Relatos dos Alunos - 10º TBIK em Belo horizonte Ir para o Conteúdo
imgcentral
10º Tornei Brasileiro Individual de Kobudô - Maio 2011 - Foto: Renato Kendi

Relatos dos Alunos

Palavras dos alunos


"Sábado dia 14 de março de 2011, fui assistir pela primeira vez a um torneio de kobudo já havia asistido a muitos treinos no período de 2001 a 2004 em Belo Horizonte, mas campeonato é diferente.
Cheguei por volta das 9:30 e saí ás 18:30 do local do torneio. Foram horas de alegria, boa convivência que não se arrefeceram com o passar das horas. Saí cansada físicamente, mas com energia renovada e muito bem interiormente. A impressão que tive que estes sentimentos eram também dos atletas e não atletas. Mas havia em mim um ouro sentimento que estava comigo desde as primeiras horas daquele dia, o do orgulho. Orgulho de ver a unidade BH como uma Fénix que ressurge das cinzas e readiquiri a sua luz. O sorriso estampado no rosto dos guerreiros das Alterosas dizia tudo. Fiquei profundamente emocionado e com as esperanças renovadas nos valores, isto é, nas virtudes dos samurais, que se espalham, pelo exemplo, a todos que convivem com estes guerreiros. Basta ouvir o que os funcionários do Clube Recreativo Mineiro comentam sobre os membros do Niten/BH, que utilizamas dependências daquele clube.
Agradeço pela oportunidade de copnviver por algumas horas, com este grupo de pessoas tão especiais que formam o Instituto Niten, no Brasil."
- Pacheco Barbosa - Belo Horizonte



"Estive no torneio foi muito bom para mim, como o Sensei disse só quando nos deparamos com o adversário que podemos ter a sensação verdadeira de um combate, já vou me programar para o próximo com mais garra e afinco, neste ganhei apenas uma luta tanto no Iaijutsu como no Kenjutsu, fiquei satisfeito com minha pouca experiência em torneios, obrigado mais uma vez por poder apreender o caminho.
Sayonara Arigato Gozaimashita
" - Tengan - Santos



"O torneio este ano esteve muito bem equilibrado, tanto na parte técnica dos participantes como também na parte de arbitragem. Aqui em São Paulo nós vemos os juizes sendo treinamos incansavelmente pelo Sensei para que não aconteçam erros na arbitragem e foi o vimos no torneio, os juizes fazendo muito bem a sua parte e não ouvi, principalmente dos mais novos, reclamações quanto a arbitragem. Além de que este ano, quando falávamos com os mais novos eles nos diziam que perderam por estarem nervosos, ou estarem deixando este ou aquele golpe mais aberto e que por isso perderam para adversários que conseguiram ver as brechas. Achei está uma atitude muito interessando por parte deles pois poucos são aqueles que admitem os próprios erros e menos ainda aqueles que percebem aonde erraram.
Domo Arigatou Gozaimashita Sensei por mais uma experiência inédita em torneios, mesmo não participando efetivamente, eu pude aprender muito e entender ainda mais.
" - Suelen Favaron - São Paulo



"Acredito que mais uma vez o Niten nos mostrou o quão importante é viver a experiência de "ir para guerra". Enfrentar nossos inimigos interioes e por em cheque tudo aquilo que treinamos, sejam nos katas de iaijutsu/jojustu bem como no combate do kenjustu.
Nesse torneio, o Sensei pediu para que ficassemos de olho nos mais novos, fazendo com que eles não se sentissem excluidos ou perdidos no meio do turbilhão de eventos que acontecem ao mesmo tempo no torneio. Acredito que essa era SIM a tarefa mais importante para nós 5º Kyu, mais até do que ganhar categoria. Espero que o Sensei tenha ficado satisfeito com o cumprimento da missão.
Sobre minha performace no shiai, a unica coisa que posso dizer que é ainda estou com as palavras nos Sensei na minha cabeça. "Ainda falta tudo...", "Precisa treinar mais...".

E irei treinar...
Arigato gozaimashita pelos momentos inesquecíveis nesse torneio.
" - Mathias - São Paulo



"É com grande felicidade que digo que a cada torneio consigo acompanhar não só a minha evolução como a evolução dos demais colegas na arte da espada. Vejo evolução tecnica sim mas mais importante que isso vejo evolução no espirito de união das pessoas, pessoas que fazem questão de saber quem sao seus companheiros, mesmo que só os venha a reencontrar em torneios.
Arigato gozaimashita pela oportunidade de fazer parte do Niten, lugar onde se esta sempre em busca de evolução espirital pela espada, assim como sonhou Musashi Sensei."
Radha - São Paulo


"neste torneio, a diferença entre fazer uma sequencia no treino , ou mesmo em um shiai no treino, e fazer a mesma sequencia no campeonato, se tornou mais perceptivel.
O ki se desfaz, o espirito se move e o inimigo fica ainda mais invisivel do que costumava ser.
É sempre bom lembrar que por mais que se treine, há coisas que nao se pode desenvolver sem experimentá-las pessoalmente.

Arigato Gozaimashita "
- Massaru - São Paulo


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br