Aprendendo com Bushido - Instituto Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Bushido no Niten

A influência do Bushido no Instituto Niten


Redação Niten

Em um mundo onde a perda de valores é evidente e a queda do individuo anunciada, o Sensei Jorge Kishikawa traz de volta
os conhecimentos dos antigos como antídoto para os problemas.
E, entre um deles, está o Bushido.

Concentração, Disciplina, Honra e Lealdade .
Palavras que ecoavam fundo nos corações da classe guerreira do Japão Feudal, os Samurais.

O Bushido é
o alicerce sobre o qual os treinamentos
são conduzidos no Niten

O Bushido (literalmente, significa "caminho do guerreiro"), seu código de honra e ética, é o alicerce sobre o qual os treinamentos com a espada são conduzidos no Instituto. Os alunos treinam a prática da espada segundo a tradição e, ao final de todas as aulas, recebem ensinamentos da filosofia para o desenvolvimento espiritual e aplicação prática no dia-a-dia.

Niten Kobudo Kenkyusho


Em Japonês “Instituto Niten” traduz-se como Niten Kobudo Kenkyusho(二天古武道研究所), ou em uma tradução aproximada para o português, "Instituto Niten de Pesquisa das Tradições Guerreiras"..
Este nome reflete o ideal do Instituto Niten, que é pesquisar a fundo os diversos estilos criados pelos samurais (kobudo) e sua aplicação no combate, resgatando a essência das artes da espada samurai

Para assimilar o Bushido, é preciso conviver com pessoas que conheçam os costumes e protocolos da cultura japonesa, ou seja, que foram diretamente influenciados por ele. Após o fim dos Samurais como classe social, no final do século XIX, o lugar onde o Bushido se manteve vivo em sua forma mais pura foi dentro dos dojos de espada. Na convivência de décadas com os mestres destas escolas, hoje a primeira ou segunda geração de sucessores destes "últimos samurais", o Sensei Jorge Kishikawa tornou-se um dos principais conhecedores do Bushido fora do Japão, destacando-se também por dominar os vários estilos antigos criados pelos Samurais.

Com o Instituto Niten, o Sensei Jorge Kishikawa promove a divulgação do Bushido não como um tema teórico a ser estudado através de livros, mas como uma filosofia de vida adaptada para nosso tempo, ou seja, para ser vivenciada no dia-a-dia. Este trabalho foi pela primeira vez compilado em 2004, com o lançamento do livro "Shin Hagakure: Pensamentos de um Samurai Moderno", de autoria do Sensei. Por seu trabalho de difusão do Bushido em nossa cultura, o Sensei Jorge Kishikawa foi homenageado com o Dia do Samurai, comemorado todo ano na data de seu aniversário, 24 de Abril.


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br