Kobudo - Instituto Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Estilos Antigos

Kobudo, a tradição Guerreira dos Samurais


Redação Niten

O termo kobudo, traduzido literalmente, significa "arte marcial antiga". Refere-se à tradição guerreira dos Samurais, os estilos e artes que criaram e que que chegaram até nossos dias.

O Kobudo é formado por uma grande quantidade de estilos (em japonês ryu), que ensinam

Mesmo no Japão, a oportunidade de aprender alguns estilos de Kobudo é rara
as técnicas das diversas armas utilizadas pelos Samurais, como por exemplo o Kenjutsu (técnicas com espada), Jojutsu (técnica com bastão), Naginatajutsu (alabarda), entrem muitos outros.
Para ser considerado como Kobudo, um estilo precisa ter sido fundado antes de 1868, o ano da restauração Meiji no Japão, que marcou o fim dos samurais como classe social.

São estilos que possuem até 700 anos de história. Suas técnicas e ensinamentos filosóficos são passados da mesma maneira por gerações e gerações de mestres e discípulos. Alguns dos maiores guerreiros da história do Japão, como Miyamoto Musashi, Tsukahara Bukuden e Yagyu Muneyoshi dentre outros, fundaram estilos que existem até nossos dias, preservando o pensamento e técnicas destes Samurais.

Artes marciais criadas depois de 1868 são chamadas Gendai Budo, ou "Budo Moderno". São artes como o Kendo, Aikido e Judo, que foram fundadas no início do século XX.


Demonstração de Kobudô do Instituto Niten

O Kobudo no Instituto Niten


O Kobudo perdura no século XXI graças aos esforços de gerações de mestres que preservaram os ensinamentos. Mesmo no Japão, muitos estilos são difíceis de ser encontrados e a oportunidade de praticar rara.
No Brasil, o Kobudo é praticado no Instituto Niten, através de seu fundador, o Sensei Jorge Kishikawa, o introdutor do Kobudo no país.

Hoje o Instituto Niten é o maior centro no estudo destas artes fora do Japão. Os alunos do Instituto Niten praticam alguns dos mais importantes estilos do Japão, sendo os principais:

- Hyoho Niten Ichi Ryu
O estilo de Miyamoto Musashi, o mais famoso Samurai de todos os tempos. Hoje o estilo encontra-se sediado na cidade de Usa, prefeitura de Oita. Chegou aos nossos dias numa linha direta de sucessão, atualmente sob a liderança do Soke Yoshimochi Kiyoshi, 12° sucessor, filho do Shihan Gosho Motoharu.
O Shihan Gosho Motoharu foi o grande responsável por manter o estilo vivo e em sua forma original em nossos dias. Discípulo do 8° Soke (mestre sucessor), Aoki Kikuo, tornou-se em 1961 o 9° Soke Daiken (sucessor adjunto). Foi o mestre dos sucessores da 10ª, 11ª e 12ª geração do estilo.
O Sensei Jorge Kishikawa foi discípulo do Shihan Gosho Motoharu. Possui Menkyo Kaiden, a mais alta graduação no estilo, recebida diretamente do Shihan Gosho Motoharu.

-Katori Shinto Ryu
É o estilo mais antigo de Kobudo e considerado como raiz de todas as artes Samurais.
Foi fundado por Choisai Ienao, um samurai da província de Chiba em 1447, o que faz deste o primeiro estilo de combate criado no Japão.

Conta-se que Choisai isolou-se no templo de Katori (Katori Jinguu) por mil dias, treinando intensivamente, até que teve uma revelação divina a partir da qual criou seu estilo.
Nos séculos seguintes o estilo manteve-se intocado no Katori Jinguu, considerado o berço das artes marciais do Japão. Importantes figuras históricas, como Oda Nobunaga e Toyotomi Hideyoshi visitaram o templo em busca de aperfeiçoamento nas técnicas de combate.

São abordadas na aula técnicas de Kenjutsu, Bojutsu (bastão longo), Naginata (alabarda) , Iaijutsu (espada de metal) , Sojutsu (lanca).

O Sensei Jorge Kishikawa é discípulo do Shihan Otake e foi designado Shidousha (professor oficial) do estilo para a América do Sul e países onde tenham as filiais do Instituto Niten.

O Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu é a única forma de artes marciais reconhecida como Tesouro Nacional (Bunkasai) pelo governo Japonês.


- Suio Ryu Iai Kenpo
Um dos mais completos estilos de Kobudo, possui técnicas de Iaijutsu, Kenjutsu, Jojutsu, Naginata e Kusarigama, entre outros.
O estilo está sediado no Japão sob a liderança do 15° Soke, Yoshimitsu Katsuse Kagehiro.
O Sensei Jorge Kishikawa é discípulo do Soke Katsuse e representante oficial na América do Sul.

- Shindo Muso Ryu
O Shindo Muso Ryu é o principal estilo de Jojutsu, a arte de combate com o bastão.
Além das técnicas com bastão o Shindo Muso Ryu compreende ainda outros estilos:
  • Kasumi Shinto Ryu Kenjutsu
  • Ikkaku ryu Jittejutsu
  • Isshin Ryu Kusarigamajutsu
  • Uchida Ryu Tanjojutsu
  • Ittatsu Ryu Hojojutsu

Nestes estilos são ensinados algumas das armas mais exóticas dos samurais, como Kusarigama (foice com corrente) e Jitte (bastão de metal usado para desarmar espadas).
O principal mestre do estilo hoje no Japão é o Osato Kouhei Sensei, sucessor de Kaminoda Sensei. O Sensei Jorge Kishikawa foi discípulo de Kaminoda Sensei há muitos anos, sendo o representante oficial do estilo para a América do Sul.
O Instituto Niten trouxe Kaminoda Sensei ao Brasil duas vezes, em 2002 e 2005, acompanhado por comitiva com os principais mestres do estilo, incluindo Osato Kouhei Sensei..

- Sekiguchi Ryu Iaijutsu
Estilo de Iaijutsu fundado no século há 400 anos por Sekiguchi Yarokuemon Ujishin como um estilo de Jujutsu (técnicas desarmado). Seu filho e sucessor, Sekiguchi Ujinari foi quem adicionou as técnicas de espada.
A linhagem praticada no Instituto Niten é conhecida como linhagem Higo, e preserva estas técnicas com espada.
Aoki Kikuo sensei, o 8° Soke do Hyoho Niten Ichi Ryu, o estilo de Miyamoto Musashi, foi também Soke da linhagem Higo do Sekiguchi Ryu.

Além destes estilos, ensinados no Instituto Cultural Niten, ao longo dos anos o Sensei Jorge Kishikawa também praticou outros estilos, muitos dos quais continua praticando, diretamente com os maiores mestres.

Kobudo e Koryu
O termo Kobudo também costuma ser referido por Koryu. Esta denominação é bastante usada para evitar confusão com Ryukyu Kobudo, que é a prática de armas dentro do karatê, que não tem relação com os estilos de Kobudo.
Outros termos usados para designar as artes criadas pelos samurais são bujutsu, kobujutsu, koryu-bujutsu e koryu-budo, entre outros. No Instituto Niten adotamos Kobudo por ser o termo utilizado no Japão pela principal associação de estudo e pesquisa dos estilos samurais, a Nihon Kobudo Kyokai


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br