Foto de Thiago Monteiro
Grito Samurai em São Paulo
Parque Villa Lobos recebe Samurais de todo o Brasil
Domingo 8 de junho o Instituto Niten e o Parque Villa Lobos organizaram o Grito Samurai em São Paulo.
Parte da comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, o evento aconteceu na Ilha Musical, no Parque Villa Lobos.
O público estimado pela Polícia Militar foi de 1.000 pessoas, que se uniram aos Samurais do Instituto Niten em um grito "KIAI" em homenagem ao Centenário.
O evento teve ainda uma demonstração inédita de cavalaria Samurai, com alunos do Instituto trajando armadura completa dos samurais, enquanto cavalgavam em formações usadas nos combates. A "infantaria" Samurai foi ainda composta por 200 samurais a pé, que entoaram um grito de guerra e fizeram um avanço simbólico, mostrando que a energia dos samurais continua forte no século XXI.
Veja como foi o Grito Samurai
Palco de embates
Durante o Grito Samurai, aconteceu a disputa da categoria KOBUDÔ, que encerrou o 7º Torneio Brasileiro Individual de Kobudô.
A competição aconteceu no fim-de-semana 7 e 8 de Junho, e reuniu cerca de 200 participantes de todo Brasil e da Argentina, que competiram em 17 categorias que envolvem as várias modalidades que compõe o Kobudô. Entre as modalidades está o Kenjutsu (luta com espadas), Iaijutsu (sequencias de movimentos de saque da espada) e o Jojutsu (técnicas com bastão).
A categoria disputada no Parque foi a Kobudô, onde os participantes podiam escolher livremente a arma a ser utilizada.
Esta foi a primeira vez que uma das categorias do torneio foi feita ao ar livre. O sucesso foi tão grande que se cogita fazer esta competição em espaços abertos, que reproduz fielmente o terreno acidentado onde os samurais de outrora combatiam.