Bem vindo ao Grupo do Hayabusa Niten!
Retornar para últimas postagens
O Grupo de Jovens do Instituto Niten desenvolve ação social.
No último dia 26, o Hayabusa-Kai, Grupo de Jovens do Instituto Niten, desenvolveu uma atividade social junto à Pastoral da Criança na Igreja São Miguel Arcanjo, na Mooca (zona Leste de São Paulo). A iniciativa, que contou com a participação de oito praticantes da arte da espada samurai, envolveu cerca de 30 crianças com idades entre 5 e 11 anos.
Segundo Beatriz da Mata Kodama, foi a primeira ação do Niten naquela paróquia. “Através das crianças, nosso objetivo é contribuir com as famílias e as comunidades onde vivemos”, explica Beatriz,lembrando que os jovens do Hayabusa-Kai já desenvolveram trabalho idêntico na Casa Hope, que oferece apoio a crianças e adolescentes portadores de câncer.
Para o coordenador Victor Fugita, trata-se de uma oportunidade para colocarmos em prática o quarto voto do Hagakure, o Livro do Samurai, de Yamamoto Tsunetomo e que foi traduzido para o português pelo sensei Jorge Kishikawa, fundador do Instituto Niten. “O quarto voto seria exercer a compaixão por todos os seres”, explica Fugita, lembrando que os três primeiros são: “Nunca ser superado no Caminho do Samurai; Ser sempre útil ao mestre e praticar a devoção aos pais”.
O Grupo de Jovens do Niten conta atualmente com cerca de 40 alunos em suas unidades espalhadas por todo território brasileiro e até na Argentina, Chile, México, Uruguai e agora também em Portugal.
Matéria públicada no site do Jornal Nippak no dia 28/Nov/2013
Para ver maiss fotos no gallery clique aqui.
Graças ao Sensei, aos Senpais e ao pessoal do Hayabusa, duas semanas atrás (25/Outubro) pude levar um pouco do Niten ao colégio em que estudo, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Mostrar um pouco da cultura samurai e do nosso treino no Niten ao público é muito bom, pois são coisas que ajudam todos nós a aprendermos e crescermos. Domo Arigato Gozaimashita. Continua (post completo) |
Os hayabusas baianos alçaram seu primeiro voo em grande estilo, com uma apresentação na Escola Mater Dei, em Lauro de Freitas. Foram realizadas demonstrações de Niten Ichi Ryu, kihons e kenjutsu combate, que fizeram sucesso entre a criançada e seus pais na plateia.
A iniciativa faz parte do Projeto Sol Nascente, realizado pelo Consulado Honorário do Japão na Bahia com o objetivo de levar a cultura japonesa às escolas. Arigato gozaimashita ao cônsul Odecil Oliveira pelo convite!
Que esta seja a primeira de muitas apresentações e programas especiais feitos pelos hayabusa da Bahia...e aguardem, que agora em novembro tem mais!
Neste último fim de semana, realizamos o primeiro encontro do Hayabusa e Kir Jovem na Serra da Cantareira
Foram momentos inesquecíveis e muito gratificantes para todos nós!
Nos divertimos, aprendemos e convivemos, na grama, na fogueira, na trilha, nas barracas...
Confiram o relato do Senpai Alessandro, Coordenador de Porto Alegre, que fez uma semana de shugyo e participou do nosso Encontro no Café com o Sensei (Clique aqui)
Alessandro Rabello Barbosa - Porto AlegreDomo arigato gozaimashita Fugita,
Foi muito bom conviver com vocês nestes dias, vamos fazer o Hayabusa aqui em Porto Alegre também!!!
Sayounara
Alessandro (Continua)
Primeiro Vôo do Hayabusa Rio no Museu ! 29 de Setembro, o Hayabusa do Rio foi ao Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista. E como todos nós aprendemos nesse dia: o local serviu de residência e palácio oficial da família real portuguesa e brasileira desde que chegaram ao Brasil em 1808, até o fim do Império e a proclamação da República em 1889. (...) Continua (post completo) |
Saraiva - Rio de JaneiroAVANTE Hayabusa RJ!!! (Continua)
Konichiwa Mina-san Estamos enviando mais informações e novidades para quem quiser participar do Encontro do Hayabusa e Kir Jovem dias 05 e 06 de outubro Novidades: Teremos uma palestra sobre Falcoaria com o aluno Heder no sábado. Temos também 30 vagas para quem quiser dormir em barracas e VAN para aqueles que não tem carro ou carona para ir à APM. (...) Continua (post completo) |
Iniciamos oficialmente o Hayabusa Rio! antes disso, o Victor, José Marcos e Secco já montavam programações entre eles, sempre avisando os Senpai. Começamos timidamente com 6 jovens, como vocês podem ver na foto. E assistimos um clássico já do Niten, o Gran Torino de Clint Eastwood. Um filme que muitas vezes os jovens nunca veriam, se não estivesse na programação do Hayabusa. Para os 4 "Hayabusas" acima de 21 anos do evento, o combinado é que todos estivessemos lá, mais jovens do que nunca, aprendendo a fazer a autêntica limonada suiça com o Foly, e comendo Pipoca como uns loucos! (...) Continua (post completo) |
Sarrat - NiteróiEste filme mostra o que é ensinar e o que é aprender: duas coisas que tornam a vida algo ainda mais precioso do que já é. E o Niten oferece a oportunidade de ouro de vivenciar estas duas coisas dentro e fora da tela.
Gambate Hayabusa! (Continua)
Impieri Francesco - RioKonnichiwá Sempai! Fiquei positivamente surpreso com mais esse evento no Niten!
Arigato (Continua)
josé marcos - Rio de Janeiroum ótimo filme realmente
com várias lições e uma ótima historia
e como pedido pelo senpai Wenzel segue abaixo uma frase que expressa algo que eu aprendi vendo esse filme:
`coragem não é simplesmente lutar a todo momento,coragem é saber fazer o certo qu (Continua)
Pinheiro - Rio de JaneiroGanbatte kudasai ao novo Hayabusa Rio!
Gran Torino é realmente uma lição, um dos meus favoritos do Clint Eastwood.
Que o Hayabusa alce vôos cada vez mais longos! (Continua)
Folly - Rio de JaneiroGrande filme em grande companhia. Um filme que vale a pena todos verem (até mais de uma vez). Têm lições de vida para todas as idades. Principalmente para jovens e para os adultos com espírito de jovem!
Também dá pra perceber muitas coisas sobre honra (Continua)
Acerca de mais ou menos duas semanas atrás, hoje 15/08/2013, Sensei me deu uma missão para corrigir um erro de fundamental importância na minha técnica do Iaijutsu e o que ele dizia era simples: "Mais energia no corte Rezende, é para cortar". No dia em questão não consegui consertar tal problema.
Nessa última sexta-feira (09/08/2013), o Sensei, aproveitando esta ter sido a semana em que 68 anos se completaram desde a explosão da bomba nuclear em Hiroshima, nos reuniu para mostrar-nos um audiovisual, Hadashi no Gen, sobre a situação de residentes da cidade durante a Segunda Guerra Mundial. Conforme o vídeo avançava, o Sensei nos contava o que acontecia na história, visto o áudio estava em japonês e não havia legendas. (...) Continua (post completo) |
Nesta sexta feira, o Sensei comemorou o sucesso dos Hayabusa que realizaram a apresentação na casa HOPE (Veja post aqui)
O Sensei brindou com todos e contou várias histórias do Niten e de sua própria juventude.
Que nosso grupo se fortaleça cada vez mais!
Avante, Hayabusa!
Neste domingo (21/Jul) foi o último dia do evento de anime mais esperado do ano, o Anime Friends.
E o Hayabusa foi convocado para fazer uma apresentação no evento representando o Niten.
Convocados, literalmente, estávamos num esquema de guerra com capitães, tenentes e soldados.
E estando em guerra fizemos a apresentação com todo o nosso kiai! E coloca kiai nisso!
Na hora do combate o publico participava da apresentação calorosamente, torcendo e vibrando!
Nas oficinas então, não faltaram interessados. Cada integrante do regimento desempenhou muito bem sua missão, seja ela cuidar do som, das fotos, dar informações e ajudar nas oficinas. O trabalho em equipe de todos, fez do dia um sucesso.
E a natureza, pelo o que parece, também ficou satisfeita com o resultado e nos presenteou com um belíssimo céu e quatro arco-íris. Um domingo de suor e sorrisos... sinto que a cada evento do hayabusa nos aproximamos mais do simbolo do grupo, o falcão peregrino.
Arigatou gozaimashita a todos!
Laura
Veja mais fotos no gallery
Neste sábado, saímos em uma missão diferente.
Com uma equipe de 10 jovens do Hayabusa, fizemos uma apresentação e oficina para a Casa HOPE, que abriga crianças e adolescentes com câncer e pacientes de transplante de medula óssea.
Procuramos mostrar a essência do espírito samurai nas apresentações.
E depois, convidamos a todos para que sentissem na pele como é sentir-se um samurai!
As crianças mostraram ter bastante energia e treinaram com bastante kiai! Chegando até a vestir armadura e lutar.
A surpresa foi ver um garoto de cadeira de rodas, de armadura e lutando com uma mão, enquanto a outra movia a cadeira.
Eles nos mostraram que vontade não tem limites.
E que para ser samurai, é só ter no coração Coragem, Compaixão e Lealdade!
Levaremos a Espada que dá a vida, para que mais pessoas possam sorrir neste mundo.
Veja mais fotos no Gallery!