Fortalecer o corpo e o espírito por meio de um treinamento severo, intenso e desafiador: esse é o Shugyo!
Reservar um tempo para conhecer suas limitações, físicas e emocionais, e se colocar à prova para forjar a espada da alma para as batalhas do cotidiano.
Muito tradicional nas diversas artes japonesas, o Shugyo sempre foi para o guerreiro, o Samurai, um Caminho para a compreensão profunda do que significa lapidar a alma por meio do Bushido. Uma rotina austera de treinamento, meditação, trabalhos manuais e abnegada disposição para servir, constituem alguns dos elementos que podem esclarecer a mente do guerreiro sobre os valores e princípios essenciais para uma vida plena e feliz.
No Instituto Niten, frequentemente, alunos, monitores e coordenadores de todo o Brasil e América Latina desembarcam em São Paulo para períodos de treinamento intensivo com o Sensei Jorge Kishikawa e os veteranos da sede do Instituto. São momentos de grande impacto existencial, momentos de combate, reflexão, visita aos limites físicos e emocionais, momentos de aprendizado com o Mestre.
Deixar de lado a mente, o ego, para dar lugar ao coração, ao sentimento puro, são alguns dos objetivos do treinamento Shugyo. Uma imersão completa no Caminho do Guerreiro, atestam os Samurais do Instituto Niten, é uma limpeza profunda do espírito, renovando a energia desses guerreiros para a difícil batalha da vida.
São aceitos no Instituto Niten para fazer Shugyo alunos que já tenham graduações a partir 5° Kyu (terceira faixa que equivale a pelo menos 2 anos de treino aplicado). Alunos mais veteranos chegam a fazer Shugyos com frequência, buscando, a cada nova experiência de treinamento intensivo, o aprofundamento na compreensão do Caminho da espada.
Os perfis dos discípulos que vêm treinar com o Sensei Jorge Kishikawa são variados, desde jovens até os mais vividos, homens e mulheres. Os desafios de cada um portanto também variam, de forma que sejam para todos difíceis, intensos, porém transponíveis, pois foco do Shugyo é proporcionar àqueles que têm o coração aberto a oportunidade de descobrir novos limites e horizontes, e crescer para dentro de uma existência ampliada através da experiência do treinamento profundo: trazer os benefícios da Espada que dá a Vida, em abundância.
Cada Shugyo, por isso, é uma experiência de vida única, memorável, inesquecível. Ao final de cada Shugyo, o Guerreiro Samurai pode fixar os olhos, do alto da montanha, a todo o fardo inútil que o cotidiano acumula em nossas costas. Espírito renovado, limpo e cristalino, eles estão prontos para voltar aos compromissos do dia a dia com a espada do espírito afiada, atenção plena, e coração treinado para continuar no Caminho com decisão e força!
Petersen é Aluno no Dojo Porto Alegre do Instituto Niten, passou uma semana de Dezembro em Shugyo* na ADM
"Petersen desu, Yoroshiku Onegai shimasu.
Neste gashuku e shugyo que passei em dezembro, aprendi muito sobre o caminho do Niten e desaprendi muitas coisas erradas que eu achava que sabia.
Esvaziar a xícara diariamente, é isso que o shugyo oferece,
Faz pensar em desistir e fingir que nunca aconteceu e esquecer o que aprendeu e logo depois refaz a vontade de estar aqui, cada vez mais forte.
Fazer mais, aproveitar mais, ser mais, cortar os vícios e o que não serve. Tudo isso despertou em mim depois dessa experiência, de ouvir o Sensei e ter um pouco de visão crítica sobre meu comportamento antes do Shugyo.
O Convívio com os antigos e o Mestre é tudo.
Volto para casa um pouco triste com a despedida, por saber o quanto estar aqui me faz crescer e como ainda tenho muito a aprender com as pessoas daqui.
Volto muito satisfeito com o tempo que passei sendo corrigido, aprendendo os katas, convivendo e escutando diretamente do Sensei ensinamentos para a vida.
Aprendi que a parte mais difícil do caminho são as pessoas, começando por nós mesmos se estivermos fracos no caminho.
É preciso viver a vida intensamente, como os dias de shugyo.
A despedida é difícil por tudo que comecei a aprender, a vontade de aprender ainda mais. A despedida é difícil porque conviver com os grandes é o que nos torna grandes.
Ser um tubarão, não um bagre!!
Boas memórias, despedida difícil.
Arigato Gozaimashita"
Petersen.
Shugyo = No Instituto Niten, alunos, monitores e coordenadores de todo o Brasil e América Latina desembarcam em São Paulo para períodos de treinamento intensivo com o Sensei Jorge Kishikawa e os veteranos da sede do Instituto.