100 anos da Chegada do Espírito Samurai ao Brasil - Instituto Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

100 anos da Chegada do Espírito Samurai ao Brasil

O Desembarque dos Samurais do Niten em Santos


Redação Niten

O Instituto Niten realizou, no último dia 5, em Santos, o evento “Homenagem pelos 100 anos da chegada do espírito Samurai”.

Quando os primeiros japoneses chegaram ao Brasil, ficaram conhecidos pela honra e pelo espírito trabalhador, características que herdaram dos Samurais
A comemoração, que faz parte do calendário do Instituto para o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, contou com a presença de mais de 50 alunos do Instituto, além da presença de representantes das secretarias municipais de Turismo e de Esporte.

Simbolizando a chegada do Kasato Maru, o navio que atracou em Santos 100 anos atrás trazendo os primeiros imigrantes japoneses, os alunos do Instituto Niten desembarcaram de uma escuna na ponte Edgar Perdigão, importante ponto turístico da cidade, onde realizaram a cerimônia.
O Kasato Maru, navio que trouxe os primeiros imigrantes do Japão para o Brasil, aportou em Santos em 18 de junho de 1908, com 781 imigrantes, vindo do porto japonês de Kobe.
Hoje, 100 anos depois, o Brasil é o país do mundo que reúne o maior número de imigrantes e descentes japoneses no mundo.

Primeiramente houve a troca das bandeiras dos dois países, simbolizando a troca cultural que teve início com a chegada do Kasato Maru. Em seguida, um representante da prefeitura municipal recebeu um katana, espada japonesa, que simboliza o espírito Samurai, das mãos de Roberto Tykanori Kinoshita, monitor da Unidade Santos.

Troca das bandeiras simbolizando o intercâmbio das duas culturas

O evento foi finalizado com uma demonstração de Kobudo, as tradições guerreiras dos Samurais, onde os alunos do Instituto mostraram os estilos Suio Ryu Iaijutsu (técnicas de desembainhar a espada em combate) e Shindo Muso Ryu Jojutsu (técnicas de luta com bastão).

“Nossa intenção com este evento foi ao mesmo tempo homenagear os primeiros imigrantes japoneses e também mostrar como a cultura que trouxeram consigo hoje encontra-se mesclada com nossa própria cultura” - Afirmou o Coordenador da Unidade Santos

O Sensei Jorge Kishikawa, fundador do Instituto Niten e presidente da Confederação Brasileira de Kobudo, as entidades que organizaram o evento, esteve presente. “Foi a influência dos Samurais, que por tantos séculos governaram o Japão, que incutiu em todos os japoneses valores como lealdade, força de caráter e honestidade. Quando os primeiros imigrantes chegaram ao Brasil, ficaram conhecidos pela honradez aos compromissos assumidos e pelo espírito trabalhador. Estas características nasceram nos Samurais” - Declarou o Sensei.

E as comemorações pelo Centenário continuam



O calendário do Instituto Niten em homenagem ao Centenário ainda traz muitos eventos. O próximo é o Dia do Samurai, comemorado no dia 24 de Abril, o aniversário do Sensei Jorge Kishikawa, em homenagem por sua contribuição para a divulgação da cultura samurai no Brasil.

E outros eventos do Niten ainda vão agitar o ano do Centenário. Estão marcados aulas abertas ao público, treinamentos intensivos, torneios e muito mais, até o dia 18 de Junho, a data em que, em 1908, chegou o Kasato Maru, trazendo consigo o Espírito Samurai.


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br