Kusarigama - Instituto Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral
Demonstração de Kusarigama (V Torneio Brasileiro por Equipes de Kobudo - Santos - Outubro de 2006)

Kusarigama

Foice com corrente


Redação Niten

Kusarigama, ou foice com corrente, é uma das mais exóticas armas dos samurais. Composta por uma foice com uma corrente presa ao cabo e um peso de metal na outra extremidade da corrente, é uma arma versátil.

As técnicas do Kusarigama refletem esta versatilidade. Podia ser usada para imobilizar o oponente com a corrente, quebrar ossos com o peso, cortar e perfurar com a lâmina, defender e fazer ataques com o cabo da foice, além de prender a arma do oponente com a corrente a partir de uma distância segura.


Veja o treinamento da Kusarigama e outras armas praticadas no Instituto Niten

O Kusarigama é uma das armas dos samurais que exigiam mais tempo para aprender a usar com eficiência. Muitos anos de prática eram necessários antes que o samurai fosse capaz de usar a kusarigama de forma efetiva.

Dentre os principais estilos de Kusarigamajutsu podemos destacar o Isshin Ryu, um dos mais antigos estilos do kobudo, hoje ensinado em conjunto com o Shindo Muso Ryu Jojutsu; o Suio Ryu, que traz em seu currículo as técnicas do estilo Fukuhara Ha Masaki Ryu Kusarigamajutsu.

No Instituto Niten o Kusarigama é praticado nas aulas de Jojutsu. Os alunos aprendem as técnicas que advém dos estilos antigos, mantendo viva a tradição de uma das mais incríveis armas dos samurais.


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br