Katana Koshirae - Instituto Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Koshirae

A montagem de um katana


Marco Araújo Poli

Koshirae são os elementos que constituem a montagem da espada como um todo (bainha, empunhadura, guarda, trançados e decorações). São a “roupa” que a lâmina veste.

O koshirae mais simples, que toda espada recebe após ser forjada, é um simples conjunto de empunhadura e bainha de madeira, que serve para proteger e guardar a lâmina. Seu nome é shirasaya. Os elementos do koshirae são:

Saya: a bainha da espada. Geralmente laqueada, pode apresentar textura e decoração. É feita sob medida para cada espada. No saya temos o koiguchi (abertura onde a lâmina entra e se encaixa), o kurigata (aro onde prende-se o cordão da espada), o sageo (cordão que prende o saya ao obi) e o kojiri (ponta do saya).

Tsuba: A guarda da espada. Esta peça apresenta uma enorme variedade de formas e decorações, sendo objeto de coleção e apreciação tão grande quanto a própria espada.

Dos dois lados do tsuba encaixa-se dois espaçadores, geralmente de cobre, chamado Seppa. Têm função mecânica de absorver impacto.

Outro componente de caráter mecânico é o Habaki, o colarinho da espada que prende a lâmina no Saya. Devido a sua função de encaixar a espada no Saya, todas as espadas apresentam Habaki.

Tsuka: A empunhadura da espada. Feita tradicionalmente de madeira, recoberta com pele de arraia e trançada com algodão ou couro. Consiste também no Fuchi e Kachira (extremidades proximais e distais do Tsuka) e Menuki (peça decorativa que fica abaixo do trançado do tsuka e serve para reforçar a pega da mão na espada). Como são utilizadas no mesmo Tsuka, elas são fabricadas e decoradas em conjunto.

O último componente mecânico do koshirae é o Mekugi, pino de bambu ou metal que prende o Tsuka no Nakago, fixando e finalizando a montagem da espada.

Curiosidade
A idéia de imaginar o Koshirae como uma roupa para a espada não é por acaso. Realmente, uma katana podia ter diversos, koshirae diferentes para cada ocasião. Desde “ roupas” para descansar, como a própria shirasaya, até montagens para ir à corte imperial, passear na rua e outra para ir ao combate. Na verdade, muitas das bainhas e montagens das espadas não são as originais, mas foram sendo substituídas no decorrer dos anos.

topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br