinHagakure, Hora de Lutar, Lutar. Hora de Brincar, Brncar.

Nos Gashukus, "Hora de Lutar", tive a experiência de colocar o Bogo e lutar e, para quem não faz Kenjutsu como eu, aconselho a colocar o Bogo algumas vezes, é uma experiência boa, falo igualmente para aqueles que não fazem Iaijutsu, como Sensei comentou nos Gashukus que para entender melhor o caminho, precisa fazer Iai.
Continuando os desafios vieram quando Sensei me mandou puxar o treino de Iai e Jo para os novos. Foi uma experiência muito boa, onde temos que sentir a energia de cada um, e entender que como agir com cada um, e fazer eles gostarem do treino, é um desafio muito bom.

Esta viagem também compreendi um pouco o Momentos de Ouro, "Um método para vencer, uma razão para perder". Entendi como um local inadequado, atrapalha o treino, e como o comportamento pode prejudicar o grupo. São muitas as razões para o grupo perder, para isso basta ter um método, e Sensei tem, e vivi ele neste fim de semana.

Finalizo aqui dizendo novamente que todos que quiserem entender o Bushido, precisam viajar com o Sensei, mas se estiver com medo de pagar sapinho, então fique em casa, porque seu espírito já está derrotado, e só irá dar transtorno ao Sensei. ¨ -Hideo (Unidade Vila Mariana /templo Nikkyoji)

Hideo terminou o shugyo com louvor (não pagou sapinhos) e foi graduado a 6° kyu.

FOTOS=



topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br