Mestre Kaminoda Tsunemori - Shindo Muso Ryu - Instituto Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral
Kaminoda Sensei (à direita), demonstrando técnica de Kusarigama com Osato Sensei

Mestre Kaminoda Tsunemori

Um dos principais Mestre do Shindo Muso Ryu nesta era.


Redação Niten

O Mestre Kaminoda Tsunemori foi discípulo do 25° Soke do Shindo Muso Ryu, Shimizu Takaji, e seu principal sucessor. Foi presidente da Nihon Jodokai, a mais importante associação do estilo e mestre responsável pelo Renbukan, o dojo de Shimizu Sensei. Foi um dos principais responsáveis pela difusão do estilo, já tendo viajado pelos cinco continentes levando os ensinamentos do Shindo Muso Ryu

Kaminoda Sensei foi o responsável pela introdução do Jojutsu na Polícia Metropolitana de Tóquio, usado para controle de multidões. Também foi consultor de segurança da JAL (Japan Air Lines), onde treinou seguranças e funcionários do staff a lidarem com situações de risco como seqüestros e o controle de tumultos. Foi o responsável pelo treinamento marcial de um dos atores que fizeram o papel de James Bond no cinema. Ministrou cursos para importantes forças policiais, como a polícia francesa e o FBI. Em sua segunda vinda ao Brasil em 2005 ministrou uma palestra e treinamento na ACADEPOL, academia de polícia civil de São Paulo.

O último samurai

O Sensei Jorge Kishikawa costuma se referir a Kaminoda Sensei como "o verdadeiro Último Samurai". Quando era policial em Tóquio, nos anos de 1950, Kaminoda Sensei se defrontou com um atacante armado com uma katana real, disposto a cortá-lo.

O incidente se deu em uma estação de trem, onde um delinqüente ameaçava cortar os transeuntes com uma katana real. Kaminoda Sensei percebeu a urgência e perigo eminente da situação e, utilizando um jitte, desarmou o atacante. Depois o amarrou utilizando uma técnica do hojojutsu.
Kaminoda Sensei foi indubitavelmente um dos mais importantes representantes do Kobudo, as artes samurais, no Japão. Além de ter sido o principal mestre do Shindo Muso Ryu e de seus estilos associados, foi também um dos mais respeitados mestres do estilo Muso Shinden Ryu, de Iaijutsu. No Iaido da Federação Japonesa de Kendo (Seitei Iaido) possui a graduação mais alta, 8° Dan Hanshi. No Seitei Jodo, elaborado por Shimizu Sensei, também possui a mais alta graduação (8° Dan Hanshi). É também 7° dan Kyoshi de Kendo.

O Sensei Jorge Kishikawa foi discípulo de Kaminoda Sensei há muitos anos, sendo o representante oficial do estilo para a América do Sul. O Instituto Niten trouxe Kaminoda Sensei ao Brasil duas vezes, em 2002 e 2005, acompanhado por comitiva com os principais mestres do estilo, incluindo Osato Kouhei, seu principal discípulo e sucessor.

Kaminoda Sensei faleceu em março de 2015.


Carta - 20 Anos do Instituto Niten




Carta de Tsunemori Kaminoda Sensei enviada para a ocasião do Ato Solene na Assembléia Legislativa em comemoração aos 20 Anos do Instituto Niten em Agosto de 2013


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br