20 Anos do Instituto Cultural Niten - Guia do Evento Ir para o Conteúdo
imgcentral

20 Anos

Fotos da Comemoração dos 20 Anos do Instituto Niten


Alguns Cafés com o Sensei
sobre os 20 Anos do Niten




20Anos - Vídeo da História do Niten










"Para executar grandes coisas é preciso viver como se nunca fosse morrer "- Marques de Vauvernagues

Apesar de ser um tanto contraditório ao espírito do Hagakure, que adoto desde a minha infância, não posso negar a importância que teve Vauvernagues para chegarmos aos 20 anos do Niten.
Hoje, como prometido, deixo o vídeo que foi exibido durante o Ato Solene no início das comemorações com a retrospectiva destes 20 anos de Niten.
Você verá fotos antigas, colegas mais jovens (sem cabelos brancos ou com cabelos) e lugares que marcaram uma época.
Bons tempos. Todos eles, cada qual à sua maneira. Rindo ou chorando, todos aprendemos muito.
- Saudades? - perguntarão-me alguns.
- Algumas vezes sim, algumas não. Faz parte da vida.- responderei.
Mas o que realmente importa é que crescemos. No tamanho e no espírito. E chegamos até aqui.
-Okagesama - digo eu. Não fui eu que consegui. Foi uma força maior que me fez conseguir. Uma força que me fez conseguir viver como se nunca fosse morrer.
Sou um homem de sorte: tenho uma força maior que me acompanha e vocês que me acreditam.
Arigato.






 




20Anos - Homenagens na Assembleia


Saiu hoje no Jornal Nippak a matéria que fala sobre a alegria e empolgação contagiante do Niten, que toda a nossa comunidade nipo-brasileira pôde testemunhar.
É claro que, longe ser uma religião, a disciplina e respeito do Niten, virtudes tão enfatizadas e arrisco a dizer, enraizada ao longo dos anos e em cada um dos alunos, despertou a admiração por parte de todos os que, mesmo não sendo alunos, são simpatizantes do Niten.
Não é por menos, porque é a primeira vez que pelo menos 250 alunos reunidos, recitaram os mandamentos do Hagakure em japonês arcaico. É a primeira vez também que o hino do Niten foi cantado em toda a sua intensidade. É a primeira vez que a família Niten estava toda feliz. Imagine uma grande família feliz!
Todo este evento maravilhoso não teria sido possível se não fosse a iniciativa de todos os nossos alunos e o apoio da comunidade nipo-brasileira, a quem agradecer, seria pouco.
Estiveram lá, além das autoridades citadas nesta matéria: Exmo. Gen. Obara, Exmo. Cel. Kiyono, Exmo.Cel. Endo, Exmo Del.Dr. Mauricio Lemos Freire, Dep. Hatiro Shimomoto, Sr. Elison Tompson (presidente da Associaçao Ikebana do Brasil), Sr, Mario Udo (presidente da Associaçao Nikkey do Brasil), Prof. Douglas Vieira (medalha prata de judo em Los Angeles), entre vários outros colegas e quem dirijo meus agradecimentos.
Ao consulado japonês, representado pelo Exmo. Cônsul Hiroaki Sano e à Associação de Chado Urasenke do Brasil, mestre Soke Hayashi, sentimo-nos honrados pela calorosas palavras enviadas ao nosso Ato Solene na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Não posso deixar de mencionar a Homenagem prestada pela Câmara dos Deputados de Brasília: foi-me entregue pelo nosso irmão do Niten Dep. Walter Iihoshi. Guardo com muito carinho a lembrança de meu aluno Reinaldo, seu irmão "que voltava sempre feliz para a casa , após os treinamentos no Niten".
Como bem descrita na matéria, nossa meta não será nada modesta nos próximos anos. Leia:



Clique na matéria para ampliar




20Anos - Palavras no Ato Solene


A partir de hoje, deixo no Café, as palavras que se fizeram ouvir durante o Ato Solene em Homenagem aos 20 anos de fundação do Niten.
Alguns um pouco longos devido a grandiosidade do evento, mas todos, creio eu, ditos do fundo do coração.
Hoje, deixo as minhas palavras.
Amanhã dos nossos companheiros.
E por último, a do mentor operacional desta grande festa, o coordenador geral Wenzel Bohm.

Aprecie sem moderação: El video que aparece a continuación es en portugues








+ Cafés com o Sensei sobre os 20 Anos


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br