
Jô, um bastão de madeira de 1,28m. Os samurais transformaram este objeto aparentemente simples em uma das mais completas armas de seu repertório.
O Jojutsu é uma atividade física que estimula o convívio entre os colegas de treino de diversas graduações, o desenvolvimento técnico ocorre naturalmente, com exercícios integrados entre alunos novos e antigos, com rítmo adaptável e de baixo impacto, suaves para o corpo, especialmente as articulações.
Hoje, o Jojutsu, a arte de lutar com o Jô é praticada amplamente, trazendo saúde, boa forma e a disposição de um guerreiro para pessoas de todas as idades. O Jojutsu surgiu como uma alternativa para os Samurais vencerem oponentes com espadas e outras armas sem precisar matá-los. Por possibilitar a vitória sem derramamento desnecessário de sangue, ficou conhecida como "A arte Samurai da Paz".

O Shindo Muso Ryu é o principal estilo que praticamos nas aulas de Jojutsu. Foi criado pelo samurai Muso Gonnosuke Katsuyoshi há cerca de 400 anos. "Dizem que Muso Gonosuke solicitou um duelo ao samurai imbatível Miyamoto Musashi, desafiando-o com uma espada . Neste duelo, os dois se enfrentaram com espadas de madeira carvalho branco, sendo Gonosuke sumariamente derrotado. Meses se passaram e eis que em uma de suas noites de intenso treinamento (shugyo), Gonosuke visualiza em um sonho a maneira de vencer Musashi. Os deuses acenaram no sonho que um bastão exatamente como o bastão (jo) de 1.28m de comprimento e 2.4cm de diâmetro, seria a arma ideal para vencer Musashi. Novamente, após intenso treinamento, pediu então a revanche, no qual foi atendido. Musashi utilizava a sua já conhecida técnica com duas espadas (NIto Jodan). Gonosuke partiu para um ataque fulminante , fazendo Musashi recuar e este ao avançar para dar o contragolpe, foi surpreendido pelo bastão, aceitando a derrota. Nasce a partir deste duelo, o Shindo Muso ryu Jojutsu." Saiba Mais
Sequência de Goshinjutsu
Shindo Muso Ryu
A origem do Jojutsu
Suio Ryu
O estilo do
Fundador
Muso Gonnosuke
Mestre
Sensei Jorge
Técnica
Kobudo