Gashuku Santos - Instituto Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Gashuku em Santos

Convivência em Harmonia


Redação Niten

Para inaugurar o calendário dos eventos do Niten em 2008, a cidade de Santos foi escolhida para sediar nosso primeiro Gashuku do ano, nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro.

A escolha não foi à toa. Santos foi onde, 100 anos atrás, desembarcaram os primeiros imigrantes do Japão vindos no Kasato Maru. Nada mais adequado que começar as atividades do ano do centenário na cidade que foi o portal de entrada dos primeiros imigrantes.

Gashuku significa “conviver juntos em harmonia”. Esta definição se encaixa perfeitamente no evento de Santos, onde mais de 60 alunos de todo o país e também da Argentina treinaram intensivamente e conviveram sob o mesmo teto aprendendo mais sobre os “katas do Bushido”.

O Treinamento

Os treinamentos começaram já na tarde de sexta-feira, 22, com treino de Niten Ichi Ryu na praia. Os katas criados por Miyamoto Musashi Sensei foram praticados à beira do Atlântico embaixo de um esplendoroso por-do-sol, nas areias da praia do Gonzaga.

A mesma praia do Gonzaga foi onde os treinamentos continuaram já antes do sol raiar no dia seguinte, com a corrida matinal e formação para cantar o Hino Nacional. A partir das 8 horas os treinamentos continuaram na Unidade Santos do Instituto Niten, que funciona na FEFIS, Faculdade de Educação Física de Santos.

Ao longo da manhã do sábado 23 os alunos praticaram as diversas artes do Instituto Niten: Cruzaram espadas com colegas de todo o país no Kenjutsu, aprenderam mais detalhes dos katas de Iajutsu e Jojutsu, além de um treinamento especial em Kusarigama e Jitte.
Após o almoço os treinos foram retomados com o Niten Ichi Ryu. O treinamento intensivo que aperfeiçoou os fundamentos de todos fez evoluir em muito o nível técnico.

No domingo os treinamento foram novamente feitos de forma intensiva. Todas as modalidades foram praticadas, e também o Tameshigiri, dentro do treino de Iaijutsu.

Convivência dentro do Bushido

Um ponto importante dentro de um Gashuku é a convivência. Dormir sob o mesmo teto, fazer as refeições, treinar e festejar juntos.

Sem dúvida nenhuma os dias que passamos em Santos ficarão guardados em nossos corações por muitos anos. Momentos muito especiais que passamos na companhia dos colegas do Caminho e do Sensei, dentro do espírito do Gashuku, convivendo em harmonia.

“Bis” do Gashuku

A demonstração “100 anos da chegada do espírito Samurai”, que fazia parte da programação do Gashuku, foi remarcada para o dia 15 de março devido à forte chuva do sábado.

Neste dia vamos nos reunir novamente em Santos e relembrar os momentos especiais deste Gashuku. Um “bis” para fecharmos a programação e aproveitar mais uma tarde na praia.


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br