Instituto Cultural Niten - Zekken - Identificação para Alunos Ir para o Conteúdo
imgcentral

Zekken

Identificação para Alunos


Acessório básico nos treinos do Instituto Niten e nos dojos tradicionais japoneses, o Zekken é uma identificação que vai presa no Bogu (no caso do Kenjutsu
e no Kimono, nos treinos de Iaijutsu e Jojutsu.


Zekken TARE - para Bogu

Zekken Kimono


No Zekken o nome do aluno é escrito em Katakana e Kanji ou somente um dos dois.
Katakana é o alfabeto fonético japonês para nomes e palavras estrangeiras. O Katakana é formado por aproximadamente cinquenta caracteres, cada um representando geralmente uma sílaba completa. Como nem todos os sons do português e de outras línguas estão presentes, ou podem ser perfeitamente reproduzidos pelo Katakana, muitos sons e sílabas são adaptados para a proncúncia do japonês. MARCELO por exemplo pode se tornar: MA-RU-SE-RO

Já Kanji é o "alfabeto" de ideogramas chinês, composto por milhares de ideogramas diferentes e também adotado no Japão. Comumente são usados entre 2000 e 3000 caracteres diferentes no uso do dia-d-dia no Japão, mas há mais de dez mil caracteres incluindo caracteres fora de uso e arcaicos. Os ideogramas ao invés de representarem um som, representam conceitos, concretos e abtsratos, ideias.

Um Zekken padrão do Instituto Niten contém o nome de nosso Dojo: "NITEN" (A), a pronuncia em KATAKANA geralmente do nome de guerra do Aluno (B), e o significado de seu nome em Kanji (C).

No Instituto Niten o Kanji precisa ter um significado real de um dos nomes da pessoa, não podendo ser algo inventado a gosto, ou relacionado a um apelido. No entanto o kanji não precisa necessariamente estar relacionado ao significado do NOME DE GUERRA utilizado pelo aluno. Pode ser o significado de qualquer um dos nomes ou sobrenomes, contanto que estes constem como nome oficial.

Antes da confecção dos zekkens, o significado em kanjis é aprovado pelo Sensei, então é sempre indicado o aluno pesquisar o significado de todos os nomes (nomes e sobrenomes oficiais que constam no documento) e indicar sua preferência de qual significado gostaria de usar em seu Zekken.



A = Niten / B = Nome em Katakana / C = Kanji com Significado



Para pesquisar o significado do nome, o mais comum é o uso da internet, do Google e diversos sites sobre significados de nomes. Além disto, é sempre uma grande oportunidade de procurar parentes, pais, avós e bisavós, para conversar sobre a origem dos nomes da família, e verificar quem sabe mais sobre seus significados e sua história. Há nomes com poucos significados ou origens documentados, no entanto, pode ocorrer de haver uma história forte por detrás de um nome que pode ser relatada também na pesquisa feita.

A partir das opções oferecidas pelo aluno o Sensei escolherá qual significado poderá ser usado, já que alguns significados soam ou ficam muito estranhos na cultura japonesa para nomes e características humanas.

Certos adjetivos cristão como "escolhido por Deus" entre outros, não funcionam na cultura e lógica da linguagem japonesa.
Por esse motivo pode ser que nem sempre a escolha primária do aluno será a utilizada.
Ainda assim, sempre que possível é seguida a preferência do aluno.

Em casos muito complicados, pode acontecer de sugerirmos o uso apenas do Katakana.
É difícil, mas pode acontecer.

Nosso nome é algo que carregaremos pela vida inteira, achamos que valerá à pena que cada um pesquise e procure saber o significado do seu nome.
Aproveitem essa experiência para descobrir um pouco mais sobre suas origens.


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br