Gashuku - São José dos Campos. Ir para o Conteúdo
imgcentral
Gashuku em São José dos Campos - Novembro de 2008

Gashuku em São José dos Campos

Último Gashuku de 2008 encerrando o ano com muito treino, energia e determinação.


Nos dias 28, 29 e 30 de novembro, foi realizado na cidade de São José dos Campos o último Gashuku de 2008, encerrando um ano cheio de eventos, treinamentos especiais e torneios do Instituto Niten.


Veja as Fotos do Gashuku na Galeria


Ao longo destes três dias os alunos tiveram a oportunidade de treinar e conviver em harmonia com colegas do Niten vindos de vários lugares. Houve a participação de mais de 50 alunos, que vieram de São Paulo, Santos, Brasília, Jundiaí, Campinas, Belo Horizonte, São José dos Campos e até mesmo da Argentina.

Este Gashuku trouxe novidades incríveis. Os alunos puderam pela primeira vez praticar o Sekiguchi Ryu Iaijutsu, estilo famoso por suas técnicas dinâmicas e vibrantes, que envolvem kataná, kodachi e punhal (tanto). Esse estilo havia sido demonstrado pelo Sensei apenas algumas vezes, em ocasiões especiais. Por isso, aqueles que participaram do Gashuku podem se sentir privilegiados por terem feito parte de um momento tão importante para o Niten. Outro destaque do treinamento foi a prática do Goshinjutsu, que consiste nas técnicas de defesa pessoal antigas.

Durante o Gashuku aconteceram treinos de todas as modalidades do Kobudo, incluindo um Shiai de Kenjutsu, valendo pontuação; além da formação de novos árbitros para Kobudo e graduações superiores.

Tudo o que aconteceu nesse último final de semana de novembro com certeza trará boas lembranças a todos os que participaram do Gashuku e aprenderam um pouco mais sobre o Caminho na companhia dos colegas e do Sensei.

Café com Sensei

No dia 2 de Dezembro de 2008 o sensei falou sobre o Gashuku no Café

-E o Gashuku? - é a conversa do dia aqui no Niten.

Então vou lhe falar. Cheguei há pouco do Gashuku em São José e vi o email de meu aluno de Brasília.

"Treinamos muito durante o Gashuku, a ponto de às vezes passar um pouco do limite físico, mas o objetivo era justamente romper essa barreira, e fortalecer o espírito com a superação. Fiquei bastante empolgado com os ensinamentos sobre Goshin, muito interessante aprender sobre os pontos vitais, e sua utilidade para se defender. Conviver com o Sensei, os Senpais e os mais principiantes, involuntariamente aprendemos, a cada momento ali com o Sensei, é algo para se levar para casa, para a vida."

Este aluno, de fato, superou seus limites. Com os seus 20 anos, faz canoagem e (me disseram) ser bom no le parkour, aquele esporte maluco de pular muros e escadas. No segundo dia (sábado), apresentou câimbras no final do treino da tarde, e pelo que ouvi, dormiu (ou não dormiu) com ela à noite. No domingo, entre pequenas pausas para espantá-la, finalizou seu Gashuku com menção honrosa até os últimos 20 minutos fatais.

Menção honrosa? Sim. Porque vi fazendo o treinamento com as câimbras.

É. Mesmo para os atletas foi pesado... E é por isso que digo a todos que estiveram lá, meus parabéns e meus agradecimentos.

Sei que não foi fácil, mas fizemos o que tinha que ser


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br