Instituto Niten - Modalidades Ir para o Conteúdo
imgcentral
Luta de Kendo-Kenjutsu

Modalidades


Redação Niten

No Instituto Niten dividimos o treinamento em três Modalidades Básicas:

Além destas três Modalidades, oferecemos treinos de:
Nestas modalidades, os alunos aprendem as diversas artes dos samurais, o Kobudo. São diversos estilos (ryu), que lidam com as diversas armas usadas pelos Samurais, além da aplicação no combate destas técnicas ancestrais.

Kenjutsu

O Kenjutsu é a arte de combate com espadas, criada pelos Samurais no Japão feudal. Hoje é a arte que transmite mais fielmente os ensinamentos dos samurais em nossos dias, mantendo viva uma tradição iniciada há 600 anos.

Kendo

O Kendo foi desenvolvido a partir do final do século XIX, com sua forma atual definida a partir da década de 1950. Foi criado a partir do Kenjutsu, mas foi profundamente simplificado, de forma a utilizar apenas uma posição de combate (no Kenjutsu existem mais de 60) e quatro técnicas básicas. No Instituto Niten treinamos o Kendo como parte da aula de Kenjutsu. Além de praticar a luta com o uso de equipamento de proteção, os alunos aprender a aplicação na luta das técnicas dos estilos que moldaram o Kendo, o que torna a aula mais enriquecedora.

Iaijutsu


O Iaijutsu é a arte samurai do saque da espada em combate. Dentre os estilos que praticamos encontram-se:
  • Suio Ryu
  • Muso Shinden Ryu
  • Sekiguchi Ryu
As aulas de Iaijutsu incluem também o treinamento dos katas de Iaijutsu da Confederação Brasileira de Kobudo, criados pelo Sensei Jorge Kishikawa com elementos de diversos estilos tradicionais de Iai. Os alunos avançados também fazem a prática do Tameshigiri, teste de corte com kata real com corte.

Jojutsu


O Jojutsu é a arte do combate com Jô, bastão de madeira de cerca de 1,28m. Foi desenvolvido por Muso Gonnosuke após ter lutado com Miyamoto Musashi, em um dos mais famosos duelos dos samurais. Dentro das aulas de Jojutsu praticamos os seguintes estilos:
  • Shindo Muso Ryu
  • Suio Ryu
Nas aulas de Jojutsu os alunos aprendem também outras armas, que hoje são ensinadas dentro dos estilos associados ao Shindo Muso Ryu. Estas armas são Jitte, Kusarigama e Tanjo.

Katori Shinto Ryu


O Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu é a única forma de artes marciais reconhecida como Tesouro Nacional (Bunkasai) pelo governo Japonês. É o estilo mais antigo de Kobudo e considerado como raiz de todas as artes Samurais. Foi fundado por Choisai Ienao, um samurai da província de Chiba em 1447, o que faz deste o primeiro estilo de combate criado no Japão. Conta-se que Choisai isolou-se no templo de Katori (Katori Jinguu) por mil dias, treinando intensivamente, até que teve uma revelação divina a partir da qual criou seu estilo. Nos séculos seguintes o estilo manteve-se intocado no Katori Jinguu, considerado o berço das artes marciais do Japão. Importantes figuras históricas, como Oda Nobunaga e Toyotomi Hideyoshi visitaram o templo em busca de aperfeiçoamento nas técnicas de combate.
Sao abordadas na aula tecnicas de:
  • Kenjutsu
  • Bojutsu (Bastão longo)
  • Naginata (Alabarda)
  • Iaijutsu (Espada de metal)
  • Sojutsu (Lança)


Kir Jovem

O KIR Jovem é a modalidade do Niten para crianças de 7 a 12 anos. Temos treinos para as crianças disponíveis em São Paulo e outras cidades. Treinamos o Kenjutsu, a arte da espada samurai, de uma forma descontraída e divertida, que desenvolve de forma natural conceitos como disciplina, força de vontade e concentração, em um ambiente seguro, acolhedor e cheio de incentivos. "O Objetivo do KIR JOVEM é incentivar as crianças a serem confiantes, alegres e transparentes. Não é só disciplina. É ter crianças integradas, felizes e ativas" - SENSEI JORGE KISHIKAWA


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br