Dia do Samurai 2008 - São Paulo - Instituto Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral
Desembarque da Maria-Fumaça (Dia do Samurai 2008)

Dia do Samurai em São Paulo

Samurais na trilha dos primeiros imigrantes


Redação Niten

Na capital paulista, o Dia do Samurai foi comemorado no Memorial do Imigrante.

A bandeira do Japão que veio no Kasato Maru foi carregada pelo Sensei



O local foi escolhido seguindo a programação de eventos do Instituto Niten, que refaz o caminho dos primeiros imigrantes japoneses que chegaram ao Brasil.

Sempai Wenzel Bohm, explica a escolha:

"Começamos o ano com um evento em Santos, onde fizemos um desembarque de um navio, representando a chegada do Espírito Samurai ao Brasil, a bordo do Kasato Maru em 1908.
De lá, estes primeiros imigrantes vieram para São Paulo pela Maria-Fumaça, cujo local de chegada era uma hospedaria que hoje é o Memorial do Imigrante. E foi esta parte do trajeto que refizemos hoje, no Dia do Samurai”
.

Alunos do Instituto Niten e convidados desembarcaram da Maria-Fumaça, que até hoje é preservada. Um momento especialmente emocionante foi quando o Sensei Jorge Kishikawa, acompanhado de seus alunos, saiu da locomotiva carregando a bandeira japonesa que estava a bordo do Kasato Maru.

Após o desembarque, os presentes acompanharam demonstrações de Kobudo feitas pelos alunos do Instituto Niten.

Foram demonstrados alguns dos estilos mais importantes do Kobudo, como o Hyoho Niten Ichi Ryu, de Miyamoto Musashi, o Suio Ryu e o Shindo Muso Ryu.

Sensei com a bandeira centenária

A demonstração seguiu depois com uma demonstração feita pelo Sensei Jorge Kishikawa e pelo Sempai Wenzel, de seqüências do estilo Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu, um estilo com uma tradição de 600 anos e considerado tesouro nacional do Japão.

Para finalizar, os presentes viram um combate utilizando Yoroi, as armaduras dos samurais, e espadas de metal.

Foi um dia muito especial, com muitos momentos emocionantes. Sem dúvida ficará na lembrança de todos os presentes.

A Jornada dos Samurais na Imigração continua



Próximo evento organizado pelo Instituto Niten seguindo a trilha dos primeiros imigrantes será o Gashuku realizado em Ribeirão Preto no mês de maio. A cidade do interior paulista foi uma das principais que recebeu os colonos japoneses. Está planejado um treinamento especial em uma antiga fazenda de Café.

A programação do Instituto Niten no ano do centenário continua ainda, com mais novidades nos próximos meses.


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br