Tag ShinHagakure Retornar para últimas postagens
"Bom dia, (...)
Desde criança sempre tive extremo interesse na cultura japonesa. Moro num local distante de SP e no momento mesmo se eu fosse bolsista daquele programa de vocês não teria como viajar.
Preciso saber, por favor, como usar o bushido para melhorar a coragem no dia a dia.
(...)
Tenho o Shin Hagakure vol. 1 e 3, (...) e leio o início TODO SANTO DIA, o senhor pode ver isso nos anexos, as páginas estão bem usadas. Tenho 38 anos, sou marido e pai, e quero aprender e transmitir o bushido a minha família.
Obrigado!"
Gabriel Parente
Volume 1 - Pag. 165
"A Verdade é que a vida é difícil e perigosa;
que quem busca a própria felicidade não a encontra;
que quem é fraco deve sofrer;
que quem exige amor serádecepicionado;
que quem é faminto não será alimentado;
que quem busca a paz encontrará a luta;
que a verdade é apenas para os corajosos;
que a alegria é apenas para aquele que não receia estar sozinho;
que a vida é apenas para aquele que não tem medo de morrer" - Joyce Cary.
"The truth is that life is hard and dangerous;
that those who seek own happiness do not find it;
that those who are weak must suffer;
that those who demand love will be disappointed;
that those who are greedy will not be fed;
that those who seek peace will find strife;
that truth is only for the brave; that joy is only for those who do not fear to be alone;
that life is only for the one who is not afraid to die" - Joyce Cary.
Volume 2 - Pag. 87
"Nos últimos 10 anos venci várias batalhas. Na esmagadora maioria das vezes foram vitórias sofridas. E em quase 100% das vezes a vitória veio não porque eu fui para o combate para vencer e sim porque o outro lado tinha menos resistência mental.
Não venci porque queria vencer. Venci porque era mais resistente.
Lendo volume 2, vi agora que cometi um grande erro nestes últimos dez anos. Entrei em vários combates sem o intuito da vitória.
Intelectualmente eu já sabia disso. Mas lendo o volume 2, eu entendi com o espírito.
Saber não é ser.
Lembrei-me do Star Wars onde Yoda fala para Luke Skywalker, "Dont't try. Do it or not do it!".
Concluo agora, passados os anos, que se associar a pessoas que não têm o intuito da vitória também é um erro.
Outra sensação do volume 2 é a de voltar para casa." - Daniel YN
Guardanapos, post-its e receituários médicos
O Shin Hagakure - Pensamentos de um Samurai moderno, a bússola para tempos difíceis, chegou.
No começo, quando eu recém fundara o Instituto Cultural Niten eram apenas anotações em folhas de papel, menores que um cartão postal, receituários (quando eu tomava notas no consultório) e até guardanapos, quando eu estava lanchando ou tomando um café no trabalho.
À medida que o tempo passava, estas anotações, que visavam a melhoria na conduta e felicidade dos alunos, foram sendo transcritas em pequenos blocos de anotações, e publicadas em jornais informativos, e assim foram tomando forma.
Após quase uma década de ensinamentos desde a fundação do Instituto, os alunos do Niten receberam em mãos então o primeiro manual para se orientar, e já não estávamos limitados a São Paulo, mas sim em pelo menos 20 cidades espalhadas pelo Brasil. Era a primeira versão do Shin Hagakure e ficou apelidado como o "Shin da capa preta".
Veio então a minha surpresa: o manual dos guerreiros do Niten estava sendo utilizado por leitores que não eram nossos alunos e muitos deles, nada tinham a ver com o Niten.
-Que bom ! - pensei.
Resolvi então - a partir da 2ª edição - inserir conteúdos que tivessem uma abrangência universal. Coisas que tocassem a alma de qualquer mortal. Esta edição ficou conhecida como o "Shin do Shin" por que a foto exibe uma forma de guarda chamada "shin" do estilo Tenshin Shoden Katori Shintoryu, a posição de combate mais antiga dos samurais do Japão. Ela também foi um sucesso.
O livro se esgotou há dois anos e então fiquei no dilema de reeditar a 2ª edição ou não, pois potenciais verbetes já esperavam por serem revelados ao público. Optei pela renovação. Foram muitos verbetes e modificações, o que resultou em um trabalho ainda maior: dois volumes e duas capas.
Finalmente a terceira edição está pronta, e a propósito dela não poder agradar a gregos e troianos, nem tampouco ter pretensões de se tornar um clássico, estou certo de que aqui está algo que poderá ajudar em tempos difíceis! Tenho certeza de que, em algum momento de sua jornada, esta bússola lhe será útil.
Ah! Aceito sugestões para apelidá-la!
A evolução do Shin
Prezado sensei Jorge Kishikawa,
Não posso me exprimir adequadamente acerca da minha gratidão ao ler o seu livro, o Shinhagakure. Embora a edição que possuo não seja a mais recente, tratando-se do menor volume, os ensinamentos que o senhor transmite através dele perpassam os séculos e são de incomensurável valor.
Honorável sensei, a razão desse meu e-mail é simplesmente agradecê-lo à distância, mas sabendo que o senhor anda sempre comigo na labuta da vida diária de trabalhador, estudante, praticante de judô e no meu intenso desejo de alcançar a Iluminação pelo Caminho. Sempre acreditei, como o senhor ensina, na honra, lealdade, justiça benevolência e paz; e o caminho da espada nos mostra o quão difícil é a tarefa de alcançar a vida plena, mas não menos gratificante.
Creio na espada que traz a vida, e o senhor é um exemplo para mim. As suas palavras são lidas todas as manhãs, e os seus ensinamentos trazem-me a sabedoria necessária na condução do destino.
Sensei, agradeço mais uma vez, do fundo do coração pelas lições de honra, honestidade, bravura, e desejo-lhe saúde, com a sabedoria que o guia no ensino diário do Insituto Niten.
Paulo Roberto de Almeida
Juiz de Fora, MG
Segue resposta de um interessado da Bahia.
Ele mora longe da undiade, em outra cidade, e o avisamos do programa PIONEIROS NITEN.
Infelizmente, mesmo com a isenção de mensalidade, o custo de uma viagem está além da minha realidade... mal me sobra dinheiro além do necessário para o ônibus da universidade e para o ShinHagakure tive que 'rachar' com um amigo. Portanto assumo que estou numa etapa do meu Caminho onde devo criar a condição, e esse objetivo será um dos principais motivos de forma que sem ele eu não estaria disposto.
Uma visita durante o treino de Kenjutsu da unidade Ana Rosa foi mais um motivo de orgulho para o Niten.
O senhor Nakazato, professor de matemática dá Unip e das Faculdades Oswaldo Cruz visitou o Instituto para conhecer pessoalmente o Sensei, por causa do livro Shinhagakure, de autoria do Sensei.
"Há anos acompanho o trabalho do Sensei Jorge Kishikawa. Tenho este exemplar que sempre releio por causa das suas lições para a vida, com diversas passagens grifadas" disse o professor para os alunos que haviam acabado de treinar.
"Fiz questão de vir acompanhado de meu neto para que ele conhecesse este local onde os valores dá cultura samurai são cultivados".
O Sensei comentou que mesmo no Japão uma visita deste tipo não é comum, por maior que seja a admiração pelo autor de uma obra. "É um atestado de credibilidade" disse o Sensei. "A visita do professor mostra que estamos no caminho correto, levando a espada que dá a vida".
Mensagem recebida em 20/06/2013
Sensei,
Sempre acreditei que a cada segundo que vivemos, sofremos transformações das mais diversificadas formas. O motivo de eu escrever este e-mail foi a extrema satisfação que obtive através da leitura de sua obra SHIN HAGAKURE.
Mesmo sabendo que não absorvi todo conhecimento que o livro me propõe, nesses três dias de leitura eu me senti como uma arvore que começara a ser podada. A transformação começou!!
Portanto quero expressar a minha gratidão por você colocar ao nosso alcance esta filosofia que o homem moderno esqueceu e por acreditar no resgate dessa filosofia.
Espero um dia participar de um “Momento de Ouro” para me completar.
Me despeço deixando uma grande abraço.
Obrigado.
Daniel Rodrigues
Academia de Formação Militar de São Paulo
No dia 5 de novembro, o Instituto Niten esteve na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (academia de formação de oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo), uma das mais importantes escolas militares do Brasil. Estiveram presentes cerca de 500 cadetes, que assistiram a demonstrações de Kenjutsu e outras modalidades do Kobudô.
As demonstrações de Goshin (defesa pessoal) em Kenjutsu Nito (duas espadas) causaram bastante interesse entre os oficiais e cadetes presentes. Foi uma verdadeira aula sobre como as técnicas dos samurais podem ser aplicadas em situações cotidianas, como armas não-letais. Objetos comuns como revistas, cassetetes e cabos de vassoura podem ser muito usados para a resolução de problemas que os policiais militares enfrentam a todo momento, como o controle de multidões.
Ficamos honrados em deixar a nossa marca na Academia da Polícia Militar do Barro Branco. Nossos sinceros agradecimentos a todos que tornaram isso possível.