Seção dos alunos - Relatos - Instituto Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Relatos dos alunos




Tag  Treino        Retornar para últimas postagens

    A procura do corte perfeito

    por Rezende - 15-ago-2013




    Acerca de mais ou menos duas semanas atrás, hoje 15/08/2013, Sensei me deu uma missão para corrigir um erro de fundamental importância na minha técnica do Iaijutsu e o que ele dizia era simples: "Mais energia no corte Rezende, é para cortar". No dia em questão não consegui consertar tal problema.

     
    Passei as ultimas semanas pensando nessa "energia", o que define ela: Mais força na mão esquerda na hora de efetuar o corte ? Mais concentração na hora de tentar ? Mais espírito ? Aos poucos busco por essa resposta, não a tenho pronta mas agora tenho uma ideia do que seja essa energia. 
     
    Um corte claramente depende da técnica para sair bom mas não é só isso, o sentimento também importa, fui observando a diferença de como é se cortar quando se faz um corte com vontade mas sem o sentimento de estar lutando e como é um corte com um sentimento de que está em batalha. Observei também o quanto esse sentimento é importante até em nosso dia a dia, ele tem a capacidade de nos deixar mais atentos e também fazermos com que estejamos prontos para qualquer problema que vier.
     
    Continuo a procura do "corte perfeito" e continuo a aprimorar minha técnica mas vi e aprendi que sem esse sentimento de Shinken Shobu não é possível chegar ao objetivo que almejo.
     
    Sayonara.
    Arigato Gozaimashitá Senpais por estarem sempre me orientando.
    Arigato Gozaimashitá Sensei por me permitir ser um aluno e ter me passado essa missão tão gratificante.
    Rezende - Unidade Tatuapé"

    Tags: Hayabusa, Treino, Sensei, Relatos,

    Relato Shugyo: Ir até o fim...

    por Santos-GOI - 30-nov-2009

    "Shugyo é como um kirikaeshi* demorado, parece não ter fim. Durante a execução você fica bem atento para manter o kiai*, para não deixar os braços abaixarem, para não deixar os golpes escaparem, são muitos detalhes e você esta totalmente focado neles. No entanto, tem uma missão de ir ate o final, mesmo já tendo ultrapassado seus limites físicos. Quando você escuta ...”ultimo men*...” o mundo parece parar para aquele golpe que deve ser perfeito, sem falhas, então vem o “Iamee” (terminar), a partir desse momento algum entendimento virá, pode ser exatamente naquele instante ou mais tarde com as auto-reflexões.

    Meu shugyo começou em São Paulo no dia 16/11 (segunda) sobe a supervisão do Sensei, dos Senpais* da ADM*, principalmente do Senpai Adeval e claro de todos aqueles que trabalham na ADM que de uma forma ou de outra estão lhe ensinando algo constantemente. No dia 20/11 (sexta) parti para o Rio de Janeiro, para então, sobe a supervisão do Senpai Wenzel e Senpai Renault encerrar meu shugyo no dia 22/11 (domingo).

    Em São Paulo cruzei mais uma vez minha Espada com pessoas fantásticas, dedicadas, disciplinadas, verdadeiros exemplos. Treinos matinais de Niten Ichi Ryu com o Senpai Akira. Com o Senpai Adeval, treinos em diversos lugares, diversas durações, estilos, diversos katas do Bushido. No Rio, 40 Co e uma realização, conhecer uma das maiores e mais fortes unidades do Brasil. La tive a oportunidade de aprender muito com o Senpai Wenzel e de lutar com todos alunos que estiveram presentes nos treinos de sábado e domingo. Sei que em ambos lugares fiz novos colegas que torcerei para velos em novas ocasiões.

    Como coordenador da Unidade Goiânia minha atenção não estava focada somente para a minha evolução no Caminho da Espada, mas também em captar o máximo de detalhes no convívio com outros coordenadores de São Paulo e Rio de Janeiro para fazer com que a Unidade Goiânia também evolua.

    Com certeza meu shugyo foi tão pesado quanto o de vários guerreiros que passaram por São Paulo em busca desse treinamento, mas para mim ficará marcada a sensação de ter ido até o final com todo meu empenho para ter certeza de que ainda falta muito para ter uma compreensão sobre o Caminho e o que me resta é continuar buscando.

    Domo Arigato Gozaimashita a minha família pela compreensão.
    Domo Arigato Gozaimashita a Unidade Goiânia por ser um incentivo constante.
    Domo Arigato Gozaimashita por todos da Unidade do Rio de Janeiro que me mostraram verdadeiras mensagens a cada luta.
    Domo Arigato Gozaimashita a todos que trabalham na ADM e que fazem com que os objetivos do Sensei e dos Senpai dêem certo.
    Domo Arigato Gozaimashita ao Senpai Akira pelos treinos matinais e toda preocupação com a Unidade Goiânia.
    Domo Arigato Gozaimashita ao Senpai Adeval por sua constante atenção e preocupação em ensinar os katas do Bushido.
    Domo Arigato Gozaimashita ao Senpai Kenzo que no Rio de Janeiro abriu mão de tarefas pessoais do seu domingo para que eu conhecesse o Corcovado (Cristo Redentor).
    Domo Arigato Gozaimashita ao Senpai Renault por ensinar tanto sobre paciência, serenidade, lealdade e claro Arigato pelas cervejas.
    Domo Arigato Gozaimashita ao Senpai Wenzel por me mostrar tantos detalhes que serão úteis ao meu Caminho e à Unidade Goiânia.
    Domo Arigato Gozaimashita Sensei, por me acordar de um sono profundo e mostrar-me quais são os próximos passos no Caminho. Arigato Gozaimashita pelo seu exemplo.
    "



    - Caio Taddeo, coordenador da unidade Goiânia, sobre o seu shugyo.

    *kirikaeshi = um dos exercícios mais cansativos e desgastantes no Niten
    *kiai = energia, demonstrada principalmente através do grito
    *men = golpe na proteção da cabeça
    *senpai = aluno mais antigo no niten
    *ADM = administração
    *arigato gozaimashita = muito obrigado
    *arigato = obrigado
    *kata = forma tradicional, sequência de movimentos

    Tags: Shugyo, Treino, Relatos,


    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br