Sekiguchi Ryu Iaijutsu - Instituto Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral
Shihan Gosho Motoharu demonstrando Sekiguchi Ryu em matéria publicada na Kendo Nippon

Sekiguchi Ryu Iaijutsu

A vibrante energia do Iai


Redação Niten

O Sekiguchi Ryu Iaijutsu é uma ramificação do estilo Shin Shin Sekiguchi Ryu Jujutsu, que ensinava técnicas de combate desarmado e foi um dos principais estilos desta arte no período Edo.

As técnicas de Iaijutsu foram criadas por Sekiguchi Ujinari, o segundo soke do estilo. Na terceira geração as técnicas de Iai formaram um estilo a parte que se desmembrou da ramificação principal, que mantém o ensino do Jujutsu até hoje.

A ramificação que manteve as técnicas de Iaijutsu ficou conhecida por Higo Sekiguchi Ryu ou simplesmente Sekiguchi Ryu Iaijutsu. Estabeleceu-se em Kumamoto, onde ficou até a 14ª geração, com o mestre Aoki Kikuo (também Soke do estilo Niten Ichi Ryu).

Atualmente o Sekiguchi Ryu Iaijutsu encontra-se representado por discípulos de Aoki Soke, como Yoshimochi Kiyoshi Sensei (12º soke do estilo Hyoho Niten Ichi Ryu, filho de Gosho Motoharu).
O Sensei Jorge Kishikawa é discípulo direto de Yoshimochi Sensei, com quem leciona tanto o Sekiguchi Ryu quanto o Niten Ichi Ryu. Seguindo as instruções de Aoki Soke e de seu pai, Gosho Motoharu, Yoshimochi Sensei mantém os ensinamentos dos dois estilos na forma original, conforme chegaram ao século XX.

As técnicas são dinâmicas e vibrantes, com saltos, forte kiai (grito) e batidas de pé.
Contém técnicas com katana (espada longa), wakizashi (espada curta) e tanken (punhal).



Discurso - 20 Anos do Instituto Niten




Palavras enviadas por Yoshimochi Sensei, Mestre representante do Estilo Sekiguchi Ryu Iaijutsu e Hyoho Niten Ichi Ryu, para o Ato Solene na Assembléia Legislativa em comemoração aos 20 Anos do Instituto Niten em Agosto de 2013


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br