Instituto Niten - 7º Torneio Brasileiro por Equipes de Kobudô Ir para o Conteúdo
imgcentral
7° Torneio Brasileiro por Equipes de KOBUDÔ - Rio de Janeiro out 2008 - Foto: Fernanda Ramos

7º Torneio Brasileiro por Equipes de Kobudô

Os Samurais de todo Brasil se reúnem na Cidade Maravilhosa


Nos dias 11 e 12 de outubro a Confederação Brasileira de Kobudô e o Instituto Niten realizaram o 7º Torneio Brasileiro por Equipes de Kobudô, as tradições guerreiras dos samurais, no Rio de Janeiro.

O evento reuniu aproximadamente 250 participantes, entre eles muitas crianças mostrando já o espírito guerreiro e competindo com grande força e determinação.

O dia dos pequenos samurais


O torneio aconteceu no fim-de-semana do dia das crianças. A escolha da data não se deu ao acaso, conforme conta o Sensei Jorge Kishikawa:

“Quando comecei o Instituto Niten, há quinze anos, minha proposta era um curso que abrangesse a filosofia dos samurais e a cultura japonesa, e não somente o aspecto técnico. Por esta razão, no início, os alunos eram, praticamente na totalidade, adultos.
Hoje, no ponto em que estamos, fico muito feliz ao constatar que muitas crianças estão praticando, já a partir dos cinco anos, algo inédito no mundo, já que nem no Japão temos uma presença tão maciça de crianças nos estilos tradicionais. Fico feliz em ver que estamos contribuindo para difundir estes aspectos mais tradicionais da cultura japonesa para as gerações mais novas”.

Centenário da Imigração no Rio


O Torneio fechou com chave de ouro as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, que começou na “Chegada do Espírito Samurai” em Santos, e depois seguiu para São Paulo no “Dia do Samurai” no Memorial do Imigrante, que seguiu também para Ribeirão Preto onde grande parte dos imigrantes se alojaram, voltando para São Paulo no “Grito Samurai”, tivemos também um Combate Coletivo de Samurais, contando com o Pão de Açúcar de fundo numa paisagem inspiradora para todos os presentes.

Demonstrações


Na tradição dos torneios mais importantes do Japão, como o Kyoto Taikai, o evento teve ainda apresentações de katas de kobudô, como NITEN ICHI RYU KODACHI SEIHO, as técnicas com espada curta do estilo de Miyamoto Musashi, SUIO RYU KOGUSOKU, e também um apresentação inédita de KUSARIGAMA com o Sensei Jorge Kishikawa.

Próxima parada: Buenos Aires


O próximo evento do Instituto Niten será um Encontro Sulamericano de Kobudo que acontecerá na Argentina à partir do dia 13 à 16 de novembro. Alunos do Brasil já estão com a participação confirmada, possibilidade também de pessoas do Peru e Chile para esse grande evento.


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br