A história do Hyoho Niten Ichi Ryu Ir para o Conteúdo
imgcentral
Shihan Gosho Motoharu explicando os detalhes do estilo

História do estilo

Breve histórico do Hyoho Niten Ichi Ryu


Redação Niten

A linhagem do Hyoho Niten Ichi Ryu que seguimos foi iniciada pelo famoso samurai Miyamoto Musashi(1584-1645) e transmitida a um de seus principais discípulos, Terao Kyumanosuke Nobuyuki. Hoje, 12 gerações de discípulos depois, é praticado numa linhagem direta e ininterrupta, atualmente representada pelo mestre Yoshimochi Kiyoshi (12° sucessor do estilo).

Desde a nona geração o estilo se encontra sediado na cidade de Usa, prefeitura de Oita, Japão. O estilo chegou à cidade trazido pelos mestres Kiyonaga Tadanao e Gosho Motoharu, discípulos do oitavo Soke Aoki Kikuo.

Aoki Soke, era também sucessor do estilo Sekiguchi Ryu, de Iaijutsu. Gosho sensei foi um de seus mais próximos discípulos e, em 1955, recebeu do mestre o Menkyo Kaiden (graduação máxima ) no Niten Ichi Ryu e no Sekiguchi Ryu.

Mais tarde, em 1961, Gosho Sensei recebeu de seu mestre a nomeação de Shihan e Soke Daiken (sucessor adjunto) da 9ª geração do Hyoho Niten Ichi Ryu e do Sekiguchi Ryu. Kiyonaga Tadanao tornou-se o 9° Soke. Outro díscípulo, Yonehara Kameo, foi escolhido como 15° soke do Sekiguchi Ryu.

Em 1976, o Soke Kiyonaga faleceu repentinamente sem deixar um sucessor designado. Enquanto um sucessor não era escolhido, o Shihan Gosho Motoharu ficou responsável pelo estilo. Após oito meses, a família do Soke Kiyonaga designou postumamente como 10° Soke Imai Massayuke, um discípulo do estilo que iniciara tempos antes. O Shihan Gosho Motoharu continuou como responsável técnico para transmitir o estilo ao 10° Soke e aos demais discípulos.

Nos anos seguintes o Shihan Gosho Motoharu passou o conteúdo do estilo para Imai Soke e Kiyonaga Fumiya, o filho do nono Soke e próximo sucessor. Posteriormente, Imai Soke promoveu uma mudança nas técnicas do estilo, se distanciando do que fora praticado até então. O shihan Gosho Motoharu continuou ensinando o Hyoho Niten Ichi Ryu original a seu filho, Yoshimochi Kiyoshi, e outros discípulos, preservando a forma do estilo tal como passada por Aoki Soke. Em 1999 o mestre Gosho certificou Yoshimochi Sensei com o Menkyo Kaiden, atestando a passagem total dos ensinamentos do estilo.

Em 2003, Imai Massayuke decidiu terminar o uso do título Soke no estilo e ter três sucessores de 11ª geração chamados Daijuichi. Além do mestre Kiyonaga Fumiya, havia um representante de outra parte do Japão e um de Taiwan. Foram feitas duas cerimônias de passagem do estilo no Japão, onde a principal relíquia do estilo, o Bokuto de Musashi Sensei, foi passado simbolicamente para os sucessores. O Bokuto se encontra agora em posse do santuário da cidade de Usa e está disponível para os sucessores de 11ª e 12ª geração por períodos limitados de tempo, devendo depois retornar ao templo.

Em 2004, o mestre Kiyonaga Fumiya, o mais representativo dos 3 sucessores, faleceu. Seus discípulos, do Japão e do Brasil, solicitaram ao Shihan Gosho Motoharu que assumisse novamente a liderança do grupo, retomando a forma original do estilo.

De 2005 à 2007, o estilo permaneceu vivo em Oita na linhagem familiar do Shihan Gosho Motoharu, chamada Gosho Ha Hyoho Niten Ichi Ryu. Em 2007, a Federação de Kendo de Oita solicitou formalmente ao Gosho Sensei e à família Kiyonaga que restabelecessem a linha Seito (principal) do estilo em Oita. A família Kiyonaga declarou Yoshimochi Kiyoshi, filho de Gosho Sensei, e seu sucessor no Gosho Ha Hyoho Niten Ichi Ryu, como Junidai (12° sucessor) do Seito Hyoho Niten Ichi Ryu, seguindo a linhagem de Kiyonaga Fumiya.

Desta forma as duas linhas de estilos (Gosho Ha e Seito) foram reunificadas sob a liderança de Yoshimochi Kyoshi sensei, 12° sucessor.



Gosho Sensei (atrás), com o 8º Soke, Aoki Kikuo Sensei e a esposa do Soke



Yoshimochi Kiyoshi, 12º Sucessor do Hyoho Niten Ichi Ryu e Ishii Toyozumi Sensei em frente à pedra da sucessão, onde estão gravados os nomes dos sucessores de Musashi Sensei


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br