O Instituto Niten promoveu o tradicional Gashuku de final de ano na Serra da Cantareira. Mesmo com a chuva e o tempo fechado, a Associação Paulista de Medicina conseguiu reunir mais de cem alunos de todo o Brasil. A fantástica paisagem da Serra da Cantareira ajudou a criar um clima de seriedade e concentração entre todos os alunos.
O treinamento do Kenjutsu combate shiai deu início às atividades no sábado, dia 08. Um dos destaques da disputa foi a arbitragem que impressionou a todos com seus detalhes técnicos, que fizeram toda a diferença, não somente para aprimorar a disputa, mas, também, na tomada de decisões importantes.
Nas quadras da APM, os alunos praticaram e aperfeiçoaram, juntamente do Sensei, as técnicas do tradicional Iaijustu Sekiguchi Ryu e do Hyoho Niten Ichi Ryu Kenjutsu.
Na mesma noite, logo após o jantar, o clima era de pura alegria com o tradicional show de talentos. Um momento importante de descontração ajudou a unir ainda mais as pessoas dos mais diferentes estados, para que assim, dividissem suas satisfações, experiências, ensinamentos e opiniões.
No início da manhã de domingo, era possível observar a movimentação de alunos circulando pelas dependências do clube. Uma intensa preparação para o exercício matinal e o canto dos hinos nacionais do Brasil e Japão.
Já era previsto mais um dia fechado, na Serra da Cantareira. O tempo estava colaborando com os katas e com as sequências de movimentos treinadas, o que não era um impedimento para a realização das atividades.
Logo após o Tyorei e o café da manhã, os treinos recomeçaram com uma novidadee surpresa para muitos: o Suiyo Ryu Kogusoku, combate com Wakizashi com saya específica para shoto de carvalho branco.
Um treinamento diferenciado pôde ser observado logo após o treinamento do Shindo Muso Ryu Jojutsu. Os alunos tiveram a oportunidade de praticar o corte da espada japonesa com o Tameshi giri. Os novatos experimentaram o corte real com os juncos preparados antecipadamente pelos próprios alunos. Os mais experientes usaram peças de tatame , pois exige uma técnica mais aperfeiçoada para realizar o corte.
Para muitos que participaram do Gashuku, o evento apresentou novidades e grandes desafios. Este encontro fez valer o verdadeiro sentido da expressão que nomeia o encontro “Gashuku”, que refere-se à convivência mútua em harmonia. Não faltaram agradecimentos por parte dos alunos por estes dois dias de ensinamentos. Agora, os alunos se preparam para superar mais um ano cheio de expectativas e desafios samurai.