Livros do Sensei Jorge Kishikawa - Insituto Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral
Sensei Jorge Kishikawa demonstra sequencia de Iaijutsu (Foto de José JR)

Livros do Sensei Jorge Kishikawa

Os samurais e seu modo de vida, ontem e hoje


Redação Niten

2003 - DO, A Essência da Cultura Japonesa
Organizado pelo Centro Urasenke de cerimônia do chá, este livro aborda os diversos Caminhos presentes na cultura Japonesa, como Chado (cerimônia do chá), Budo (artes marciais), Shodo (caligrafia), Butsudo (budismo), entre outros.
Os mais importantes expoentes de cada um destes caminhos contribuíram para a obra com seus conhecimentos. O Sensei Jorge Kishikawa ficou a cargo do capítulo sobre o Budo, onde desenvolveu um panorama geral do desenvolvimento das artes marciais no Japão e no Brasil, enfocando não somente o Kobudo e o Kendo, mas também outras importantes artes japonesas, como o karatê e o judo.

2004 - Shin Hagakure, Pensamentos de um Samurai Moderno
No ano do boom samurai, ocasionado graças a filmes como O Último Samurai, centenas de novos praticantes iniciam os treinamentos, Motivados pela recente "descoberta" cultura samurai. Como forma de manter a unidade de pensamento em todos os Dojos do Instituto Niten, o Sensei publicou o livro Shin Hagakure – Pensamentos de um Samurai Moderno (Editora Conrad), trazendo ensinamentos de toda a sua vivência no bushido. O Shin Hagakure tornou-se uma obra de referência no estudo do bushido aplicado à vida moderna, não somente para os alunos do Niten e de outras artes marciais, mas para todos interessados em encarar a vida na sociedade moderna com o espírito de um samurai.
Mais sobre o Shin Hagakure

2006 - O Livro dos Cinco Anéis de Miyamoto Musashi
O Sensei Jorge Kishikawa foi o revisor técnico de O Livro dos Cinco Anéis (Gorin no Sho), a obra mais importante de Musashi Sensei. A edição revisada pelo Sensei Jorge Kishikawa é a primeira, no Ocidente, feita por um praticante do estilo, alguém que compreende a fundo a mensagem deixada por Musashi Sensei e sua aplicação técnica e filosófica.
A apresentação da obra ficou por conta do Sensei Gosho Motoharu, Shihan da 9ª geração.

2010 - Shin Hagakure, 2º edição
O livro Shin Hagakure foi lançado em dezembro de 2010 com verbetes novos além de citações de autores internacionais que compartilham dos mesmos princípios do Sensei Jorge Kishikawa. Em um formato renovador , a nova edição apresentará ao leitor imagens inéditas das armas e técnicas samurais.
Mais sobre o Shin Hagakure

2016 - Shin Hagakure, 3º edição
Em 2016 foi lançada a terceira edição do Shin Hagakure, novamente ampliada, sendo publicada em 2 volumes.
No primeiro volume f​oram abordados assuntos gerais, assuntos filosóficos e culturais aplicáveis ao cotidiano de praticantes e não praticantes.
O segundo será bastante útil ao praticante, tanto do Instituto Niten quanto de outra modalidade marcial, pois ​trata de aspectos técnicos do combate.
Mais sobre o Shin Hagakure

2020 - Gorin no SHo - O Livro dos Cinco Anéis de Miyamoto Musashi - versão definitiva
O Sensei Jorge Kishikawa revisita novamente a obra de Miyamoto Musashi, desta vez com tradução de sua esposa, Rosa Mika Kishikawa e amplamente comentado pelo próprio Sensei. A versão vem ainda com fotos do Sensei nos principais locais da trajetória de Miyamoto Musashi Sensei no Japão. Versão disponível em eBook e impresso.
Mais sobre o Gorin no Sho






Além dos livros, o Sensei mantém o Café com o Sensei, uma coluna eletrônica diária onde aborda de forma descompromissada diversos assuntos
Os livros do Sensei Jorge Kishikawa estão disponíveis nas principais livrarias e também na Kendo Online

topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br