Suio Ryu Iai Kenpo - História Ir para o Conteúdo
imgcentral
Linhagem de sucessão do Suio Ryu

Suio Ryu Iai Kenpo - História

Histórico e linhagem de sucessão


Redação Niten

O Suio Ryu Iai Kenpo foi criado pelo Samurai Mima Yoichizaemon Kagenobu (1577-1665). Nascido na província de Dewa, desde jovem estudou o Kenjutsu do estilo Bokuden Ryu, fundado pelo famoso Samurai Tsukahara Bokuden, e também o Kongo Jo Joho, técnicas de jojutsu (arte do manejo do bastão de madeira) praticado pelos monges que habitavam as montanhas da região.

Aos 18 anos já era famoso como um dos mais hábeis samurais da região. Foi neste ano que teve um encontro que iria mudar o rumo de seu treinamento.
Seu pai, Mima Saigu, recebeu a visita de um amigo, famoso por sua habilidade marcial, chamado Sakurai Goroemon Naomitsu.
Sakurai era praticante do Hayashizake Ryu, sendo discípulo direto do fundador, Hayashizake Jinsuke Shigenobu (1559-1604), um dos mais importantes mestres do período Edo. Foi Hayashizake Jinsuke quem difundiu o Iaijutsu, técnicas de desembainhar a espada com velocidade em combate. A maior parte dos estilos de Iaijutsu existentes hoje teve traçada sua origem até este importante mestre.

Yoichizaemon convidou o amigo de seu pai para um duelo amigável, que foi imediatamente aceito. No momento do duelo, conta-se que Yochizaemon empunhou a espada de madeira em Chudan, a postura do meio, enquanto Sakurai simplesmente deixou seu Bokuto preso no obi (faixa), com a mão direita segurando o cabo. Avançaram em direção ao outro. Yochizamon, sentindo que não tinha como atacar, recuou assumindo o kamae Jodan (postura superior). Porém, neste momento, com um movimento rápido, Sakurai sacou a espada e passando pela guarda do oponente posicionou a ponta de sua espada na frente do rosto de Yoichizaemon.

Impressionado, Yochizaemon pediu a Sakurai que o aceitasse como discípulo. Sakurai aceitou, e nos meses seguintes passou ao jovem os princípios do Iaijutsu.

Yoichizaemon praticou com afinco até sentir que dominou completamente as técnicas de desembainhar a espada com velocidade. Partiu então para um Musha Shugyo, jornada de aprimoramento pelo Japão. Durante este período praticou com diversos mestres para aperfeiçoar sua técnica, dentre eles Destaca-se o treinamento com a Naginata (alabarda) com os monges guerreiros do monte Hiei.

Almejando alcançar a profundidade espiritual e filosófica através do treinamento, não se limitando aos aspectos físicos do treinamento, Yoichizaemon praticava também o Xintoísmo e a meditação, chegando a se isolar por longos períodos em locais sagrados. Conta-se que no vigésimo ano deste treinamento teve uma iluminação, ao ter uma visão de gaivotas brancas voando sobre a água. Após esta revelação, nomeou seu estilo Suio Ryu, ou estilo Gaivota da água. Aos 67 anos, Yoichizaemon se aposentou e passou o estilo a seu filho, Mima Yohachiro Kagenaga, que acrescentou 10 técnicas básicas introdutórias de Iaijutsu ao estilo.

O fato de Yochizaemon ter se aprofundado no uso de diversas armas deu ao Suio Ryu uma extensa gama de técnicas. O Kenjutsu e Jojutsu que aprendeu em seus primeiros anos, o Iaijutsu de Sakurai Goroemon e a Naginata dos monjes do monte Hiei estão presentes, de forma harmoniosa e consistente. Nove gerações depois foi introduzido também a Kusarigama (foice com corrente) do estilo Massaki Ryu pelo 9° Soke, Fukuhara Shinzaemon Kagenori.

Mima Yoichizaemon Kagenobu, ao longo de uma vida dedicada à alcançar a iluminação espiritual através do Budo, criou um dos estilos mais importantes do Kobudo. Seu legado é transmitido até hoje pelos seguidores de seu estilo, atualmente na 15ª geração, liderado pelo Soke Yoshimitsu Katsuse.

Linha de sucessão
  1. Mima Yoichizaemon Kagenobu
  2. Mima Yohachiro Kagenaga
  3. Akiyama Sangoro Kagemitsu
  4. Nishino Shichizaemon Kageharu
  5. Yoshino Tubei Kagetoshi
  6. Yoshino Tozaburo Ietaka
  7. Yoshino Togehei Sadamitsu
  8. Yoshino Yaichiro Sadatoshi
  9. Fukuhara Shinzaemon Kagenori
  10. Fukuhara Shingoto Iesada
  11. Fukuhara Jujiro Sadayoshi
  12. Fukuhara Shinbei Yoshisada
  13. Mizuma Hanbei Kagetsugu
  14. Katsuse Mitsuyasu Kagemasa
  15. Katsuse Yoshimitsu Kagehiro

topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br