Retornar para últimas postagens
sábado 25 de abril, na Unidade Faria Lima em São Paulo
Há 15 anos fundei o Instituto Niten, fruto de um sonho que se tornou realidade e que logo se transformou em uma paixão. No início minha intenção era transmitir a arte da espada samurai para alguns poucos brasileiros que se interessavam pelo assunto e se conseguisse alcançar este objetivo já me daria por satisfeito.
Não poderia imaginar que o Instituto Niten chegaria a ter 600 alunos espalhados por todo território nacional. Também não poderia imaginar que o Instituto Niten contaria com 40 unidades brasileiras, além de romper nossas fronteiras com nossas unidades internacionais na Argentina e Chile.
Mais incrível seria acreditar que a cidade mais importante de um país tão distante do japão, poderia incorporar ao seu calendário oficial o Dia do Samurai, a data do meu aniversário.
Pois esta homenagem recebi não só na cidade de São Paulo, mas nos Estados do Amazonas e Paraná. tal reconhecimento nos faz acreditar, que através de um trabalho árduo realizado com muita seriedade, estamos trilhando o caminho certo.
É claro que durante estes 15 anos nos deparamos com enormes adversidades. Mas com o espírito guerreiro de um samurai, vencemos cada batalha que enfrentamos. E nos momentos de calmaria, nos preparamos para enfrentar aquelas que ainda estão por vir.
E tem sido assim: a cada nova dificuldade nos tornamos maiores e mais fortes.
Hoje, comemoraremos o dia do samurai de forma muito especial, presenciaremos aqui um momento histórico para o Kendo e o Kenjutsu.
Estamos honrosamente recebendo a presença de uma das maiores autoridades do Kendo mundial... mestre Kinji Baba.
7° dan kioshi e professor titular da Universidade Kokushikan em Tóquio, no Japão. Acompanhando mestre Kinji Baba, o mestre Mutsuo Ouchi e uma comitiva de 20 atletas, algo jamais visto no Brasil ou em qualquer outro país da América Latina.
Podemos dizer que estamos prestes a viver um momento único em nossas vidas, um verdadeiro privilégio reservado para poucos.
Mais do que simples apresentações, estaremos vivendo um período de aprendizado e intercâmbio entre as técnicas do Brasil e do Japão. Nossas atividades se iniciam em São Paulo e seguem para Brasília, Buenos Aires e Rio de Janeiro.
Certamente este será um dos maiores eventos já realizados pelo Instituto Niten, onde teremos a oportunidade de acompanhar demonstrações em ambos os lados, técnicas brasileiras e japonesas, técnicas de Kendo, Kenjutsu e Kobudô, totalizando uma série de demonstrações tão extraordinárias que provavelmente não foram vistas ainda nem mesmo no Japão, além de apresentações inéditas jamais mostradas no Brasil.
Aconselho meus alunos a tirarem o máximo de proveito deste evento, fazendo deste um momento para fortalecimento de seus espíritos e evolução no caminho da espada. Volto a reiterar que estar ao lado de mestre Baba é uma oportunidade única, algo para poucos privilegiados. Serão momentos que valerão por uma vida inteira.
Aos nossos irmãos japoneses, mestre Baba e sua comitiva, gostaria de dizer que é com grande honra e orgulho que os recebemos em nossa casa. Espero que estejam tão entusiasmados como nós estamos com esta experiência inédita.
E que ao final desta jornada, já retornando ao japão, possam ter constatado que o Brasil não é apenas um país enorme, formado por um território continental, construído por povos de todas as partes do mundo (inclusive japoneses) e repleto de belezas naturais. Espero que constatem também, que este país é uma terra de guerreiros que estão sendo forjados pela espada samurai, o que demonstra que Brasil e Japão são duas nações irmãs, ligadas por laços muito mais fortes e profundos do que se poderia imaginar.
Sejam benvindos ao Brasil...
E gostaria também de lembrar que nada disto seria possível sem o inestimável apoio das autoridades e da colônia japonesa.
Neste momento abrimos oficialmente este espetáculo que marca os 15 anos do Instituto Niten.
O meu muito obrigado a todos ...
As vésperas de comemorarmos o Dia do Samurai, coloco uma matéria um tanto diferente.
Samurais modernos no metrô de São Paulo.
Está escrito no Shin Hagakure:
"14 de Outubro de 2003, terça-feira, sobre a falsidade
“Não seja falso.”
Desculpas para não fazer o que deve ser feito:
– Falta de tempo
– Falta de dinheiro
– Amanhã faço
– Hoje tenho muito trabalho, não poderei ir
- Vestibular e provas
– Meus pais não me dão dinheiro
– Não estou bem hoje. Quando melhorar faço
– Estou sem material
– Não vai ninguém mesmo
– Vai estar fechado
Poderia fazer um livro inteiro com o título “Desculpas”.
Ao inventar desculpas para nós mesmos, estamos sendo falsos conosco, e à medida que isso se torna freqüente, a mentira tomará conta de nós até que nos vença."
ShinHagakure, pág. 89
"O nosso Sensei quer saber as minhas impressões sobre o treino de sábado? Vou começar do início da minha jornada:
Na sexta eu trabalhei das 17hrs à 01hr da madrugada. Dormi somente 3horas pra acordar às 05hrs e encontrar com os companheiros do dojo às 07hrs.
Treinei kenjutsu das 09:30hrs até hora do almoço, depois Iaijutsu das13:30hrs às 15hrs. De São Paulo direto de volta pro meu emprego,entrando às 17hrs novamente, desta vez até às 03hrs da madrugada.
E depois desta cansativa jornada eu digo que mesmo que eu tivesse aprendido durante meia hora nada disto tudo teria sido em vão. O treino de sábado foi de um valor e honra que o dinheiro não paga. Foi muito gratificante pra mim conhecer e treinar com o sensei, os senpais e os demais praticantes de São Paulo. Adorei Iaijutsu e vou voltar pra outros treinos. Ao sensei Domo Arigatou Gozaimashita."