Saudações Mina-San!
Já é uma tradição na sexta-feira: encontrar os irmãos de espada e treino com o senpai Joel!
Com esses treinos especiais estamos tendo a oportunidade de conhecer e integrar colegas de Caminho de todos os cantos do mundo!
Do Brasil: do norte ao sul brasileiro! Sem contar da Colômbia, Argentina, Chile, Miami!!
Seguem os relatos dos alunos:
Quando consegui participar do treino da sexta-feira vi que estava tomando um men certeiro, toda semana, devido a falta de gestão do tempo que me impedia de participar. Embora o tempo de treino seja curto e a dinâmica seja rápida, os ensinamentos dos Senpais me fazem compreender muitos aspectos técnicos e filosóficos do caminho da espada e também a compreender melhor o degrau em que me encontro neste caminho. Sinto que treinar em uma época tão difícil como essa é sem dúvidas uma honra e um privilégio, e absorver ao máximo os ensinamentos dos treinos é uma responsabilidade que temos com o tempo investido pelo Sensei e pelos Senpai. – Barros, Salvador - BA
Treinar com colegas de outras unidades sempre é empolgante. A energia cresce a cada comando e ao som de um "hai" cheio de kiai! É uma experiencia que não imaginava vivenciar, mas graças ao Sensei e aos Sempais, podemos continuar firmes no caminho, alcançando cada degrau, aprendendo técnica, detalhes, segredos, ganhando e compartilhando experiencias e ao final dos treinos, um clássico birudo para rir e relaxar depois de uma semana estressante.
O kiai se mantém.
O caminho continua.
Não podemos parar.
Seguimos firme.
Estamos a Postos!
Samurais do Niten!
Vestir o kimono e o hakama, preparar o espaço, sinto como se estivéssemos construindo naquele dia e horário um grande dojo, um grande ginásio, um templo onde não me sinto só, sinto o espírito de cada um ali comigo, treinando lado a lado.
Essa é a força que sinto, que me move, que me faz aguardar pelo treino do sábado e aguardar novamente ali, logo ali, a próxima sexta, onde vamos nos encontrar unidos sob essa bandeira da família Niten, sim, a minha família. – Balthazar, Caxias do Sul – RS.
Quando recebi a notícia dos treinos por graduação, fiquei muito contente e com bastante expectativa! E a felicidade foi ainda maior quando soube que seria o Senpai Joel a nos ensinar, mesmo não o conhecendo. Contar com a experiência de uma pessoa que esteve presente desde os primórdios do Niten é fenomenal! Sem contar que a simpatia e bom humor do Senpai Joel torna o treino bastante agradável e divertido. – Tamaki, São Paulo - SP
Quando a pandemia começou forçando o fim dos treinos presencias por conta das normas de distanciamento social, fiquei muito chateado por não poder treinar. Qual foi a minha surpresa quando o Niten abriu mão de conceitos antigos sobre tecnologia e começamos a fazer uso das novas ferramentas de vídeo conferência para os treinos, nos adaptamos bem dentro do possível e até o mundial foi a contento.
Com esse novo caminho nasceu uma maior interação de todo o Niten, passamos a conhecer mais os colegas e Senpais com o aumento do contato, mesmo que online, que de outra forma seria praticamente impossível.
Bom espero que quando as coisas voltem ao normal e soltarmos todo o nosso kiai o Niten possa ainda manter essa porta aberta para o novo caminho que descobrimos que se mostrou bem produtivo. – Carvalho, Santos - SP
Mas esta Pandemia teve em mim um efeito curioso, comecei a valorar e priorizar o que realmente tem valor, dentre o que escolhi para Seguir é, Eu, minha Família, o Trabalho comedido e o Instituto Niten, passei a escutar mais e interpretar o que escuto.
O meu esforço em aprender e poder demonstrar todos os dias que estou no Caminho, a interpretação que a Espada não é um objeto que lançamos, o movimento perfeito é que a levemos conosco em uma estocada... Sem sombra de duvidas, por uma questão de Justiça, o Senpai Joe e a Senpai Gabrielle contribuem muitíssimo para que possamos dizer: Até que enfim é Sexta Feira.– Marco, Caxias do Sul - RS
Desde que começaram os treinos com Senpai Joel, a expressão "sextou" ganhou um novo significado.
Sexta à noite sempre foi uma data muito esperada: até nesses tempos de pandemia as pessoas querem se divertir de alguma forma, mesmo dentro de casa.
Pois bem, penso que nossa diversão samurai de sexta à noite é treinar. – Formentini, Vitória - ES