MEDIDAS GERAIS
Nagasa (comprimento)
motohaba (base)
Haba (largura) mihaba (centro)
sakihaba (ponta)
Kasane (espessura)
Sori/Zori (curvatura)
TIPO
Tashi
Katana
Uchigatana
Wakisashi
Tanto
FORMA (ZUKURI)
Hira (sem shinogi ou yokote)
Shinogi (shinogi e yokote)
Shobu (shinogi sem yokote)
CURVATURA (ZORI)
Muzori (sem curvatura)
Koshizori (curvatura proximal)
Toriizori (curvatura central)
Sakizori curvatura distal)
PONTA (KISSAKI)
Ko-kissaki (pequena)
Chu-kissaki (média)
O-kissaki (grande)
Ikubi-kissaki (curta e pequena)
TÊMPERA (HAMON)
Suguha (reto)
Notare (ondulado)
Midare (irregular)
OUTROS
Hi (sulcos)
Horimono (gravações)
(65-75cm)
(60cm)
(50-55cm)
(40cm)
(30cm)
•KAMI (Lâmina)
Munemachi/Hamachi (Limite entre Lâmina a espiga)
Mune/Munesaki (Dorso da Lâmina)
Ha/Hasaki (Linha de corte)
Shinogi - Koshinogi - Yokote / Mitsukashira (Linhas na lâmina; intersecção delimita a ponta)
Kissaki (Ponta da lâmina)
ShinogiJi/HiraJi (Superfície da lâmina até a linha de Têmpera)
Hamon/Boshi (Têmpera da lâmina e da ponta)
Niku (volume da lâmina)
•NAKAGO (espiga ou alma da lâmina)
Munemachi/hamachi (Limite entre Lâmina e Cabo)
Yasurime (Marcas de lima)
Mekugi ana (Orifício para o pino)
Mei/Omote Mei (Assinatura/data ou nome)
Nakago jiri (Ponta da espiga)
•OPCIONAIS
Horimono (Gravações)
Hi (Sulcos)
SHIRASAYA (kochirae sem ornamentos)
•SAYA (Bainha)
Koiguchi (Boca da bainha)
Kurigata (onde prende o cordão)
Sageo (cordão)
Kojiri (ponta da bainha)
Kaeritsuno (opcional – corninho)
Kozuka (opcional – adaga)
Kogai (opcional – estilete)
•TSUKA (Cabo)
Fuchigane (colarinho distal)
Mekugi (ornamento)
Ito (encordoamento)
Same (pele arraia – envolve o cabo)
Maki dome (colarinho proximal)
Kashira (ponta do tsuka)
•TSUBA (Guarda)
•MECÂNICOS
Habaki (colarinho da lâmina)
Seppa (espaçadores de cobre – 2)
Menuki (pino) (um ou dois – raro)
KIT DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO
A. Caixa
B. Martelo para retira o mekugi (pino)
C. Uchiko (pó abrasivo – limpeza e manter polimento)
D. Caixa para guardar pano com óleo
E. Papel ou pano para limpeza
F. Óleos (choji) F-1 cravo F-2 camélia (opcional)
Após cada uso: Limpar e passar óleo na lâmina
Uma vez a cada duas semanas: Limpeza Uchiko e óleo
Uma vez a cada 30-60 dias: Desmontagem (se possível)
Quando necessário: Manutenção das partes do Kochirae
Nunca limpar o nakago
Nunca usar o mesmo pano de limpeza para Uchiko e óleo
Polimento e afiação de preferência com profíssionais
São consideradas Nihon-to apenas espadas forjadas por métodos tradicionais, por espadeiros conhecidos registrados e certificadas pela NBTHK (Nihon Bijutsu To Ken) sociedade para a preservação da espada de arte japonesa.
São consideras espadas de arte, não armas.
Espadas forjadas por métodos tradicionais por espadeiros não certificados, não são consideradas Nihon-to por este critério.
JIHADA
Mokume (anéis de arvore)
Masame (tábua de madeira/ linhas retas finas)
Itame (anéis de madeira evidentes)
Ayasugi (forma de onda)
Muji (liso, sem atividade)
HATARAKI
(atividade no Jihada)
Ji Nie (pontos brancos)
Chikei (áreas negras esparsas)
Sumigane (manchas negras bem esparsas)
NIE (pontos brancos)
NIOI (áreas esfumaçadas azuladas)
NIE DEKI (hamon bem definido)
NIOI DEKI (hamon enevoado)
HAMON
Suguha (reto)
Notare (ondas evidentes)
Gunome (ondas curtas e pequenas)
Midare (irregular)
BOSHI
Midare komi (irregular)
Notare komi (onda)
Yakitsume (círcula forma arco)
Ichimai (toda kssaki)
GATA (Forma)
Kijimono (perna de faisão)
Furisode (manga de kimono)
Funagata (proa de navio)
Tanagobara (barriga de peixe)
Sotoba (tábua mortuária)
NAKAGOJIRI (ponta espiga)
Kuri (noz; pouco curvo)
Ha Agari kuri (redondo irregular)
Kiri (reto – escola hosho)
Irigama (corte agudo irregular)
Kengyo (ponta de espada regular)
YASURIME (Marcas de lima)
Sen Suki (regular vertical)
Tsuchime (marcas de martelo)
Kiri (horizontais)
Katte (diagonais acima do mekugi ana)
Sujikoi (diagonais longas até o mekugi ana)
Takanoka (pena de falcão)
Kesso Yasui (consecutivas/decorativas)
Muto (diferente de um lado do shinoji)
O-MEI (Assinatura)
Omote Mei (assinatura completa)
Ura Mei (data, tameshi, etc)
Omote Mei fica do lado de fora do qual a lâmina é presa a cintura
•FORJA INEFICAZ
Hagarami (rachadura horizontal no ha)
Hada Ware/Mune Ware (rachadura horizontal no ji ou mune)
Shinare (rachadura perpendicular)
Ji Are (ji muito grosseiro)
Fukine (bolsões de ar estourados)
Umigane (bolsões cobertos com metal)
•AFIAÇÃO IRREGULAR
Ji Zuhare (ji grosseiro de outra cor)
Haji (hamon perde a aparência)
•USO EM COMBATE
Hagire (sulco em ângulo reto)
Kurikome (corte no mune)
•REFORJA (Sai Ha)
Yaki Otoshi (hamon começa depois do machi)
Mizukage (linha diagonal vista do hamachi ao mune)
Tobi Yuki (ji com Têmpera igual a do hamon)
Kiri Nakagojiri (ponta do cabo cortado em linha reta)
•KISSAKI
Karamiguchi (sulco no boshi)
Tsuki no Wa (falha em crescente na têmpera)
•HAMON
Nioi Gire (falha no hamon/têmpera)
Kahedachi (linha do hamon encosta no ha)
•NAKAGO
Tsugi (remendado)
Sabtsuki (alterações na ferrugem)
Kiri (cortado)