Gashuku de Ken, Iai e Jo no Templo Nikkyoji Ir para o Conteúdo
imgcentral

Gashuku de Ken, Iai e Jo

07 e 08 de Julho de 2012 - 2 dias de treinamento e suor no templo Nikkyoji


"Desde a quarta ou quinta-feira eu já estava sentindo aquela ansiedade se acumulando, uma energia diferente, que só quem sentiu pode entender. Bem cedinho no sábado, antes mesmo do sol raiar, já estava com equipamento “nas costas” rumo ao Gashuku!

Foram momentos marcantes de convívio com os companheiros da espada.
Em especial para mim, pois pude dividir esta experiência com outros 4 companheiros da minha terra. Contabilizamos 5 capixabas no Gashuku!

Na demonstração do Hidensho, fiquei de “queixo caído”. Ver as técnicas imortalizadas nos katas ganharem vida na luta do Sensei foi Fantástico.
Lutando com a espada longa, com a espada curta com duas espadas e em vários Kamaes possíveis. Mostrando como ficamos vulneráveis quando “fazemos somente o básico”. É para mudar nossos conceitos e nos fazer pensar.
Ficava revisando em minha mente trechos do Gorin No Sho enquanto assistia:
_ “A finalidade de todas as posturas é golpear o inimigo”

_ “O movimento dos pés deve sempre seguir o ritmo do caminhar. Eles não devem ficar saltitando, flutuando, nem podem estar presos ao chão”.

Nem consigo imaginar todas as horas árduas de treinamento que o Sensei teve que enfrentar para atingir este nível. E mais ainda, admiro sua generosidade em registrar suas descobertas para as futuras gerações.

Outro presente que ganhei, foi o seguinte:
_ Foi a primeira vez que participei do Tameshi giri.
Apenas em segurar a Shinken já me fez sentir certo nervosismo uma tensão que não era habitual. Acho que consegui cortar bem, mas o Sensei é quem pode dizer.
Sem dúvida é enorme a diferença entre o “Praticante” e o “Guerreiro”, sair da zona de conforto para enfrentar situações novas é fundamental para crescer da espada.

Nos momentos de ouro, foi muito bom compartilhar um pouco das experiências do Sensei e do sempai Sanches no seu Shugyo ao Japão. Os momentos de tensão e também de descontração! O Mestre é o Mestre em qualquer situação.

Depois de tudo, retornei para casa com espírito renovado. Sentado no avião lembrei a frase "O melhor é sentar-se e sentir o vento da primavera! " De fato, foram dias de primavera, de crescimento e florescimento para todos os participantes.

Domo arigatô Sensei pelos valiosos ensinamentos."


Simonassi – Vitória-ES


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br