O Kasumi Shinto Ryu conta com mais de seiscentos anos de existência, sendo um dos estilos mais antigos de Kenjutsu.
Somente recentemente a origem do Kasumi Shinto Ryu foi descoberta, graças a pesquisas históricas feitas pelo mestre Kaminoda Tsunemori.
Kaminoda Sensei atribui a criação do estilo a Makabe Hisamoto, também conhecido por Oni Doumu, um senhor feudal famoso por sua habilidade no Kenjutsu. Acredita-se que foi um dos principais discípulos do famoso Tsukahara Bokuden, um dos mais importantes e famosos mestres de kenjutsu de todos os tempos.
Um dos vassalos de Hisamoto foi Sakurai Osumi No Kami, o mestre de Muso Gonnosuke, o fundador do Shindo Muso Ryu. O estilo foi desde então passado juntamente com o Shindo Muso Ryu. Seu nome exato havia sido perdido com o tempo, sendo chamado apenas por Shinto Ryu. Nas pesquisas feitas por Kaminoda Sensei, descobriu-se o nome original do estilo, Kasumi Shinto ryu.
Existem doze katas no estilo, sendo oito com a espada longa e quatro com a espada curta contra espada longa. Uma observação interessante é que um dos katas com espada longa é feito contra duas espadas.