Kendo - Instituto Niten, Kendo e Kenjutsu Ir para o Conteúdo
imgcentral
Sensei Jorge Kishikawa em Torneio Brasileiro de Kendo

Kendo

O Caminho da espada


Redação Niten

Kendo, ou caminho da espada, é uma das disciplinas japonesas tradicionais mais difundidas no mundo. Descende diretamente do Kenjutsu, a arte samurai da espada.

O Kendo tal como praticado hoje, foi criado a partir do século XX, com base em alguns estilos de Kenjutsu. A idéia era simplificar o amplo conjunto de técnicas e posturas existentes no Kenjutsu em quatro golpes básicos a partir de uma única postura de luta. Desta forma foi possível difundir o Kendo como uma atividade física onde é possível aliar a competição e o desenvolvimento do caráter.

Na prática do Kendo são utilizados: o bogu – equipamento de proteção e a shinai – espada de bambu. Com o uso destes equipamentos é possível realizar os combates sem risco de lesões causadas pelo impacto dos golpes.

O Sensei Jorge Kishikawa é 7º Dan Kyoshi de Kendo pelo Japão, a graduação mais alta existente no Brasil. Foi o primeiro mestre a alcançar esta graduação no país através de avaliação feita por uma banca examinadora composta por mestres japoneses. Por duas vezes foi penta-campeão brasileiro de Kendo, além de conquistar importantes títulos mundiais para o Kendo brasileiro, como a conquista da primeira medalha em competições individuais (Tóquio, 1977), 2º lugar no mundial de Paris (1985) e 3º lugar por equipes no torneio mundial de Seul (1988), dentre muitos outros.

Kendo no Instituto Niten



No Instituto Niten os alunos aprendem o Kendo em conjunto com o Kenjutsu, de forma que aprendem também as técnicas dos estilos que moldaram o Kendo Moderno.

É um retorno às origens, buscando retomar o conhecimento do combate tal como era feito pelos antigos samurais. O objetivo não é ganhar medalhas ou graduações, mas promover o desenvolvimento do potencial humano e uma compreensão profunda da arte da espada.


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br