Retornar para últimas postagens
"Steve Irwin, o famoso "Caçador de Crocodilos", conhecido por procurar alguns dos animais mais perigosos que existem e lidar com eles, morreu no dia 4 de setembro de 2006 em um acidente chocante com uma arraia. Seis semanas depois, uma arraia pulou em um barco pesqueiro na Flórida e atingiu James Bertakis, de 81 anos, no peito." - Julia Layton
Em um Carnaval passado, foi o peixe lanterna (21fev2007 - Peixe Lanterna).
Desta vez, foi a arraia.
E assim, a cada Carnaval, o caminho para se tornar imbatível se torna mais próximo e tangível.
Retorno do Carnaval e abro a minha caixa postal.
Encontro esta de minha aluna:
"Esta quarta-feira de cinzas, dia 25/02, foi repleta de novos e antigos ensinamentos, tanto em termos de combate e estratégia, quanto de reflexões sobre a crise financeira que o mundo vive.
O sorriso estampado no rosto do Sensei é retribuído pela aluna, ao proferir "onegaishimasu".
O Sensei estava com a naginata inclinada para baixo, com sua lâmina apontada ao lado esquerdo de seu oponente.
Do outro lado, jodan. O tempo de um breve instante e a naginata atinge o 'do'.
Novamente a naginata volta à sua posição anterior, e escolhe a oponente o hasso como kamae.
Um 'uchigote' é dado quando a aluna tentou atacar o 'men' do Sensei.
Insistiu no hasso, dessa vez visando o 'do'. De maneira ágil esquivou-se do 'do' e acertou em cheio o 'men'.
Escolheu como kamae o migi chudan, e tentou um 'kote', porém a naginata, 'enrolou' a shinai, desviando esta de seu curso, e então, com o cabo, veio um 'tsuki', seguido de um 'men'.
Sorrisos estampados nos rostos de ambos, durante e ao final do embate, encerrando-se com o "arigato gozaimashita", mas apenas iniciando o momento de reflexão sobre estratégia em combate para aquela aluna"
"Em momentos de crises: financeiras e pessoais, muitos reclamam que não tiveram ou perderam oportunidades. Não é isso que ocorre. Se acomodam e mais nada parece dar certo. Oportunidade, uma palavra muito usada, mas cujo verdadeiro significado poucos conhecem, nos traz conhecimento e nos faz crescer. No treino de ontem tive a oportunidade, pela primeira vez de treinar com bogu* e duas espadas. Difícil, emocionante e inesquecível."
Destaco, a título de curiosidade, trecho interessante de um livro da década de 40 (me foi enviado por um coordenador):
"Nenhum mal maior se podia fazer ao Brasil do que esse de permitir aqui a infiltração de um povo inassimilável, fisicamente inferior, moralmente diferente do nosso, instrumento passivo de uma política imperalista qua se ensaiva, através da nossa boa-fé, não contra o nosso país, mas também contra todo o continente americano."
Em 2004, feitas as primeiras colocações formais que se deve ter em qualquer livro, iniciei as primeiras páginas do Shin Hagakure(pág. 36) assim:
"Se você tem tempo para ler e escrever em blogs ou fóruns, vá treinar, que está faltando treino"a partir daí desenvolvo toda a citação deste tema.
Nesta semana, estou falando dos 4 males universais que residem em todos os seres humanos.
Independente de idade, sexo ou etnia. E até religião.
Uma vez instalados, estes males só tendem a complicar a sua vida (mais do que já está).
Não escapamos a nenhum deles, pois em algum momento de nossas vidas eles aparecem sorrateiramente.
O que fazer, então...
Isto a gente conversa nos Momentos de Ouro desta semana.
"Em geral, entre os professores, muitos se limitam a ensinar o kamae "chudan" de itto. No entanto, este tipo de comportamento é muito simplista: por exemplo, para atravessar uma montanha, você pode passar por um caminho já aberto ou então abrir uma nova trilha através da floresta. Mas quem passa pelo caminho pavimentado não pode criticar quem escolheu a forma selvagem e vice-versa. Existem várias maneiras de subir, e tudo depende da visão de quem escala."
"Há 15 anos, no início da trilha"
"Lembrando, também de outro ponto que o Sr. abordou nos Momentos de Ouro de 12/02/09, sobre a falta de atenção que faz a carteira esvaziar, citando inclusive o falecido Comandante Rolim Amaro, posso dizer que é um pensamento que não me tinha ocorrido,...." - foram as palavras de um aluno.
Comandante Rolim deixou um pensamento que acho oportuno colocar neste momento de crise:
"A melhor forma de ganhar dinheiro é não perdê-lo".
Nos Momentos de Ouro (parte filosófica das aulas), abordarei amanhã sobre como não perdê-lo, já que sobre isto pouco se falou.
Ukari.
"Sobre a importância dos katas
Em minhas aulas na Universidade Kokushikan, ensino a meus alunos o Nito* não só com bogu*, mas também no kata. Na verdade, eu gostaria de conhecer e ensinar os katas do Niten ichi ryu*, mas por enquanto, ensino katas pessoais que tenho desenvolvido a partir da experiência prática.
O ensino de kata foi concebido para proporcionar formas práticas de treino. Por isto, eu também estendo esta prática para os estudantes com duas espadas.
Assim, eles aprendem as formas básicas no kata, a forma correta da execução e a regular a respiração no treino dois a dois. Tal como com o itto*, onde treino com bogu e kata devem se complementar, ensino o Nito também desta forma. Prática e teoria andam juntas."