Reportagens Marcantes do Niten - Instituto Cultural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Reportagens Especiais


Kendo Nippon - Coluna do Baba Sensei

por Mídia - 17-set-2008

Matéria Publicada na Kendo Nippon 2008-09
Confira a tradução na íntegra:

"NÃO QUEREMOS PERDEDORES"

Nº 29


"Não existe futuro no meio do kendo, onde se valoriza somente as disputas vencer ou perder. Deve-se buscar um método que transmita as virtudes e que aprimore o potencial do indivíduo como um todo para que todos os praticantes de kendo sejam vencedores."



KENJUTSU DO BRASIL

Aprender com o Instituto Niten, que aprimora a filosofia da vida dos brasileiros através do "Espírito Japonês do Bushido"

Viajei para Brasil durante dias 20 de abril a 6 de maio numa programação de 17 dias e 16 noites, a convite do Sr. Jorge Kishikawa, com quem há muitos anos mantenho contato e amizade. Acompanharam na viagem 16 alunos do Campus Tsurukawa da Universidade Kokushikan, passando comigo dias de “Samadi (Zanmai)” em Kendo, Iaido e Kobudo.


(...)


Continua (post completo)

GLOBO - SPTV - Grito Samurai

por Mídia - 09-jun-2008

Matéria do Centenário da Imigração Japonesa no Jornal SP TV

Kendo Nippon - Niten Ichi Ryu

por Mídia - 04-abr-2008

Reportagem especial sobre o Niten Ichi ryu na Kendo Nippon



Budo no Michi : O Caminho Marcial - A satisfação de prosseguir

Continuidade Yoshuimoti Kiyoshi – Ishii Toyozumi (Prefeitura de Oita)

Retornando para sua cidade natal de Usa, seguem os passos de seu mestre, dando continuidade para o treino e herdando as técnicas de escolas de Koryu Bujutsu – Hyoho Niten Ichi Ryu e Sekiguchi Ryu – que lhes foram ensinadas em sua infância.

(...)


Continua (post completo)

GLOBO - Bom dia São Paulo

por Brenda-Adm - 26-mar-2008

Reportagem sobre o Dia do Samurai realizada pela Rede Globo



Sensei Jorge Kishikawa, fundador do Instituto Niten e introdutor no Brasil do Kobudo - as tradições guerreiras dos samurais - é um dos principais expoentes da cultura japonesa em nosso país. A data de seu aniversário, 24 de abril, virou o Dia do Samurai, em homenagem a seus esforços para difundir o espírito Samurai.

RECORD - Domingo Espetacular

por Niten - 26-mar-2007

Programa Domingo Espetacular com Paulo Henrique Amorim em 2007

GNT - Alternativa Saúde - Jojutsu

por Mídia - 10-set-2006

A arte das Espadas Samurais
2006 - Alternativa Saúde, GNT




Filosofia, técnicas, virtudes associadas à prática do Jojutsu no Instituto Niten. Senpai Wenzel explica ao programa Alternativa Saúde porque o Jo é a 'arma da paz', sua história, benefícios para a saúde e o equlíbrio entre corpo e mente trazidos pela prática, além de outras armas treinadas juntamente com o Jo, como o Jitte e a Kusarigama.

BAND - A noite é uma Criança

por Mídia - 14-abr-2006

Mulheres no Niten



As 'meninas do Kobudô', alunas do Niten são entrevistadas por Bárbara Koboldt para o programa A Noite é uma Criança e falam sobre as artes que praticam, as origens das modalidades, o que as motivou para o treinamento e sobre o aprendizado da cultura japonesa e as melhorias na vida proporcionadas pelo o Método KIR, desenvolvido pelo Sensei Jorge Kishikawa, que visa o desenvolvimento do potencial humano através da espada.

Kendo Nippon - O Espírito que enobrece

por Mídia - 15-jan-2006

"O Espírito que enobrece os Brasileiros"
Matéria da Revista KENDO NIPPON 01/2006 sobre o Instituto Niten



Página 1

Sensei Jorge Kishikawa e seu Método de Desenvolvimento de Potencial Humano através da Espada (Ken Nôryoku)

No Campeonato Mundial de 1988 realizado na Coréia o Sensei Jorge Kishikawa foi quem se tornou a principal força motriz a levar a equipe brasileira ao terceiro lugar.

O seu entusiasmo como “samurai” cresceu ainda mais e hoje em dia o seu conhecimento sobre “kobudô” (bushidô antigo) também é profundo. Ao mesmo tempo, no Brasil, sua terra natal, Kishikawa está desdobrando seus esforços para divulgar um novo método de desenvolvimento do potencial humano por meio do Kenjutsu. O caso-modelo do Brasil, de aplicar e aproveitar o “Kenjutsu” na sociedade nos traz muito a pensar.


(...)


Continua (post completo)

GLOBO REPÓRTER - Serenidade

por Mídia - 13-jul-2004

2004 - Globo Repórter, Globo
Serenidade na Cidade que não pode parar




O trabalho, o trânsito, a agitação da cidade. Como a arte da espada samurai e a filosofia do Bushido melhoram a qualidade de vida e ajudam a enfrentar os desafios do dia-a-dia? Nesta matéria realizada pelo Globo Repórter, o Sensei e os alunos do Niten são os personganes 'serenos' dessa agitada metrópole.

BAND - Comando da Madrugada

por Mídia - 04-jan-2004

Sensei Jorge Kishikawa apresenta a cerimônia do chá a Goulart de Andrade
2004 - Comando da Madrugada, Bandeirantes




A filosofia, reverência e a delicadeza da cerimônia do chá são retratados nesta matéria. Passo a passo, apresentador e espectadores aprendem os rituais e sutilezas da cerimônia que era praticada também pelos samurais, e que segue viva, como o Kenjutsu, até os dias de hoje.



topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br